Notícias

Parte 4 - Os “Pilares da nossa História” em nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos!

Depoimento de Solange Vieira Rosário, Diretora Regional da Associação Sabesp, na RMSP Norte, na Gestão de 2019 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Entrei na Sabesp, em 08/12/1997, como auxiliar administrativa na Leopoldina, onde fiquei por um ano. Então, prestei seleção interna para trabalhar no Disk Sabesp, para diminuir a jornada para seis horas, pois meus filhos eram pequenos. Passei na seleção, fiquei por 3 anos e meu cargo passou a ser de atendente.
Sempre buscando qualidade de vida, na sequencia pedi transferência para trabalhar perto de casa e fui para Agência da Freguesia do Ó, onde fiquei por 6 anos. Daí, fiz outra seleção interna na MN para Encarregada do Transporte, passei e fiquei por 09 anos, essa atividade foi para o MIS, fiquei por mais 02 anos no setor administrativo e recebi a proposta e um novo desafio de trabalhar nos Grandes Consumidores, onde fiquei por 3 anos.
Nesse período, trabalhei na parte de vendas em Guarulhos, conseguimos resultados expressivos e, em janeiro/22, fui convidada pelo Superintendente César para assumir a Gerência da UGR Cantareira, aceitei e me mudei para a cidade de Bragança Paulista. Vou completar 25 anos de Sabesp neste ano, amo essa empresa, que me proporcionou um leque de aprendizado e amigos pra vida.
Desde 92, já éramos sócios da Associação, pois meu marido também era funcionário da Sabesp, tenho um casal de filhos e frequentávamos as festas no Clube da Cantareira, especialmente as juninas e as de Natal. Eu sempre chorava quando via o papai Noel descer de helicóptero e o brilho no olhar dos meus filhos.
Também procurei comparecer aos bons bailes da Associação, até que fui indicada, em 2019, pelo então diretor da RMSP Norte, Ataíde Jesus da Costa, para sua sucessão e o pedido foi aprovado pelo Superintendente da época para assumir a Diretoria Norte.
Foi uma alegria, por que amo festa, reunir amigos e proporcionar integração de pessoas. Na nossa gestão, lançamos a Comida de Boteco Norte no Clube Esperia, para 300 pessoas, juntamente com o Grêmio Mirante que atua de forma efetiva para levar o lazer ao alcance de todos, fizemos 2 edições e foi um sucesso. Depois veio a pandemia, mas a nossa esperança não acabou.
Parabenizamos a Associação Sabesp pelos seus 50 Anos de dedicação em levar um bom astral para todos os empregados da Sabesp e estamos prontos para dar continuidade a essa missão!

Depoimento de Valdemir Reis dos Santos, Diretor de Patrimônio da Associação Sabesp, na Gestão de 2019 a 2021, e Diretor de Comunicação, na atual Gestão de 2022 a 2024.

“Entrei na Sabesp em 17/06/1986, com 24 anos, no Complexo Ponte Pequena. Trabalhei por 11 anos na área de transportes, até 1997, quando me transferi para a Superintendência de Manutenção Estratégica. Após 35 anos me desliguei da Sabesp em 02 de fevereiro de 2022.
Desde a assinatura do meu contrato com a Sabesp tive contato com a Associação Sabesp, pois foram apresentadas as fichas para adesão da Associação Sabesp, Seguro de Vida e SINTAEMA. Sou associado há mais de 36 anos. Neste período, já frequentei as Colônias de Férias de Campos do Jordão e de Cardoso.
Frequentei por diversas vezes os Clubes da Cantareira e de Barueri, principalmente após os nascimentos dos meus filhos. Nesse período participamos dos eventos sociais, Festa do Dia das Crianças, Festa de Natal e o Baile de Aniversario, entre outros.
Também participei de diversos eventos esportivos como Olimpíadas, torneios realizados pelos Grêmios Guarapiranga, Ponte Pequena, Costa Carvalho Mirante e Leste e Jogos do SESI. Conheci o Complexo Esportivo e Aquático de Santa Cruz do Rio Pardo.
Fui Diretor Financeiro do Grêmio Guarapiranga.
Em 2018 fui convidado pelo Presidente Pérsio para compor a Diretoria para o mandato no período de 2019 a 2021, como Diretor de Patrimônio, em um período bem crítico para a Associação. Pude conhecer mais profundamente as Diretorias Regionais, Executivas e da Sede, vendo a dedicação e empenho de todos para manter e desenvolver as realizações em favor dos sócios.
Para o período de 2022 a 2024 estou na Diretoria de Comunicação com o intuito de uma aproximação com os sócios.
Agradeço ao Presidente Pérsio pelo convite, aos Diretores e aos funcionários da Associação pelo apoio desde a minha chegada.
Parabéns a todos e que venham mais 50 anos!!”

 Depoimento de Sidney Pataro Tortolano, Diretor da Associação Sabesp, na Regional da UN Capivari/ Jundiaí, nas Gestões de 2016 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Entrei na Sabesp em 1977. E desde dessa data sou sócio da Associação. Além de participar de sua gestão, desde 2016, joguei vôlei em uma equipe que treinava na sede da Treze de Maio e sempre participei de várias olimpíadas.
Eu sempre estou e estarei ao lado dessa Associação, como por exemplo na época da aquisição da chácara de Lins, onde foram feitas vários investimentos de melhoria: como o campo de futebol, onde na inauguração o Dr. Pérsio recebeu um quadro com a foto dele no auge de seu futebol.
Vim para Hortolândia, onde tivemos o início do Grêmio, alugando uma chácara, onde todos os finais de semana as famílias se reuniam. Após a minha saída de Hortolândia, fui para Itatiba. Quando a diretora da época saiu da região, fui convidado a assumir a diretoria regional de Itatiba, onde estarei até quando puder.
A Associação Sabesp sempre fez parte de minha vida e eu gostaria imensamente que assim continuasse por muito tempo.
Desejo tudo de bom para essa entidade que respeita e ama os seus associados! Graças a Deus! Abraços!”

Depoimento de Adilson Gambini Monteiro, Diretor da Associação Sabesp, na Regional Litoral Norte, nas Gestões de 2016 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Estou com 53 anos, dos quais 35 são dedicados à Sabesp e vinculados à Associação Sabesp, pois me tornei sócio no mesmo período. Comecei na Sabesp, em 1988, no Arquivo Técnico, depois fui transferido para a Diretoria de Engenharia e Projetos, na rua Amauri.
Em 1994, comecei atuar no Departamento Jurídico e me formei em Direito. E assim, desde 1997, me tornei advogado da Sabesp, trabalhando nesse período todinho no Setor de Desapropriação, até que em 2014 vim para a Unidade de Negócio do Litoral Norte – RN, onde até hoje estou.
Em meados de 2015, fui convidado para integrar a chapa que concorreria à diretoria que iria ser empossada em 2016. Para mim, foi uma honra e junto aos meus amigos estamos no terceiro mandato.
É uma satisfação muito grande ter participado da Associação Sabesp, em toda minha trajetória na Empresa, desde as Festas no Final de Ano e os incríveis shows no Cantareira, até o descontraído encontro de amigos, no bar, Do Ré Mi, nas sextas feiras, onde a gente encerrava nossa semana.
Destaco ainda a participação em os momentos inesquecíveis do esporte, desde os Campeonatos do Futebol, na 13 de Maio, até as memoráveis Olimpíadas, como as de Santos, Caraguá e em São Paulo.
Sempre a Associação Sabesp propiciou, para todos nós, momentos de lazer, diversão e de integração. E isso que a gente espera para os próximos anos que virão. Que a Sabesp e a Associação Sabesp sejam unidas! Que a Companhia volte mais seus olhos para o que a Associação tem proporcionado, nos seus 50 anos, ao bem estar de todos”.

Depoimento de Wandresson Rocha Lira, Diretor da Associação Sabesp, na Regional da UN Vale do Ribeira, na atual Gestão 2022 a 2024.

“A Sabesp é um orgulho para todos nós. Prestamos um serviço essencial para a população e a Associação Sabesp é uma extensão do nosso trabalho, ponto de encontro entre amigos.

Minha trajetória na empresa teve início em 2000, como estagiário no município de Juquiá, e hoje sou gerente do Departamento Administrativo e Financeiro – RRA, na Unidade de Negócio do Vale do Ribeira - RR.

Estar à frente dessa entidade, no ano do Jubileu de Ouro (50 anos), além de resumir o amor que temos por ela, é no mínimo, um privilégio.

Nessa retomada, pós pandemia, encontramos alguns percalços, no entanto, partindo da premissa “O Lazer ao Alcance de Todos”, com dedicação e apoio dos sabespianos da RR e do presidente Persio Faulim de Menezes, meu amigo e incentivador, estamos firmes no propósito de levar qualidade de vida aos nossos associados, por meio do lazer cultural, social e esportivo.”

Depoimento de Ederaldo Silva Nascimento (Deco), Diretor Regional da RMSP Oeste, na atual Gestão 2022 a 2024.

“Conheci a Sabesp concomitantemente com a Associação. E a destaco de forma muito positiva, pois sempre foi um lugar de agregação.
Os acessos às áreas de lazer, para muitos de nós, sempre foram por meio da Associação. A infância dos meus filhos tem o clube da Cantareira, como lugar de uma das vivências prediletas.

Os seus bailes, extremamente concorridos, sempre nos fizeram debutar com as melhores roupas de gala.
Fora a atenção cotidiana, as corridas de kart, jogos regionais e os jogos do Sesi sempre uma proposta para aprimorar o nosso bem estar.
E em relação à lazer em viagens, não existe dúvidas que as Colônias de Férias e Pesca da Associação Sabesp consolidaram diversos pescadores.
Nesses últimos anos, que não foram tranquilos, e depois de passar por uma pandemia, a Associação ressurge com ímpeto de criança para comemorar seus 50 anos.

Hoje, ser Diretor da RMSP Oeste é aprender a ser parte dessa bela história, que muda e mudou tantas vidas para melhor!”

Depoimento de Jorge Augusto de Souza de Souza, Coordenador de Esportes da entidade e Conselheiro Fiscal Suplente da Associação Sabesp, na atual Gestão – 2022 a 2024.

“Entrei na Sabesp em 1979 e desde então me tornei associado. Dessa forma, sempre participei de todos os eventos oferecidos pela entidade, como as grandes festas na Cantareira e as vibrantes Olimpíadas, um lazer estendido à minha família, que sempre me acompanhou nesses momentos gratificantes.
Ao me aposentar da Companhia, tive a oportunidade de fazer parte do grupo de Colaboradores da Associação Sabesp, na Coordenadoria de Esporte, que desenvolve um trabalho motivacional muito importante, principalmente nas Escolas de Futebol, que contempla meninos, meninas, jovens com algum tipo de Deficiência; enfim o acolhimento é total.
Outra atividade esportiva bastante apoiada nessa Coordenadoria é o Clube da Corrida e da Caminhada que agrega atletas de todas as idades também um incentivo social bem amplo.
Bem, em outras atividades a Associação também oferece um trabalho aos associados, que sempre admirei.
Atualmente, com muito prazer, sou Conselheiro na atual Gestão ‘O Lazer ao Alcance de Todos’ e parabenizo a todos os seus gestores em seus 50 Anos de História, na certeza que ainda muitas realizações futuras serão efetivadas!”

Depoimento de Rogério Rodrigues de Paiva Alves, Conselheiro Fiscal da Associação Sabesp, na atual Gestão – 2022 a 2024.

“Minha relação com a Associação teve início em 1992, quando mesmo na condição de funcionário de uma empresa terceirizada, prestadora de serviços para a Sabesp, entrei para agremiação como sócio convidado.
Em 1996 passei a ser funcionário efetivo da Sabesp e, logo de cara, o então Presidente do Grêmio de Pindamonhangaba, o ‘Jota’ já me nomeou como Diretor de Esporte.
Posteriormente, o Jota passou a ser diretor da Associação na RV (UN Vale do Paraíba, e, eu, em 2010 me tornei Diretor do Grêmio de Pindamonhangaba, onde atuo até hoje.
Além de ter a honra de fazer parte dessa Diretoria, como Conselheiro, também tenho o imenso prazer de representar a Associação Sabesp como atleta, com destaque no Ciclismo em Provas por todo o Brasil.
Sinto muito orgulho e fazer parte dessa história linda!
Parabéns Associação Sabesp!

Depoimento de Edvaldo de Almeida, Diretor da Associação Sabesp, na Regional da UN Alto Paranapanema, nas Gestões de 2016 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Sou funcionário da Sabesp há 34 anos e também sócio da Associação Sabesp, sendo que nos últimos oito anos atuo voluntariamente como Diretor da entidade na UN Regional Alto Paranapanema.
Venho acompanhando a sério e competente trabalho que vem sendo desenvolvido na direção e gestão da Associação, que agrega associados e suas famílias em ações nos municípios operados pela Sabesp em todo o Estado de São Paulo.

Não é por outro motivo, senão o da seriedade e empenho de seu corpo diretivo, que, mesmo depois de 50 anos da sua criação, a Associação Sabesp continua seu reconhecido trabalho de proporcionar lazer aos seus associados.

Estou muito feliz por estar fazendo parte dessa administração e vivenciar a satisfação dos empregados da Companhia em poder contar com um lazer de alta qualidade, seja na esfera social, cultural ou esportiva.
Parabéns Associação Sabesp pelo seu Jubileu de Ouro!”

Depoimento de Antonio Monteiro, Diretor Secretário da Associação Sabesp, nas Gestão de 1983 a 1985 e Diretor Administrativo, na Gestão de 1986 a 1988

“Como funcionário no setor de Saneamento Básico, desde novembro de 1958, me aposentei na Sabesp, em julho de 1992.

Na minha carreira profissional, fui desde Entregador de Contas, Escriturário, até chegar a Encarregado do Cadastro, da Seção de Sistemas de Taxas, do Faturamento não Sistematizado e do Serviço de Supressão do Fornecimento.

Por outro lado, em virtude de estar sempre envolvido com a prática do futebol, como esporte, tive a satisfação de ser convidado pelo Professor Carlos Rolim Afonso, para fazer parte de um grupo que formaria uma chapa, para disputar a primeira eleição democrática, com votos dos associados.

Fomos os vitoriosos e eu fui escolhido para compor a Diretoria Executiva,
então no cargo de Diretor Secretário, o qual exerci de 1983 a 1985. Posteriormente, em outra nova eleição fomos reeleitos e continuei fazendo parte da Diretoria, dessa vez como Diretor Administrativo, de 1986 a 1988.

Sou formado como Bacharel em Ciências Jurídicas,pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes (1979) e também fiz mais vários cursos de extensão em Administração de Empresas.  Assim, tive a oportunidade de aplicar tais conhecimentos na normatização, regulamentação e procedimentos, para o bom andamento das tarefas afetas a Associação Sabesp, junto aos associados.
Ressalto ainda que durante a mencionada Gestão, fui responsável pela edição do Jornal Pororoca, que como importante elo comunicador, retrata os acontecimentos e atividades da Associação, perante os associados. Nesse ínterim, é interessante dizer que nesse período, com a participação de um número expressivo de associados, houve um concurso para a escolha do logotipo da Associação Sabesp, cujo emblema vencedor deu identidade própria à Associação, personalizando-a com uma marca que se eterniza até os dias de hoje.

Também é lembrável que, naquela gestão, outro marco deveras importante foi a realização da “1ª Olimpíada da Sabesp”, com ampla participação das várias áreas da Companhia, cujo encerramento se deu no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, com a entrega de troféus e medalhas às equipes vencedoras.

Guardo excelentes lembranças daquele tempo e me sinto muito feliz por ter feito parte dessa história e de ver a Associação evoluir cada vez mais, em seus 50 anos de vida. Parabenizo o seu Presidente Pérsio Faulim de Menezes, bem como a sua diretoria, por essa importante comemoração.”

Depoimento de Maria Aparecida Silva de Paula, Membro do Conselho da Associação Sabesp

“Entrei como estagiária na Sabesp, em 1989, depois como prestadora de serviços e, então, passei no Concurso e fui efetivada na Companhia em maio de 1997.

Graduada em Química, fui encaminhada para a Unidade Costa Carvalho, em atuação com efluentes não domésticos. Posteriormente, fui transferida para a Unidade do Mirante, no Monitoramento de Gestão de Dados de Análise de Água e Esgoto.

Mais a frente, retornei à Costa Carvalho, no grupo de assessoria Diretoria Técnica (T), quando participei da implantação do código de ética, bem como da Auditoria de Sistema Integrados, participei na elaboração de procedimentos empresariais e os da referida diretoria. Durante o aprimoramento dos processos da Diretoria conquistamos o Prêmio de Gestão de Qualidade, o ‘Banas’.  E a T foi a primeira diretoria da Sabesp a ser contemplada com essa premiação.

Minha aproximação com a Associação Sabesp vem lá de trás, quando ainda era estagiária e me encantei com o Coral, sob a regência do impecável Maestro Maya Maya. Bem jovem, eu era a mascotinha do grupo e fui tão bem acolhida por todos, especialmente pelo então diretor cultural, Geraldo Julião, engenheiro de formação, mas muito famoso por seu vasto trânsito nos movimentos culturais.

O pessoal do Coral e os colegas da Associação eram tão bacanas comigo, que me ajudaram a montar um Laboratório dentro da Leopoldina, sem ônus. Eram doações de tinta, de tubulação, de material para laboratório; enfim, um compartilhamento total. Quando essa Unidade foi desintegrada, soube que o uso desse laboratório foi muito útil, o que compensou bastante a iniciativa.

Além do Coral, também sempre participei das grandes festas e dos bailes de gala da Associação, visitei a agradável Colônia de Férias de Cardoso, onde me aventurei na pesca (muito gostoso) e cheguei a participar de Olimpíadas, na modalidade de handebol.
 
Como sempre fui inclinada à interação social (Maria Aparecida também é diretora social da AESabesp), sempre procurei aproveitar os encontros entre amigos por meio das associações co-irmãs, como nas comemorações e os karaokês. Para mim, além da satisfação que nos trazem esses encontros, são momentos de troca de conhecimento, de entender e compartilhar os desafios e as soluções do saneamento e meio ambiente que nossos colegas superaram; enfim, de uma grande empatia.

Falar dos 50 anos da Associação Sabesp é mostrar um exemplo de superação, pois a entidade enfrentou todos os percalços do setor, mas conseguiu manter o nível do lazer social, esportivo e cultural, oferecidos aos seus associados.

Até nos tempos bravos da pandemia, os seus espaços abertos e suas atividades recreativas on-line serviram de suporte psicossocial para muita gente.

Muito importante também é citar que a Associação Sabesp é uma organização que levantou, ao longo de sua existência, a bandeira da inclusão, com iniciativas pelas grandes causas, como das Pessoas com Deficiência; escolinha de esportes para jovens da comunidade, além do acolhimento respeitoso a todas as pessoas de todas as etnias, credo, condição social e qualquer tipo de diversidade. Não é por acaso que o seu slogan é: O Lazer ao Alcance de Todos!

Em nome do seu presidente Pérsio Faulim de Menezes, parabenizo essa entidade guerreira, que mostra a cara dos funcionários da Sabesp, com mercado aquecido ou não, com apoios ou por si só.

Trata-se de senhora madura em seus 50 anos, mas com vigor de 18. E essa analogia muito nos representa!”

Parabéns Associação Sabesp – O lazer ao alcance de todos!!!

 

Depoimento de Rosely Ornelas Silva,
atleta e membro do Conselho da Associação Sabesp

“Fui admitida na Sabesp em 1981, atuando como Escriturária na Divisão de Manutenção da Baixada Santista.  ‘Aí...a Associação Sabesp já entrou na minha vida e nunca mais saiu’. Sempre gostei muito do ambiente , dos amigos e das tarefas que eu exerci ao longo dos 39 anos de trabalho na Sabesp.
Desde o início, a Associação Sabesp sempre esteve presente à minha vida profissional, eram tempos maravilhosos onde trabalhávamos felizes e a Associação nos proporcionava muito esporte e lazer nos períodos de folga.
Eu era atleta, jogadora de Voleibol do Santos FC naquela época, e logo me destaquei nos Campeonatos internos e externos da Empresa, sempre com o apoio e incentivo da Associação Sabesp. Muitos títulos conquistamos para a Empresa, muitas alegrias, muitas viagens, sempre defendendo com muito orgulho o nome da nossa Empresa e da nossa querida Associação.
Os tempos foram mudando e, formada em Ciências Contábeis, logo passei para o Cargo de Analista de Gestão. Ao longo desses anos, as responsabilidades foram aumentando e a aposentadoria chegando. Entrei no último Programa de Demissão Voluntária e logo veio a pandemia. Não deu nem para despedir dos grandes amigos que lá deixei. Me desliguei da empresa em 2020, foram anos muito felizes. Parece que foi ontem que entrei, pois quando a gente gosta do que faz, não sente o tempo passar.
Hoje, faço parte do Conselho Deliberativo da Associação e tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar no seu  sucesso, eu estarei presente. Ao nosso Presidente e incansável profissional, Persio Faulim de Menezes, receba muitos cumprimentos por todo o trabalho que realizou ao longo desses anos com tanta competência e por todo o amor e dedicação que sempre dispensou a nossa querida Associação Sabesp.
Parabéns pelos 50 anos de alegria que a entidade proporcionou aos seus associados.
Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história!”

Depoimento de Marcos Roberto Ramos Pereira, membro do Conselho da Associação Sabesp

“Meu nome é Marcos Roberto Ramos, tenho 51 anos e, atualmente, estou
como Gerente de aqui em Santa Cruz do Rio Pardo, na Unidade de Negócio Alto Paranapanema.

Tenho uma história muito bacana com a Associação Sabesp, que começou no dia 13.04.1998, assim que fui admitido na Companhia. Foi um tipo um amor à primeira vista, desses que a gente gosta de estar perto, de participar da vida, de colaborar e de ajudar em seu desenvolvimento.

Em todos os locais que atuei, sempre gostei de me envolver nessa parte social, em núcleos voltados à união de pessoas, com o oferecimento de atividades participativas. E quando eu entrei na Sabesp e vi que tinha uma Associação tão forte, com esse propósito e voltada ao bem estar dos empregados, logo me reconheci nela.

Acabei participando da diretoria dos Grêmios das cidades em que eu morei, começando lá em Adamantina, na região de Presidente Prudente. Sempre foi muito bonito ver a satisfação de freqüentadores e de suas famílias, nos espaços de lazer da cada região, destinados ao merecido lazer. 

Por isso que eu, assim como muitos, nunca cogitei desistir da Associação, mesmo quando os fatores externos dizem para gente seguir o caminho contrário.  Desde o início das minhas atividades na Sabesp, tenho um imenso carinho por essa entidade.

Sempre digo ao presidente, Pérsio Faulim de Menezes, e para toda a sua Gestão que podem contar sempre comigo naquilo que eu puder ajudar e em tudo o que eu puder fazer para que a Associação se fortaleça e cresça ainda mais.

Com muito orgulho de, hoje, integrar o seu Conselho Deliberativo, desejo à Associação Sabesp, nesse Jubileu de Ouro, que ela exista para sempre dessa forma comprometida com seus associados.

Segue o meu abraço pra todos aqueles que fazem parte dessa história da
Associação Sabesp. Meus Parabéns!”

Depoimento de João Antonio de Camargo Guerra, membro do Conselho Fiscal da Associação Sabesp

“Entrei na Sabesp, por concurso, em 01 de Outubro de 1993, em Tatuí, na época, como Ajudante Operacional. Porém, atualmente, ocupo a função de Líder da Equipe de Manutenção Eletromecânica.  Portanto já se passaram 30 anos e continuo aqui em Tatuí, minha cidade onde vivo com a minha família.

Desde a minha admissão na Companhia, fiquei sócio da Associação Sabesp e sempre a acompanhei, vendo o que dava e o que não dava certo. Em 2003 me candidatei à presidência do Departamento/ Grêmio de Tatui, contando com o apoio da Gestão do presidente Pérsio Faulim de Menezes. Depois vieram outras gestões e a presidência foi alternada, mas entre idas e vindas, fui eleito 4 vezes, para liderar esse Grêmio.

No meu primeiro mandato, apoiado pelo Pérsio, transformamos o campo de areia em uma quadra. Já no segundo mandato, cobrimos a quadra. No terceiro mandato forramos o salão social, com forro de PVC, e no quarto mandato, reformamos a quadra, com pintura e iluminação.

Essas benfeitorias possibilitaram que fizéssemos bons eventos sociais e esportivos na região, como jogos, almoços, confraternizações de final de ano e, no final do ano passado, celebramos os 50 anos da Associação, com um Jantar Flash Back.

Eu ‘amo’ a Associação Sabesp. Se você quiser me ver feliz, me deixe atuar na Associação, uma entidade que congrega a todos com respeito e alegria.

E ainda bem que em toda minha trajetória dentro da Sabesp, sempre tive uma parceria muito boa com o Pérsio, com base na confiança, sintonia e harmonia, tanto que ele convidou para ser Conselheiro Fiscal na atual gestão.

Agradeço a atenção de todos, com votos de que a Associação dure por muitos e muitos anos e obtenha o necessário apoio da Sabesp, por que ela é muito importante para todos os empregados da Companhia e seus familiares.”

 
Depoimento de Roseli Aparecida Sainati Semeraro, atleta e membro do Conselho da Associação Sabesp

“Entrei na Sabesp em 9 de março de 1988, no CCI - Centro de Convivência Infantil da Ponte Pequena, como Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
Com formação em Educação Física, eu tinha uma microempresa de recreação e pequenos eventos esportivos, mas enfrentava períodos de ficar sem trabalho, até que uma amiga me indicou para atuar na Sabesp, no CCI. Como eu sempre gostei de criança e naquela época era jovem, com muito gás, aceitei. Ainda assim, achava que iria ficar pouco nesse emprego, seguindo um padrão tradicional de empresa, mas gostei tanto, que fiquei.
Foi então que a Associação Sabesp me descobriu e me chamou para integrar o time de voleibol. Imagine que o técnico era o próprio Pérsio Faulim de Menezes, que ainda nem era diretor ou presidente da Associação. Mas já se mostrava um apoiador do esporte, sem precedentes. E a gente tinha um entusiasmo só:  íamos de Kombi jogar vôlei em várias cidades, marcávamos presenças nas várias olimpíadas, nos jogos do SESI, tinha até vaquinha para lavar os uniformes.
A motivação era tamanha, que, em 89, cheguei a jogar grávida de 6 meses como levantadora do time. E olha que a gente trazia muitos troféus e medalhas.
Além do vôlei que trouxe muita fama para toda a equipe, também competi em várias modalidades no atletismo, no vôlei de areia, tênis de mesa, cabo de guerra, na natação, onde celebrei várias vitórias e vivi momentos memoráveis: viajamos muito e o ambiente era de muita alegria.
Bem, paralelamente à vida de atleta na Associação, estava como educadora no CCI, local que os meus três filhos foram alunos. As lembranças também são marcantes: as atividades físicas e lúdicas, as homenagens das crianças em datas especiais. Lembro até que uma vez teve uma enchente na sede e as crianças tiveram que ser retiradas por um caminhão da empresa e abrigadas num local mais alto na Unidade Ponte Pequena.
Então, estava tudo em ordem, até que esse Centro terceirizou e eu, sendo educadora, não sabia o que poderia fazer na Empresa.  Passei pelo setor de Benefícios e acabei na área de Pessoal fazendo o vale transporte. Mas esse serviço também foi descentralizado.
A confecção de Vale Transporte me trouxe uma certa popularidade na Empresa e todo mundo queria a Roseli na sua Unidade. Então, aceitei um convite para trabalhar na Metropolitana Norte. Mas ainda assim, achava que aquela função destoava da educação que era a minha verdadeira área de formação. Por isso resolvi ir atrás e me preparar para as áreas de treinamento e desenvolvimento.
Por meio desse preparo, fui pinçada da Norte e retornei para a Ponte Pequena e atualmente estou no Centro de Serviços Compartilhados (MIS), que me possibilita atuar na área de treinamento de segurança e medicina do trabalho, que tem mais a ver com as minhas habilidades.
Contudo, simultaneamente, sempre participei da vida da Associação. Até bem pouco tempo, quando tínhamos mais apoio da Empresa, a dedicação esportiva era bem intensa. Quero destacar entre muitos apoios que recebi nessa trajetória, o incentivo do próprio Pérsio Faulim de Menezes, da Prof. Nilza Maniassi, do coordenador José Carlos Silva (Bola) e do atleta André Gomes.
Não poderia esquecer também dos grandes amigos que conquistei no ambiente esportivo. Sei que quando lerem esse depoimento, cada um deles saberá o quanto os reconheço e os agradeço pelos bons momentos que passamos juntos.
Tenho muito orgulho de ser incluída na vida da Associação Sabesp e poder contribuir hoje no seu Conselho. Só tenho a agradecer a essa entidade e desejar que ela supere todos os desafios para alcançar o seu objetivo de levar o lazer ao alcance de todos.
Parabéns a toda equipe de diretores, funcionários e colaboradores que construíram os 50 anos dessa linda história!”

Depoimento de Edissandro Aparecido Freitas “o Sandro do KartSabesp”,  membro do Conselho da Associação Sabesp, na Gestão de 2012 a 2015.

Entrei na Sabesp em Julho de 1985, como mensageiro, com 15 anos de idade, sempre trabalhando na área de Planejamento. Atualmente trabalho na MCJ como Analista de Gestão.

Desde quando fui admitido na Companhia, já fiquei sócio da Associação Sabesp e sempre usufrui das coisas boas que a entidade proporciona aos seus associados. O Clube de Campo Cantareira e a Colônia de Bertioga são os pontos preferidos de freqüência, para os quais sempre vou com a minha família. Sou casado, tenho dois filhos.

Durante muitos anos, participei ativamente na organização do campeonato de KartSabesp, fundado em 1999 e que encerrou suas atividades agora em 2022. Foram 22 anos de diversão, adrenalina e busca de qualidade para e disponibilizar esse lazer a todos os associados que corriam no campeonato.

A Associação Sabesp foi também a responsável pelo sucesso do evento, sempre patrocinando e apoiando os seus participantes

Fiz parte do Conselho da Associação Sabesp durante a gestão de 2012 a 2015.

Dessa forma, quero parabenizar o Dr. Pérsio Faulim de Menezes, com cumprimentos extensivos a todos os colaboradores nesses 50 anos da Associação Sabesp. Destaco o seu nome porque grande parte desses anos, ele esteve à frente da nossa Associação Sabesp, sempre empenhado em proporcionar o lazer a todos os associados.

Meus parabéns à Associação Sabesp pelo seu Jubileu de Ouro, com votos de muitos anos de vida!”

Depoimento de Luciano da Silva Oliveira, Membro do Conselho Fiscal

“Entre 1984 a 1986, fui Guarda Mirim, na antiga PAD 2, no Departamento  Administrativo e  de Transporte, aqui em minha cidade de Presidente Prudente.

Já nesse período tornei-me próximo da Associação, pois os jovens guardas davam uma força para montar, organizar e monitorar os eventos.

Dessa forma, na sequência, fui convidado, pelo então Diretor Regional, Wanderley Grasmann, para trabalhar na Associação Sabesp. E assim fomos contratados eu e o colega Valdeci de Lima.

Atuei na Associação de 1986 a 1988, até quem em 29 de junho de 1988, fui efetivado como funcionário da Sabesp, na Unidade Baixo Paranapanema, hoje RB.

Atualmente sou Técnico em Gestão do Setor Administrativo e Comercial na Distrital de Prudente, na RBRP 1, inclusive o atual Diretor Regional da Associação na RB, Lairto Gomes da Silva, já foi meu chefe e um incentivador, no âmbito pessoal.

Nunca deixei de participar da Associação, tanto de seus eventos sociais, quanto os esportivos. Integrei a equipe de atletismo e o time de basquete da RB, que se destacou em vários Torneios e Olimpíadas.

Sempre me senti muito bem com a atmosfera de congraçamento e visibilidade que a Associação nos traz. Tenho muita a agradecer por tantas coisas boas que a entidade nos proporcionou, principalmente, quando ela tinha a co-participação financeira da Sabesp, que possibilitava maiores realizações.

O seu presidente, Pérsio Faulim de Menezes, é um amigo e um grande dirigente. Por isso recebi com muita honra o seu convite para ser Conselheiro Fiscal na atual Gestão.

Parabenizo a Associação Sabesp pelos seus 50 anos, com votos de que ela consiga angariar mais apoios e incentivos,  pois essa base completa de lazer motiva até o rendimento do empregado da Companhia.”

Depoimento de Maximiano Bizatto, Membro do Conselho Deliberativo da Associação Sabesp

“Comecei a atuar no setor de saneamento pelo DAE, em 1962, o que me motivou a procurar a área de engenharia. O contato com as áreas de construção, manutenção e planejamento do setor me levou a tentar, e conseguir o acesso à Escola de Engenharia Mauá, em 1963.

Era difícil conciliar o serviço, que era externo, com os horários da escola, entretanto, eu via como uma excelente oportunidade para um crescimento profissional. Aproveitava ao máximo o tempo disponível. Essa nova situação me proporcionou reconhecimento pelos técnicos do Departamento me levando a executar trabalhos mais afins à área de engenharia.

Em 1967, ano em que me formei, o DAE se tornou SAEC, e eu passei a trabalhar no Centro de Processamento de Dados, CPED, e finalmente, em 1973, já na área de Organização e Métodos tive o prazer de, junto com os colegas da Comasp, Sanesp e FESB, propor a primeira estrutura da então nova Companhia, a SABESP.

Finalizando, como decano do setor, posso dizer que acompanhei e participei do surgimento e crescimento das diversas entidades representativas do setor, como a ABES-SP, onde fui secretário executivo, após me aposentar em 1995; a AESabesp, da qual participei de sua fundação e Encontros Técnicos; a AAPS, onde fui Presidente da Diretoria Executiva e membro do Conselho Deliberativo e da Associação Sabesp, da qual atualmente também sou membro do Conselho Deliberativo.

A Associação Sabesp me traz à lembrança de excelentes momentos, principalmente nas realizações esportivas e sociais. Fui atleta de sua equipe de basquete e tênis, quando participamos de grandes torneios. Sempre que possível, prestigio suas comemorações, inclusive o mais recente Baile de 50 Anos, que fez jus a essa data emblemática de Jubileu de Ouro.

Hoje, na Associação, como membro do Conselho Deliberativo e, além das atribuições regimentais, faço parte do grupo de revisão do estatuto da entidade.

Aproveitando, gostaria de externar meu agradecimento ao colega Pérsio Faulim de Menezes, Presidente da Associação Sabesp, pela condução da entidade e meu reconhecimento pela importância da entidade no lazer motivacional para a qualidade de vida dos seus associados!

Parabenizo também a todos aqueles que fizeram parte da história da Associação Sabesp, ao longo desses 50 anos.

Depoimento de Ângela Cardoso Guimarães, atleta e membro do Conselho Fiscal da Associação Sabesp

“Fui admitida na Sabesp 20 de abril de 1982, na Rua Amaury, em São Paulo, como escrituraria e depois fui promovida à Secretária Junior. Após 7 anos, fui transferida para a Unidade Regional do Vale do Paraíba RV, onde atuei na área comercial e adentrei na área de Comunicação, há 25 anos.
Hoje continuo na Comunicação na Unidade Regional da Baixada Santista RS, a maior unidade da R, integrada à Superintendência de Comunicação, da PC. O trabalho aqui é extenso, principalmente no tocante ao atendimento de mídia, pois tem características muito próprias e peculiares.
Voltando ao meu começo, lá na Rua Amaury, eu morava perto e também era sócia do Clube Pinheiros, para onde ia, até nos meus intervalos de almoço. Então, estava lá no meu trabalho, quando um rapaz, chamado Ronaldo, se apresentou como coordenador de esporte da Associação Sabesp e perguntou: você é a Ângela irmã do Cadun (jogador da Seleção Brasileira de Basquete)? Respondi que sim. E ele disse: sua família no basquete é equivalente ao clã dos Fittipaldis do Automobilismo, referindo-se também à minha mãe e minha tia (jogadora e treinadora da equipe feminina da Seleção Brasileira de Basquete). Achei a comparação engraçada.
Na sequência, ele formalizou um convite para eu ser atleta da Associação Sabesp. Aí comecei a me envolver com a Associação e disputei Olimpíadas internas e Jogos Regionais em várias modalidades, como basquete, handbol, natação, salto em altura, mas o grande ápice dessa dedicação foi fazer parte da Seleção de Vôlei, que nos trouxe um reconhecimento internacional (fomos convidadas a disputar um Torneio na Europa, mas, na época,  não conseguimos dispensa da diretoria da Sabesp).
A nossa Seleção de Vôlei começou com treinos mistos na Quadra da 13 de Maio. Era uma brincadeira apreciada por moças e rapazes que gostavam do esporte. Depois, com os apoios da professora Nilza Maniassi, do próprio coordenador Ronaldo e do técnico Marcelo Borelli, nomes fundamentais do nosso esporte, foi montado o time só de funcionárias e foi ficando bom. Mas se ter uma ideia, no 1º Jogos do SESI, tivemos que pintar o nº na camiseta.
Também destaco o incondicional apoio do presidente Pérsio Faulim de Menezes ao time de vôlei e a todos os atletas da Associação. O conheci prestes a começar uma Olimpíada interna, numa reunião na qual fui como  coordenadora da diretoria da construção. Na ocasião, foi lido um regulamento, que para mim estava ótimo, mas para o Pérsio, também presente, estava ruim. Ele discordou com veemência de tudo, sempre visando o bem estar do atleta. Ali, já reconheci um líder absoluto do nosso esporte.
E assim comecei a vestir a camisa da Associação, inclusive fiz o Juramento de Atleta na 1ª Olimpíada da Capital. Mas passados 7 anos da minha entrada na Sabesp, me casei com meu ex-marido, um jogador de basquete e treinador de Tênis, em São José dos Campos, e pedi minha transferência para a RV.
Tenho uma passagem legal desse início na RV. Me casei e dias depois haveria uma Olimpíada em Prudente. A Associação me pegou vinda de lua de mel, num ônibus, na Marginal, e me levou para as disputas. Daí quando voltei e comecei efetivamente a trabalhar em S.J.dos Campos, não conhecia ninguém, e teve uma SIPAT, no qual uma colega de trabalho me levou. Quando lá cheguei, fui cumprimentada por um monte de gente que havia me visto na Olimpíada.  Minha amiga até comentou que tinha anos de Sabesp na mesma função e ninguém a conhecia, ao passo que eu, que não sabia nem que era meu chefe, tinha toda essa popularidade. Isso é uma prova de quanto o esporte abre caminho e une as pessoas.
Desnecessário dizer que a equipe de vôlei, com Rosely Ornelas, Katia Politano, entre outros nomes, era um timaço. Nos destacamos nos Jogos do SESI em fases locais, regional, estaduais, inclusive por ter sido 11 vezes campeão em São Paulo, nos gabaritou para disputa do Brasileiro em outros estados, onde conquistamos um 3º lugar e um título de vice, sempre com o tal apoio da Associação e do Pérsio, que conseguia para nós as melhores acomodações, meios de transporte, alimentação; enfim toda uma boa estrutura que um atleta necessita.
Vale dizer ainda que foi por meio do esporte que conheci, há 20 anos,  o meu segundo marido, Marcelo Barroso, atleta da natação da RS, e vim morar e trabalhar em Santos, cidade que também encontrei minha realização pessoal e profissional, com a atuação na área de comunicação.
Por tudo isso, só tenho a agradecer o apoio da Associação Sabesp e manifestar meu orgulho de participar mais da metade da história dos seus 50 anos. Vi as coisas acontecendo a duras penas, vi o auge da Associação, quando ela tinha um apoio total da empresa e faço votos de que a Sabesp volte a enxergar a Associação como uma entidade parceira, que motiva e só traz importantes benefícios aos seus associados.

Depoimento de  Edgar Tabosa de Andrade, Membro do Conselho Deliberativo da Associação Sabesp

“Sou um homem que muitos chamam de um ‘matuto’, vindo do interior de Pernambuco para trabalhar em São Paulo e entrei na MS-Metropolitana Sul da Sabesp em 1989. Atualmente exerço a função de Encarregado do Setor de Esgoto Operacional, na MSNN2, na UGR Santo Amaro.

Logo que fui selecionado para atuar na Empresa, me foram apresentadas as fichas de inscrição no Sindicato e na Associação Sabesp. E eu optei por me tornar filiado às duas entidades, que me trouxeram muitas compensações. Pelo Sintaema, fui delegado sindical por oito vezes, além de cumprir dois mandatos, como diretor de base, sendo ainda responsável pela Colônia de Férias de Nazaré Paulista.

Já na Associação Sabesp, estou em meu terceiro mandato como conselheiro e tenho procurado participar das reuniões e levar minhas contribuições para a gestão de uma forma geral e também na defesa dos interesses dos associados da Sul, que acompanho mais de perto.

Nesse sentido, reconheço o esforço da Associação em atender a todos, mas aqui na UGR Santo Amaro, tínhamos um espaço prestigiado pela antiga Diretoria Regional da MS, que hoje já não funciona mais. Nós, que trabalhamos na área operacional, gostaríamos de um melhor reconhecimento, com eventos, nem que seja um simples encontro no final de uma semana exaustiva de trabalho.

Gostamos de trabalhar, mas também gostamos de nos divertir e reivindicar isso é nosso direito legítimo. Como representante de entidades de classe dos empregados, está na minha essência falar em nome do coletivo. Por isso aproveito esse espaço, para expressar um anseio dos associados daqui. Só para se ter uma ideia: o brinde de toalha dos 50 anos/ Jubileu de Ouro foi um acontecimento na UGR, onde os empregados ficaram muito felizes por serem lembrados. Agora só falta a retomada do nosso espaço de lazer, para completar o ciclo.

Fora dessa questão, a Associação Sabesp sempre nos trouxe momentos de grande alegria. Frequentei muitos eventos junto a minha família e amigos. Meus filhos gostavam de ir em shows e festas; ainda temos na memória a apresentação dos ídolos Chitãozinho & Xororó, no Parque da Água Funda, um momento inesquecível.

Creio que a Associação Sabesp também deve seus méritos à gestão do presidente Pérsio Faulim de Menezes, que nunca abandonou o barco, mesmo nos momentos de cortes de recursos, que reduziram suas atividades. Ainda assim, ele é atencioso com todos e na medida do possível atende as reivindicações vindas de associados de todo o Estado.

Como conselheiro, associado e cidadão, desejo que a Associação Sabesp, nos seus 50 anos de existência, permaneça firme e forte nos seus propósitos e, quem sabe, com o apoio da Empresa, volte a viver o seu auge, com um número maior de associados e de grandes realizações, como essa última, do Baile do Jubileu, que foi muito boa, um verdadeiro presente aos seus colaboradores.”

Depoimento de Antonio Pereira de Sousa, Membro do Conselho Deliberativo da Associação Sabesp

“Atuo na MC, na Unidade da Consolação, como Técnico em Saneamento na Área de Cadastro Técnico, mas entrei na Sabesp em 1980, com Ajudante; portanto, são 43 anos de empresa.

Nesse período, participei das entidades representativas dos empregados, como o Sintaema, onde fui Delegado e Diretor Sindical, e na Associação Sabesp, onde estou no terceiro mandato como Conselheiro. Essa circulação até projetou minha candidatura a vereador em 2004. Não consegui me eleger, mas tive uma expressiva votação dos amigos da Sabesp.

Desde minha admissão na Empresa, tornei-me sócio da Associação Sabesp. Inicialmente eu participava de eventos, em especial das grandes festas no Clube do Cantareira, com os meus três filhos. Guardo excelentes recordações desses momentos.

Depois no Conselho, comecei a acompanhar de perto a gestão e sei o quanto a Associação se esforça para se manter e oferecer um lazer de qualidade, mesmo com cortes de recursos financeiros dos últimos tempos. As Colônias de Férias são o maior símbolo desse conceito.

Aqui, onde trabalho, está o Complexo Esportivo da Consolação, que, ao meu ver, é o melhor Departamento de Lazer da Associação Sabesp na Metropolitana, tanto pela boa estrutura quanto por sua localização, próxima a tudo.

Apesar da Associação Sabesp sempre ser fiel ao seu princípio de levar ‘O Lazer ao Alcance de Todos’, ela precisa de muito apoio para continuar com a sua missão. O presidente Pérsio Faulim de Menezes, a quem considero um amigo e um grande líder, é a mola mestra desse funcionamento.

Nesse Jubileu de Ouro, no qual é comemorados os seus 50 anos, seguem meus parabéns para a Associação Sabesp, com votos de sucesso e de condições de permanecer por muitos anos pela frente, cumprindo o seu papel. ”

Depoimento de  Eduardo Sansivieri, Diretor de Esportes na Baixada Santista,  de 1972 a 1994

Minha admissão na Sabesp se deu  em Outubro de 1970 e permaneci até 1996, quando me aposentei. Naquela época, quando o funcionário era admitido na empresa, já era oferecida à filiação para ser sócio da Associação Sabesp, que era a antiga ASBAS-  Associação da Baixada Santista.

Fui admitido como Escriturário, no Departamento Pessoal, e logo fiz amizades e contatos.  E como eu gostava de jogar futebol de campo e de salão, soube que havia um campeonato interno, dividido pelas unidades da Empresa.

Então, motivado pelo esporte, passei a comandar a equipe do “Escritório Central”, até que em 1971, surge um jovem engenheiro no Departamento Pessoal , o qual fiz a sua contratação. O seu nome: Pérsio Faulim de Menezes, que imediatamente passou a jogar na nossa equipe.

O tempo foi passando e a amizade crescendo e então criamos um time de futebol de salão, formado por nós e mais um setor da empresa, o CDP. Jogávamos todas as terças-feiras no campo, onde hoje é o Shopping Praiamar, em Santos.

Esse grupo de amigos entrou em um torneio organizado pelo SESI, com mais de 30 equipes e fomos campeões em 1977. Foi iniciada, então, a formação e construção da nossa Associação Sabesp, na Baixada Santista, no bairro do José Menino.

Fui Diretor de Esportes na Baixada,  desde 1972 até 1994, sendo que o dia mais marcante pra mim, foi o dia 27/02/1982, quando o nosso time jogou a final de um torneio de futebol de salão, no qual não pude comparecer; pois foi o nascimento de minha filha Renata. Mas, para minha surpresa, toda a equipe foi ao hospital levar a taça pra mim!!!

A história a Associação na Baixada é muita grande, recheada com muitas vitórias e títulos conquistados ,  sob a direção do Pérsio , além de várias Olimpíadas disputadas em todo o Estado de São Paulo.

Um dos episódios mais marcantes foi a disputa do campeonato do Interior pela Federação Paulista de Futebol de Salão, além da nossa excelente performance em várias Olimpíadas internas promovidas pela Associação Sabesp.

Quanto aos 50 anos da Associação, me sinto orgulhoso de participar desse momento na qual fiz história!

Fotos históricas enviadas por Eduardo Sansivieri (arquivo pessoal):

A lendária equipe campeã de futebol de salão, criada nos anos 70

Assinaturas do time de Futsal no verso da foto

Com  saudoso amigo Ovanir Marchenta, que foi Diretor Regional da Associação Sabesp na Baixada Santista.

Placa de homenagem dos Atletas da Associação Sabesp, recebida em 2001, quando Eduardo Sansivieri colaborou, mesmo tendo sido aposentado.

Depoimento de  Luiz Paulo Madureira, Diretor Regional da Associação Sabesp na RMSP Norte,  de 1997 a  2000

Entrei na Sabesp em março de 1979, para trabalhar como Instrumentista Júnior na ETA Guaraú. Posteriormente,  trabalhei no ABV,  como encarregado geral de manutenção;  em Pirituba , na divisão de manutenção, divisão Regional e divisão de Escritório Regional; em Santana, na divisão de Manutenção; em Bragança Paulista, como gerente Regional e gerente de UGR, na Barragem do Jaguari e, agora, estou  na Costa Carvalho como engenheiro na MA.
Desde minha entrada na Companhia, me tornei associado da Associação Sabesp e procurei participar ativamente da entidade, inclusive tornando-me o presidente de Grêmios em diversos locais por onde passei. Fazíamos rifas para fazer eventos, produzir  festas e equipar nossos espaços com TVs, Videocassetes e aparelhos de som.   
No final da década de 90 tive a honra de atuar como Diretor Regional Norte da Associação Sabesp. Essa diretoria era composta por 11 Grêmios da Região Norte. Tive a oportunidade e o privilégio de expandir o meu círculo de amizade, pois, a Diretoria e os Grêmios eram compostos por pessoas maravilhosas.
Como Diretor Regional Norte eu tinha como meta promover a divulgação e o conhecimento das instalações da Associação Sabesp para todos os funcionários da região norte. Para isto, fizemos reuniões itinerantes. Cada mês a reunião era feita em um dos onze grêmios, onde o presidente do grêmio local fazia a recepção e participava com sua equipe. A agremiação local tinha 30 minutos para apresentar sua estrutura e seus projetos inspirando e criando insights no grupo. Para essas reuniões também eram convidados os gerentes das unidades visitadas, que tinham participação fundamental para incentivo e apoio nas ações e no desenvolvimento dos grêmios.
Tivemos muitos momentos especiais em diversos eventos e festas realizadas. Momentos muito bacanas, em especial na Regional  Norte, foram os passeios que fizemos em todas as colônias com os associados e suas famílias e convidados. Alugávamos ônibus para levar o grupo e sempre tínhamos alguma atração especial no passeio, como qualidade de vida, desenvolvimento comportamental, defesa pessoal, entre outros. Esses passeios contribuíram muito para a divulgação da estrutura da Associação e manutenção e ampliação do quadro de associados na época. 
Os meus votos para a Associação Sabesp, em seu Jubileu de Ouro, se reúnem no desejo que ela tenha mais 50 anos de vida levando "O lazer ao alcance de todos".
Gostaria, na oportunidade,  de expressar meu agradecimento e minha admiração especial ao presidente da entidade, Pérsio Faulim Menezes, que com garra e sabedoria soube cuidar e cuida com muito carinho e amor da Associação Sabesp, da sua equipe e de seus associados. 

Depoimento de  Marcia Alice Alves, ex-presidente dos Grêmios Pirituba e Mirantes, na MN

“Entrei na Sabesp em fevereiro de 1988 no CCI- Centro de Convivência
Infantil, como educadora. Depois de lá eu fui pro RH, onde atuei como secretária por vários anos e na sequencia fui para a MN - Unidade de Negócio Norte.

Trabalhei na participação comunitária, que é uma área que cuida de comunidades de baixa renda, implantando redes de água, redes de esgoto, fazendo um trabalho de educação ambiental com as comunidades e com as crianças nas escolas.

Hoje eu sou aposentada, já saí da empresa, mas faço alguns trabalhos, em casa, com relação à alimentação, mas sem compromisso.  Minha grande meta hoje é descansar, aproveitar um pouco a vida e ser feliz.

O que me motivou entrar para Associação Sabesp, logo no ato da minha
admissão, quando eu soube que associação proporcionava lazer, foi a
diversão para todos! Eu optei porque tinha filhas pequenas e eu achei importante ter algum local para levá-las nos finais de semana e nas férias.

Assim, já conheci todas as Colônias da Associação, inclusive nós fizemos uma turnê com os Grêmios da Norte, apoiados pelo diretor na época, Luiz Paulo Madureira. Foram excursões ótimas e fiquei muito fã da Colônia de Cardoso, a qual eu aproveitei todos os anos que pude, nas férias das minhas filhas em julho, nesse lugar maravilhoso, com sol mesmo no inverno.

Junto as minhas filhas também aproveitamos muito o Clube da Cantareira, especialmente nas festas de Natal e as festas juninas, bem como os aniversários, os bailes; enfim, todos os ventos, sempre agradáveis. 

Tudo isso me motivou a participar efetivamente da Associação e quando fui trabalhar em Pirituba, me escolheram para a ser a presidente do Grêmio da Unidade, que estava um pouco esquecido. Ali nós colocamos a mão na massa e começamos a articular ações para movimentar os sócios e também para captar novos sócios. Tivemos grande ajuda do Pérsio, presidente da Associação, o que resultou em reformas e freqüência muito boas naquele espaço.

Fiquei no Grêmio Pirituba por 2 gestões, como presidente, e pudemos fazer festas maravilhosas de demais eventos, como campeonatos esportivos, o que repercute até hoje nessa unidade, com reflexos da nossa atuação.

Depois eu fui o Mirante e por lá também fui presidente do grêmio por duas
gestões e mais um pouco. Quando eu me aposentei, no começo da pandemia, a gestão do grêmio passou para as pessoas que estavam na ativa, mas foi uma grande atuação, por que o grêmio Mirante é um muito grande, importante e suporte para muitas unidades da Norte. Éramos o braço forte da MN, para movimentar outros grêmios do entorno, como Pirituba, Vila Maria e Santana. Fomos incentivadores tanto de ações em outros grêmios, quanto em termos financeiro e de colaboração pessoal.

As minhas realizações profissionais na Sabesp foram várias, nas funções de professora e secretária, mas quando  eu fui trabalhar no Comunitário, de fato me encontrei dentro da empresa, porque você pode proporcionar para o
outro, que é comunidade de baixa renda, uma água de qualidade, uma melhor da qualidade de vida e levar educação ambiental, além de desenvolver atividades em escolas carentes que às vezes não tem condição nenhuma de ter uma atividade extracurricular importante. Então isso para mim foi extremamente impactante.

Eu tinha uma equipe no comunitário muito engajada no trabalho e o que nós fazíamos considero como um verdadeiro marco da minha vivência na Sabesp, na minha carreira e na  minha vida pessoal, por que convivemos com pessoas que lutam e correm atrás dos seus sonhos, superando as dificuldades. Então a gente compara a nossa vida e vê que temos facilidades e condições de melhorar a vida do próximo, o que é maravilhoso.

Eu cresci muito como pessoa, nesse universo, inclusive tive a oportunidade de fazer faculdade após aos 40 anos. Me formei em Relações Públicas, para me  aperfeiçoar na atuação com a comunidade, para crescer profissionalmente e para poder pensar em ações e atuar de forma mais humana dentro desses espaços. Isso foi muito benéfico, porque além da realização pessoal e profissional, eu tive a realização acadêmica. Posso dizer que essa empresa sempre foi maravilhosa para mim.

Minhas filhas me apoiaram muito nesse processo. Eu me divorciei muito cedo e as criei praticamente sozinha, com a ajuda da família e de terceiros, mas enfim eu consegui formar as duas: a Natalia também já formou sua família e me trouxe um lindo netinho, o Theo. E a Luana é uma mulher bem resolvida e financeiramente independente. As duas me enchem de orgulho.

Quanto a Associação Sabesp, são tantos momentos bons para lembrar que a gente perde a conta. Mas destaco entre eles as edições da “Festa de Boteco”, pelo Grêmio Mirante, que ficou na história da MN dado ao sucesso de público e de reconhecimento.  No mais, sempre tivemos apoio e a parceria do presidente da Associação, Pérsio, em tudo que nós fizemos e isso faz uma grande diferença, para que os projetos se realizem com sucesso.

Eu creio que tudo que a Associação proporcionou para nós é muito
grande e importante para o nosso convívio e para a nossa alegria e felicidade.

O que desejar para a Associação nesses 50 anos de Jubileu de Ouro? Desejo  + 50 anos de muitas realizações, para sempre levar a diante a sua missão de proporcionar  “o lazer ao alcance de todos”, com felicidade, interação, alegria e união, por que quando estamos unidos somos mais fortes. E isso não tem preço!

Eu acho ainda que a administração do presidente Pérsio Faulim de Menezes reflete toda essa felicidade. Então desejo mais 50 anos para ele também!

Parabéns Associação Sabesp! Felicidade a todos os seus integrantes e associados!

Vamos comemorar e vamos brindar todos os momentos vividos e pelos que virão, com certeza!”

Depoimento de  Marcelo de Sá Castro Lima, presidente do Departamento de São José dos Campos da Associação Sabesp, desde 2008.

“Entrei na Sabesp em setembro de 1989, como analista de sistemas, na Superintendência de Informática (CI) em São Paulo.  Em 2004 fui transferido para o Departamento de Controladoria da RV (Unidade de Negócio Vale do Paraíba), onde estou até hoje.

Me tornei sócio da Associação Sabesp no mesmo dia da minha admissão na Sabesp.

No início, me interessei pela oportunidade de aproveitar a Colônia de Férias do DAEE, em Campos do Jordão, que tinha uma parceria com a Associação Sabesp, e principalmente pelas chances de fazer novas amizades, usufruir das estruturas de lazer e participar das Olimpíadas.

Já disputei Olimpíadas da Região Metropolitana quando trabalhava em São Paulo e também do Interior, trabalhando em São José dos Campos.

Em 2008, fui indicado para ser o Presidente da Associação Sabesp, no Departamento de São José dos Campos, e isso me motivou a fazer algo que sempre gostei: atuar de forma voluntária para ajudar as pessoas.

Na Associação Sabesp, tenho dedicado todos os meus esforços para propiciar o lazer para todos os associados e seus familiares. Seja na parte esportiva ou social, todos os investimentos, em São José dos Campos, são planejados e executados para melhorar e ampliar a infraestrutura existente.

O momento que mais marcou a minha história foi a conquista das ‘V Olimpíada do Interior’, de 2012, em Presidente Prudente. O entusiasmo de um ginásio lotado era total, além do prestígio autoridades presentes, transformando-se numa festa esportiva sem precedentes na história da Empresa.

Naquela Olimpíada, a emoção estava no ar do primeiro ao último instante, quando foi divulgado o nome da grande campeã. Por um ponto de diferença a UN do Vale do Paraíba superou a UN do Baixo Paranapanema, que era a anfitriã,  sagrando-se Tricampeã Olímpica. Foi inesquecível !!!

Meus votos para a Associação Sabesp, em seus 50 Anos/ Jubileu de Ouro, são de muita prosperidade e que permaneça sempre ativa e cada vez mais forte, desafiando e superando todas as adversidades, pois a superação sempre foi a sua marca registrada.”


Clique aqui para a parte 5

Associação Sabesp

Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br

Cadastro

Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.