DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

"A nossa vida com o Autismo". O que fazer em caso de surto/crise?

As crises nervosas, cujo ápice pode gerar um comportamento agressivo consigo ou com as pessoas próximas, são uma realidade para algumas pessoas (não é regra) que estão dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Elas geralmente ocorrem quando o autista recebe muitas informações sensoriais ao mesmo tempo, ou quando algum processo é interrompido (ex: um aparelho deixa de funcionar ou uma atividade foi alterada em sua rotina), que pode desestruturar o seu nível de estresse.

Contudo, ninguém consegue evitar esses contratempos na nossa vida, completamente. Mas, dentro do possível, montar um planejamento de rotina que o deixe estável é recomendado.

Avise se essa rotina será mudada. Coisas como consultas médicas, visitas em casa, entre outras, podem alterar sua programação. Tente planejar o evento com o autista para que ele saiba o que está por vir. Porém se houver algo fora do previsto que motive uma crise, a recomendação é:

- Evite gritar com o autista; é preciso tentar manter ao máximo a voz calma e acolhedora.
- Se o foco da agressão for ele próprio, abrace-o com carinho, com pressão em seus braços e mãos, para contê-lo.
- Se o foco da agressão for uma pessoa próxima, peça para ela se retirar do local ou sair do campo de visão e tente abraçá-lo com a mesma pressão. Às vezes a melhor contenção é abracá-lo pelas costas com os seus braços cruzados, segurando suas mãos.
- Se o foco da agressão é você, peça um reforço de mais uma pessoa, oriente-a para que ela lhe uma medicação (se necessário) e, se conseguir, o abraçar pelas costas, com os seus braços cruzados, segurando suas mãos. Se não tiver ninguém ao alcance, tente fazer isso e diga coisas (em voz baixa) que mude seu foco para outro interesse (contar até 10, uma melodia que ele goste). Não revide com agressão, pois aí a crise tende a piorar. Diga para ele respirar fundo e soltar (esse mecanismo tende acalmar a tensão).
- Se conseguir, tente tirá-lo do cenário da crise e levá-lo a locais silenciosos e calmos, onde ele se sinta mais confortável e seguro.
E vocês que são pais ou cuidadores, tentem identificar o que motiva as crises, para evitar esses gatilhos. Vale dizer ainda que é fundamental que o paciente tenha um acompanhamento profissional. Um tratamento correto para prevenir e minimizar surtos é essencial para a qualidade de vida do autista e de quem está próximo.

E mais! Verifique se os seus medicamentos estão sendo administrados corretamente ou precisam de ajustes de dosagem.

Vamos procurar postar em cada semana, respostas às perguntas sobre "a nossa vida com o autismo". Se vc quiser enviar suas dúvidas, mande para o e-mail: lucia.textoscom@gmail.com . Se não soubermos responder prontamente, buscaremos informações.

(*) Maria Lúcia da Silva Andrade é jornalista, ass. de imprensa da Associação Sabesp, vice-presidente da Bia Brasil Autismo (*), atuante na Caminhada pela Conscientização do Autismo, professora de música p/ PcD Intelectual e mãe do João, um jovem autista, com 28 anos.
(*) BIA BRASIL é uma Associação voltada para o atendimento de Autistas Adolescentes e Adultos, com atividades físicas e  oficina  pedagógica, musical, artes plásticas e inglês funcional. Marque uma avaliação gratuita pelo tel. 11-97402-3505, com a terapeuta Wilma.