Vem aí mais uma Caminhada pelo Autismo
(Causa apoiada pela Associação Sabesp e iniciada em sua sede)

Está marcada para o dia 07 de abril de 2024, mais uma Caminhada pela Conscientização do Autismo, evento integrado na base das ações de Inclusão Social da Associação Sabesp. Neste ano, o evento acontecerá no Parque das Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, 35, zona sul, no cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, no bairro de Moema, próximo ao Metrô AACD Servidor/  Linha 5 Lilás.

Essa ação, desde o seu início em 2013, é apoiada pela Associação Sabesp. O ponto de partida para a Caminhada, até 2019, foi a sede matriz da Associação, na Rua 13 de Maio, freqüentada para vários simpatizantes da causa. Em 2019, batemos recorde de público, com 10 mil pessoas no local.

Então, em 2020 ela precisou ser cancelada pelos 3 anos seguintes, devido à pandemia. Mas em sua retomada, em 2023, por questão de segurança, pois temos um reservatório no subterrâneo da nossa sede, a mesma teve que ir para um espaço maior, uma vez que reuniu 20 mil pessoas no Memorial da América Latina, numa verdadeira festa da inclusão.  Contudo, a Associação Sabesp e a Sabesp permaneceram com os seus apoios à causa e houve distribuição de água no local, em tenda estruturada pela Sabesp.

A edição de  2024, que deverá reunir mais de 20 mil participantes, será realizada no amplo Parque das Bicicletas, em Moema, vizinho ao Parque do Ibirapuera e próximo à estação de Metrô Linha Lilás/ Estação AACD, com várias atrações! Compareça com a sua família e registre o seu apoio!

Basicamente, o que é Autismo?

Tendo como símbolo o quebra-cabeça em laços e cordões, o  Autismo é um transtorno, ou seja, uma alteração que causa prejuízo no neurodesenvolvimento, em diferentes níveis, qualificados de leve a severo, conforme a necessidade de apoio na vida diária dos acometidos.

Ainda não se sabe, com exatidão, quais são suas causas, embora os fatores genéticos e ambientais são apontados como bases do seu desenvolvimento.

Os sinais mais comuns nos seus acometidos são dificuldade de comunicação social e a presença de comportamentos fora de padrões.

Portanto, quando você ver uma criança hiper-agitada, que parece não acatar comandos de ninguém, com comportamento fora do aceitável, considere que ela pode ser um autista em crise, ao invés de "estar com birra" ou ter uma "má educação" (as interpretações mais comuns de leigos).

Da mesma forma, quando você notar um adulto com gestos diferentes, parecendo alheio ao que está em volta, com dificuldades de seguir um padrão, expressar o que sente ou em descontrole emocional, considere que pode ser autista em crise, ao invés de "ter problemas de caráter" ou "estar transgredindo leis e normas"  ou "estar sob efeito de drogas ilícitas" (as interpretações mais comuns de leigos).

A falta de conhecimento sobre o Autismo hoje é uma grande preocupação, até por que  o número de pessoas com TEA vem crescendo em proporções gigantescas. Em 2011, se estimava 1(um)  autista para cada 360 indivíduos e hoje, as estatísticas atuais da OMS apontam 1 para cada 36.

Por isso que a conscientização da sociedade é tão importante e a Associação Sabesp apóia esta Causa!