Áreas de lazer - Ilha Comprida

Curiosidades da região

A Estância Balneária de Ilha Comprida é destaque no Estado de São Paulo por sua importância ambiental. Com 74 km de praias - áreas de mangue, matas, dunas, lagoas e espécies raras de aves; o local é uma das ultimas áreas remanescentes de Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro.

A Ilha também faz parte do complexo lagunar de Iguape-Paranagua, que constitui um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul. Por sua importância Ambiental, a (UNESCO) incluiu-na entre as reservas de biosfera do planeta. Em suas praias, já foram catalogadas mais de trinta espécies de aves marinhas migratórias. Esses dados conferem ainda ao município o status de estar entre as quatro áreas de maior diversidade de espécies migratórias da América do Sul.

A diversidade de atrações para todos os gostos e idades é um dos pontos fortes da Ilha Comprida. O município está incluso 100% em área de Proteção Ambiental, sendo, no total, 74 quilômetros de praias e uma série de eventos que atraem turistas durante o ano inteiro. Além de explorar as trilhas e passeios ecológicos, é possível conhecer: a ila caiçara, a cultura regional, sua culinária e história e, ainda, explorar as belezas regionais por meio de passeios ecológicos de aventura.

Atrativos

Praias do Boqueirão Sul: Os diversos bancos de areia, no extremo sul do Boqueirão Sul, são ótimas opções de passeios. Ali, é possível desfrutar as piscinas naturais de águas cristalinas e o espetáculo das aves nativas e migratórias. Outra opção é observar parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que pertence à vizinha Cananéia e, com sorte, encontrar golfinhos. Para chegar às praias do Boqueirão Sul, é preciso viajar até Cananéia e, então, pegar as balsas para a Ilha Comprida. No extremo sul, é preciso caminhar perto de 3 quilômetros para chegar ao extremo.

Extremo Norte: Nas praias do extremo norte, há praias desertas, pescadores e muitas aves. No caminho, estão as dunas do Araçá.

Praias do Boqueirão Norte: Praias movimentadas e badaladas estão no Boqueirão Norte, no centro da Ilha, onde estão concentrados os quiosques e a programação de férias da Prefeitura.

Ostras da Vila de Juruvaúva: Além dos preços atrativos das ostras, Juruvaúva oferece aos visitantes atrações extras como as belezas naturais da vila caiçara. Trata-se de um projeto que une geração de renda para as famílias tradicionais, agrega valor aos recursos pesqueiros e também oferece um novo ponto de visitação.

Trilhas ecológicas: Elas revelam uma Ilha diferente a cada dia, paisagens deslumbrantes, vilas caiçaras, manguezais, dunas, vegetação de restinga e muitas surpresas aos visitantes. Trajetos a pé e com barcos. Monitores e guarda-vidas acompanham os grupos.