Esperança surge com a liberação da Vacina contra Covid 19

No domingo, 17.01.2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial de duas vacinas  contra a Covid-19 no Brasil: a CoronaVac (desenvolvida em SP pelo Instituto Butantan e pelo grupo chinês Sinovac) e a  Oxford (desenvolvida pela universidade britânica e pelo laboratório AstraZeneca, com o aparato da Fiocruz/ RJ, que será sua fabricante no Brasil).

Estão disponibilizadas 6 milhões de doses da CoronaVac, que o Butantan já recebeu da China, e 2 milhões da Oxford que, o governo federal ainda não havia conseguido trazer da Índia (até o fechamento dessa edição).

Vale lembrar que o uso emergencial tem regras próprias e não significa que a população em geral pode ser vacinada a partir de agora. Para isso, é necessário que a Anvisa conceda o registro definitivo das vacinas, o que ainda não ocorreu.

De acordo com a Anvisa, são estas as regras e o quadro do atual uso emergencial:

• a Anvisa só avalia o uso emergencial de vacinas que foram testadas na fase 3, a última, aqui no Brasil;
  • 4 vacinas se encaixam neste critério até agora: CoronaVac, Oxford, Pfizer e Janssen;
  • a vacinação emergencial é feita exclusivamente no sistema público de saúde;
  • a autorização concedida pela Anvisa pode ser revogada a qualquer momento;
  • cada pedido deve ser feito pela empresa desenvolvedora da vacina e será analisado de forma independente;
  • a decisão é tomada pela Diretoria Colegiada da Anvisa;
  • são considerados estudos não-clínicos e clínicos (em humanos);
  • são avaliados itens como: qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle, resultados provisórios de ensaios clínicos;
  • a empresa interessada deverá comprovar que a fabricação e a estabilidade do produto garantem a qualidade da vacina.