Apoio da Associação Sabesp/Sabesp e AESabesp ao "Abril Azul"

O dia 2 de abril é celebrado o "Dia Mundial da Conscientização do Autismo", qualificando o mês como "Abril Azul" pela prevalência maior em meninos.

A Associação Sabesp tradicionalmente apóia essa ação, liberando a sede da 13 de Maio, desde 2013, como ponto de partida nas Caminhadas pelo Autismo em São Paulo, que em 2019 reuniu mais de dez mil participantes (foto).

Nesse ano de 2021, quando é imperativo o isolamento social, a entidade projetou o seu apoio (em parceria com a Sabesp, no Projeto Vida Nova 2021, e com a AESabesp), na elaboração de uma Cartilha Virtual, para a sociedade saber identificar, ajudar e respeitar a Pessoa com Autismo, intitulada "SERÁ QUE ELE (A) É UMA PESSOA COM AUTISMO? O QUE PODEMOS FAZER?".

Confira seu conteúdo no link: http://associacaosabesp.com.br/arquivos/cartilha-texto-ilustrado.pdf

A Cartilha, de um modo geral, mostra como identificar e ajudar as pessoas com Autismo, com base nas indagações: "Quem são? Os que elas fazem? Por que são diferentes? Como incluí-las e ajudá-las?"

O desconhecimento da sociedade sobre como lidar com o Autismo preocupa, por um motivo fundamental: o número de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) vem crescendo em proporções gigantescas. Há dez anos, em 2011, se estimava 1(um)  autista para cada 360 indivíduos e hoje, as estatísticas atuais da OMS apontam 1 para 54.

Para o lançamento oficial dessa Cartilha a Associação Sabesp ainda realizará, em abril, uma live com o psiquiatra Dr. Kalil Duailibi, (professor e coordenador de Psiquiatria da Unisa e presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina), junto à autora desta Cartilha, Maria Lúcia Andrade (vice-presidente da Bia Brasil Autismo;  membro da organização das Caminhadas pela Conscientização do Autismo, na Av. Paulista; coordenadora de oficinas de música para pessoas com Autismo; além de jornalista da Associação Sabesp, e mãe do João Vitor, um jovem autista com 28 anos).

Em breve, divulgaremos a data.