Diretoria Cultural

Premiação do “II Concurso de Causos SABESP e Outras Verdades”

Fotos: Beatriz do Valle Machado (CDN/ Sabesp)

No dia 08 de outubro, foi realizada a Cerimônia de Premiação do “II Concurso de Causos SABESP e Outras Verdades” – da Associação Sabesp, no Auditório "Eng Tauzer Garcia Quinderé" (Pudim), na Unidade da Sabesp do Complexo Pinheiros. A solenidade reuniu um grande número de participantes do Concurso e ainda foi prestigiada pelo diretor de Sistemas Regionais da Sabesp (R), Luiz Paulo de Almeida Neto; pelo presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, pelos diretores da Associação Sabesp, Ednaldo Sandim (Comunicação) e Ataide Jesus Costa (RMSP Norte); pelas diretoras da Associação dos Engenheiros da Sabesp, Maria Aparecida Silva de Paula (Projetos Socioambientais) e Sonia Maria Nogueira e Silva (Cultural); pelo diretor da Cecres, João Carlos Souza e demais funcionários da Sabesp.

A condução do evento, ficou sob a responsabilidade da diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena Almeida, idealizadora dessa ação que motiva a vários associados expressar o seu talento e nos trazer ricas histórias vivenciadas tanto na Sabesp quanto em eventos da Associação. Os leitores já podem ler os "causos" dos três primeiros colocados, disponibilizados em nosso site, e, brevemente, o livro que reunirá todos os "causos" participantes, que, a exemplo do ano passado, será levado na gravação do programa "Sr. Brasil", do Rolando Boldrin, oportunidade em que a Associação organizará uma caravana gratuita aos associados. A segunda edição do " Concurso de Causos SABESP e Outras Verdades", em 2015, fez tanto ou mais sucesso que a primeira, no ano passado. Foram selecionados 60 causos que, segundo o corpo de jurados, tinham muita qualidade e foi difícil escolher os três vencedores, tanto que houve a entrega de sete menções honrosas, durante a cerimônia de premiação.

O diretor de Sistemas Regionais da Sabesp "R", Luiz Paulo de Almeida Neto, elogiou demais a iniciativa cultural, como forma de motivação e reconhecimento aos profissionais da Companhia. E, atendendo a pedidos, ele próprio fez a narrativa de um causo num município operado do interior, quando um gerente da Sabesp foi convocado pela Câmera de Vereadores, para responder o por quê de uma casa com 2 pessoas ter uma conta de água bem maior do que outra que tinha 4 pessoas? Indagado sobre a incoerência, sua resposta foi astuta, engraçada e convincente: "nós usamos hidrômetro para medir o número de litros de água consumidos, por que se fôssemos fazer essa medição por cabeças numa residência, teríamos que usar um cabeçômetro...".

E nesse clima de descontração, o presidente Pérsio, aludiu a importância de um evento desse porte, para mostrar os talentos dos sabespianos além do seu trabalho na empresa, elogiou a dedicação da diretora Luzia Helena, parabenizou os artistas presentes, agradeceu o público e também contou um causo, dos idos de 1977, quando ele era um jovem engenheiro, responsável pela obra do Emissário Submarino da Baixada Santista. Na ocasião, ele e o superintendente da empresa , Waldir Ferrauche, fizeram uma viagem a Punta del Leste, no Uruguai, para visitar o puxamento de uma Tubulação de grande extensão (como a de Santos). Na volta, o avião em que estavam fez uma escala em Porto Alegre-RS, quando entrou torcedores do Corinthians em peso, alvoraçados por que o time quebrava um tabu de 23 anos sem ganhar o campeonato paulista. Após 5 minutos da decolagem, a farra total silenciou completamente, após uma das turbinas do avião se apagar e vôo ficar completamente irregular. "Só se ouvia suspiros e rezas, nem sombra da euforia corinthiana. O barulho mais alto foi o som da cabine de comando avisando que haveria uma tentativa de retorno ao aeroporto de Porto Alegre. Resumo: o medão foi tão grande, que dos mais de 100 passageiros a bordo, somente 22 voltaram p/ São Paulo de avião. Entre elas, eu e o doutor Waldir".

Os vencedores de 2015

Apesar de histórias boas como essas que foram contadas no decorrer da noite, os vencedores homenageados dos causos de 2015 foram:

1º Lugar: Maria Antonieta Vieira Olivo, funcionária da MCBO - Mooca, com um causo no qual ela mesma foi a protagonista, denominado “Quem faz o bem recebe o bem!”.

2º Lugar: José Carlos Santos Peres, da UN RADA 21 - Avaré, com um causo arrepiante “João Pelado”, tido como "um fantasma" que vagava num Posto de Operação do Interior.

3º Lugar: Samuel Camargo Neto – da MNI com o causo “O Sinistro Churrasco na terra dos lobisomens!” que contou a aventura ocorrida em uma partida de futebol da Associação Sabesp.

Clique aqui e veja as suas incríveis histórias

Também foram entregues menções honrosas para os Causos:

Gargamel - de Claudia Filipin Gea – RGFF 2 - Franca;
O dia em que o Cantareira tremeu! – de Samuel Camargo Neto –MNI – São Paulo;
Homenageados no buffet – de Carlos Alberto Gonçalves - RVS 2 – São José dos Campos;
A saga da cola branca – de Julio Cesar Pereira – RGFF 5 - Igarapava;
Cê tá vivo? – de Mauro Antonio dos Santos – MOUR – São Paulo;
A Vaca foi pro PV – de Wagner Yukio Mekaru – MCD.13 – São Paulo
O laçador de peixe - de Gideone Eli Santos – MSEC – São Paulo".

Após a cerimônia, os presentes foram convidados para um Coquetel sob a Marquise da Costa Carvalho e continuaram a contar os seus causos, num clima de total sinergia.

Em tempo: nossa diretora cultural, Luzia Helena Almeida, avisa que quem quiser enviar mais uns causos"hors concours" , para integrar o livro a ser editado e levado ao programa do Rolando Boldrin, pode fazer isto até 30 de novembro de 2015, encaminhando-o para o e-mail: wilsonsantana1@gmail.com