Veja as dicas da parceira Prev Fácil, para estar bem com sua aposentadoria.

Quase 60% dos auxílios-doença que passaram pela perícia do pente-fino do INSS foram cortados. Foram encerrados 29.639 de 50.191 avaliações.
Na semana passada, o governo publicou uma convocação com os nomes de mais de 95 mil segurados que precisam agendar a perícia do pente-fino para não terem o benefício suspenso e, posteriormente, cancelado.
Os segurados tem até o dia 11 de novembro para agendar a perícia, pelo 135 ou pelo Meu INSS. Quem não agendar o atendimento ou não comparecer na data marcada terá o benefício suspenso até a regularização. Após 60 dias da suspensão, o auxílio pode ser cortado definitivamente.
O governo mira benefícios que estão sendo pagos a segurados que recuperaram a capacidade de trabalhar, com isso o INSS pode chamar para o pente-fino, auxílios que começaram a ser pagos há mais de dez anos e também benefícios concedidos judicialmente.
Fonte: IEPREV

STF suspende cassação de aposentadoria especial de profissionais que combatem a Covid-19
O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade suspender, excepcional e temporariamente, a determinação de cassar o benefício previdenciário do aposentado especial da área de saúde que estiver trabalhando. Essa decisão vale apenas para quem estiver atuando diretamente no combate à Covid-19 ou atendendo a pessoas atingidas pela doença em hospitais ou instituições congêneres, públicos ou privados.
Com isso, ficam suspensos os cancelamentos dos benefícios previdenciários desses profissionais enquanto a Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de emergência relativas à pandemia, estiver em vigor.
Em junho do ano passado, o Plenário decidiu que o trabalhador que recebe aposentadoria especial não tem direito à continuidade do recebimento do benefício quando continua ou volta a trabalhar em atividade nociva à saúde. O entendimento foi que a manutenção da aposentadoria especial, nessa situação, subverte a sua lógica protetiva.
Relator da CPI vai propor aposentadoria por invalidez para vítimas da Covid-19
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quarta-feira dia 06, que vai propor algumas medidas de responsabilização do Estado, como a criação de uma pensão especial para os órfãos da doença, e a inclusão da Covid-19 entre os motivos que, após perícia, permitem a aposentadoria por invalidez.
O senador que não deu muitos detalhes da proposta, disse que vai incluir a covid entre as doenças que permitem a perícia para aposentadoria por invalidez.
Durante a reunião da CPI, o senador Otto Alencar (PSD-BA) lembrou que há uma lei, aprovada pelo Congresso, prevendo indenização a profissionais de saúde que tiveram sequelas ou,  caso tenham morrido em razão da doença, a seus dependentes. O presidente Jair Bolsonaro chegou a vetar o texto, mas o Congresso o derrubou. Otto foi o relator do projeto no Senado. Renan ponderou que a lei já existente e o nova proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, são complementares.
Fonte: IEPREV

Alerta de golpe: estelionatários de olho em aposentados e pensionistas do INSS
De um lado do telefone está o aposentado ou o pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do outro uma voz sempre simpática e cordial informa a esse segurado que ele tem direito a receber valores atrasados do órgão. Está lançada a isca de um dos quatro golpes que cada vez mais têm vitimado idosos. O alerta foi feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos.
Na esteira das ligações telefônicas, os aposentados têm enfrentado outras duas modalidades de assédio e fraude: a oferta de crédito consignado ou o golpe do cartão clonado. Nesta última modalidade, os estelionatários — após a confirmação dos dados bancários com o idoso, inclusive a senha — enviam um falso motoboy para a retirada do cartão do segurado. De posse da senha, eles realizam compras, saques e empréstimos indevidamente.
Acrescente à essa lista de fraudes as correspondências enviadas para os segurados como se uma "auditoria previdenciária" estivesse sendo realizada. Os golpista enviam links para uma suposta comprovação de vida, mas, na verdade, o objetivo é roubar os dados dos segurados.

Todo cuidado é pouco
O Ministério do Trabalho e Previdência reforça aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação para os segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício.
A pasta também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos.
Caso seja vítima desse tipo de abordagem, a vítima deve registrar ocorrência junto à Polícia Civil e fazer o registro na Ouvidoria.