DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Nota de falecimento - Marcos Sergio Duarte

É com imensa tristeza que a Associação Sabesp informa o falecimento do seu associado e líder sindical Marcos Sergio Duarte (Marquito), ex-presidente do SINTIUS (Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região),ocorrido em 18.04.2021.

Nossos votos de força e fé aos seus familiares e amigos.

Reproduzimos a Nota de Sintius - Sindicato dos Urbanitários de Santos

EX-PRESIDENTE MARQUITO MORRE E DEIXA UM LEGADO EM DEFESA DOS TRABALHADORES Aos 65 anos, o ex-presidente do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) Marcos Sergio Duarte, conhecido como Marquito, morreu na manhã deste domingo, dia 18, após ter sido internado por complicações da covid-19 e não resistir à violência dessa doença. A Diretoria do Sintius se solidariza aos amigos e familiares, registrando o reconhecimento pela liderança que trouxe diversas conquistas para os urbanitários e seus familiares. A contribuição do Marquito para a entidade sindical começou muito antes de ele ser presidente, função que consolidou por 14 anos. O ex-presidente começou como representante sindical, passou a ser diretor até chegar à presidência em 2001 e permaneceu no cargo por mais três mandatos até novembro de 2015. Marquito era apaixonado pela luta sindical e procurava transmitir esses valores aos trabalhadores. Foi na gestão dele que o Sintius lançou um documentário chamado “Urbanitário – Coração das Cidades”. Essa produção foi comemorativa aos 65 anos de aniversário da entidade, fazendo um resgate histórico da trajetória de lutas do Sintius. Marquito deixou esposa, filhos e netos, além de um grande número de admiradores do seu trabalho na categoria urbantária, que se estende pela Baixada Santista e pelo Vale do Ribeira nas diferentes empresas em que os trabalhadores são representados pelo Sintius no setor de água e saneamento, energia elétrica e meio ambiente. Continuaremos na batalha para honrar a história de nossos antecessores que procuraram construir um sindicato forte na defesa dos trabalhadores. Vamos à luta, companheiros!