Diretoria Cultural

Nossa diretora cultural em palestra no Arsenal da Esperança

(Que lugar cheio de amor! Quanta entrega, dedicação e serviço ao próximo! De uma egrégora cheia de energia, onde recebi muito mais do que dei... Além de apresentar a palestra, ganhei uma bandeira da PACE.. Chovia muito quando atravessei a cidade pra voltar pra casa, tarde da noite...mas eu já havia lavado a alma!!!! - Por Luzia Helena Almeida)

Na noite de 10 de março, a diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena Almeida, proferiu a palestra de conscientização "ÁGUA - a energia da vida" na Hospedaria dos Italianos Imigrantes (Arsenal da Esperança), também como analista de Gestão da Sabesp.

Ela foi acompanhada pelo funcionário da Associação, Ronaldo Gambaro e encontrou até uma voluntária da Sabesp na sede.

O conteúdo de sua apresentação passada para 120 assistidos foi composto pelas abordagens:

- Escassez de água no mundo x distribuição
- Gestão dos recursos hídricos no Brasil
- Sabesp Institucional
- Sistemas de Tratamento de água S.Paulo/ RMSP
- Crise hídrica - Cantareira/Brasil/mundo
- Ações de conscientização
- Sistemas de tratamento de Esgotos S.Paulo/ RMSP
- Qualidade x doenças de veiculação hídrica
- Limpeza caixa d'água
- Medidas de economia
- entre outras

Os espectadores se mostraram muito receptivos e nossa diretora afirmou que "foi uma experiência única". Para se ter uma idéia, o voluntário que a atendeu e solicitou a palestra, o italiano Marco Vitale, fez voto de pobreza e está nessa instituição servindo essas pessoas no Brasil. Vitale depois enviou um e-mail de "agradecimento pela força e ensinamentos transmitidos", mas nossa diretora diz que o aprendizado que obteve foi "ainda maior". Veja o seu relato:

- Este voluntário me levou para conhecer o lugar que tem até um hospital lá dentro. Já na entrada deparamos com os dizeres: A BONDADE DESARMA!!

- São 1.500 homens que ali vivem por dias, meses e até anos. Eles vem do mundo inteiro e de todos os Estados brasileiros.

- São 10 blocos! Cada bloco tem 100 camas triliches......impecáveis de arrumadas e no chão, uma ardósia brilhando!!!

- São servidas mais de 2000 refeições por dia!

- O silêncio impera....ninguém briga!!!

- Eles contam com 120 voluntários e apenas 04 seguranças.

- No espaço, tem escola profissionalizante e aulas de idioma português!

- Muitos estão empregados, trabalham o dia todo e voltam à noite para dormir.

- Na sede tem um shopping e lavanderia, mas as moedas vigentes são 40 latinhas arrecadas pela cidade em troca de uma blusa e/ou 20 latinhas para lavar 1kg de roupa etc.

- Muitos gostam tanto do respeito com que são tratados, que há anos poderiam ir embora mas ficaram para servir aos outros.

- Alguns são escolhidos para ir nos bairros, pela cidade, em baixo das pontes...alimentar os menos favorecidos que eles!

- A entidade fica na Moóca e na parte externa do seu muro, centenas de homens em fila esperam uma vaga para tomar um banho ou se servir de um prato de comida! Tudo em silêncio!!!

- Que lugar cheio de amor! Quanta entrega, dedicação e serviço ao próximo! De uma egrégora cheia de energia, onde recebi muito mais do que dei.. Além de apresentar a palestra "Água - a energia da vida" , ganhei uma bandeira da PACE. Chovia muito quando atravessei a cidade pra voltar pra casa, tarde da noite...mas eu já havia lavado a alma!!!!