História

O engenheiro Julio Casarin encabeçou a reivindicação de um campo de futebol junto à entrada de acesso da Estação Elevatória de Santa Inês e o início de uma das maiores entidades de empregados do Brasil: a Associação Sabesp.

Naquela época, a cidade enfrentava problemas de falta d’ água e o governo do Estado criou a Companhia Metropolitana de Água de São Paulo (COMASP), cujo objetivo era construir um dos maiores complexos de abastecimento: o Sistema Cantareira.

As obras começaram em 1966 e muitos trabalhadores dormiam e passavam o final de semana no canteiro de obras, sem opções de lazer e distração. Foi então que Casarin pediu a construção de um campo e mais dois vestiários que foram cedidos aos empregados com o apoio de Sérgio Figueiredo de Mello, Superintendente de Planejamento e de Haroldo Jesler, Diretor Administrativo.

Paralelamente foi criado um concurso para a criação da bandeira do então Grêmio COMASP. Em 25 de junho de 1971 realizou-se a primeira reunião da Associação na Avenida Paulista, em São Paulo. A obra tão sonhada foi inaugurada com uma grande festa e uma partida de futebol. Mas Casarin não estava sozinho, já que os senhores Waldomiro Alves dos Santos, Acácio de Amorim e Francisco Celso de Freitas auxiliaram-no nesta tarefa.

Contribuições e crescimento

Em 1973, com a criação da Sabesp, o Grêmio COMASP passou a se chamar Associação Sabesp.

Além do lazer, as atividades de esportes cresciam e a Empresa criou o primeiro time de basquete feminino e passou a comemorar datas importantes.

Naquela época o estatuto determinava que somente empregados e parentes podiam integrar o quadro associativo e existiam somente 150 sócios. Com a fundação da Sabesp, este número ampliou-se e alcançou 500 participantes.

O envolvimento dos familiares crescia com a realização de jogos e eventos, fortalecendo a importância da Associação. Assim, além de contar com o pagamento das mensalidades foi possível obter uma verba mensal da Empresa e a realização de novos investimentos e departamentos.

Grandes eventos e acontecimentos

Em 1979, nasceu, também, o primeiro veículo de comunicação oficial, o “Jornal Pororoca” para divulgar as principais realizações da Associação Sabesp. Seu nome foi escolhido por Walter Volpi. No mesmo ano, Edson Brasil Gabriel modificou o número de Diretorias de 8 para 14 e a Associação promoveu o primeiro grande evento: a Festa de Natal no Clube da Cantareira com a participação de 6 mil pessoas.

Nesta época a entidade formou grandes equipes de voleibol, basquete, tênis, futebol de salão, de campo e eventos sociais.

No ano de 1980, a Seção de Psicotécnica e Ensino Profissional cedeu o casarão da Rua 13 de Maio para sediar a Associação Sabesp. Neste espaço, com mais de cem anos de história, são traçados os destinos da Associação e funcionam o Departamento Administrativo, as Coordenadorias de Esporte, Social, Áreas de Lazer e Comunicação.

Em fevereiro de 1984 José Ribamar Frota Caldas criou a marca da Associação Sabesp. No ano seguinte, a Associação prestou mais uma contribuição à Sabesp e impulsionou a criação do Museu Histórico (Sanexpo), que resgatou mais de 150 anos de documentos da Empresa e suas antecessoras.

Em 1991, Pérsio Faulim de Menezes assumiu a presidência e deu prosseguimento à expansão da entidade. Foi nesta gestão que em 1993 o quadro atingiu o número de 18 mil associados, para um número de 24 mil funcionários. Tal administração ficou marcada pelo lançamento de eventos culturais, esportivos e a participação da Sabesp em importantes competições nacionais e internacionais. Estes 15 anos foram marcados por grandes conquistas e ampliação do patrimônio, propiciando mais lazer a todos os associados.

Cláudio Borges assume a presidência em 2006.

O Lazer ao Alcance de Todos

Em outubro de 2009 nas eleições para presidente ganha a chapa 2 "O Lazer ao Alcance de Todos" que marca o retorno de Pérsio Faulim de Menezes com o compromisso de reconstruir e fortalecer os ideiais da Associação.

Galeria de Presidentes

Julio Casarin