Nosso associado homenageia Alcione no Carnaval

O associado Walber Silva (funcionário da PC – Superintendência de comunicação da Sabesp) é um dos compositores do samba enredo concorrente das eliminatórias da Escola de Samba Mocidade Alegre, que homenageará, no Carnaval de 2018, um dos maiores ícones de nossa MPB: a cantora Alcione (Marron).

De acordo com nossa diretora cultural e amiga da PC, Luzia Helena Almeida, “Walber está radiante, ainda mais por que ele que é de São Luis do Maranhão, a mesma terra natal de Alcione, e sempre foi fotógrafo da Mocidade.
Já o nosso diretor de comunicação, Ednaldo Sandim, calcula que todos que conhecem a Walber dentro da Sabesp – e seu entusiasmo com Carnaval paulista - estão torcendo muito para que seu samba seja o vencedor, as eliminatórias se iniciam dia 06 de agosto.

Veja agora, o depoimento do próprio Walber Silva:

Galera,
Depois de 10 Anos registrando a cultura brasileira, em especial o samba e o Carnaval, chegou a hora de contribuir com uma obra para o maior espetáculo da terra.
Em nossa casa, em nosso terreiro de samba.
A Mocidade Alegre que este ano levará para a avenida nada menos que a Alma do Maranhão.
O tambor de mina, Bumba meu boi, Tambor de criola, Blocos tradicionais, Fofões e muitas outras manifestações da cultura da nossa gente, além da música popular maranhense e a popular brasileira que há muito tempo foram imortalizadas por este ser maravilhoso que se chama Alcione Nazaré.
Uma pessoa que o Rio de Janeiro abraçou, e o samba acolheu em seu terreiro maior de cores Verde e Rosa.
Arte feita em voz e cores, então o destino sábio como sempre, atribuiu a ela uma cor única que se confundia com a sua voz e sentimento expressados em cada canção.
" A voz marrom que não deixa o samba morrer".
É lindo, é maravilhoso sentir essa alegria dada pelos parceiros deste samba.
Uma oportunidade única e necessária, pois eu morreria ao deixar de estar presente neste momento tão nobre da Arte.
" Maranhão, meu tesouro, meu torrão.
Fiz essa toada pra ti Maranhão" - Humberto de Maracanã.
Obrigado a todos os parceiros compositores, músicos e profissionais que nos ajudaram a concretizar esse sonho.
Em especial ao Luís Antônio, Tatu, Cleber Rufino que protagonizaram esse feito.
Deus abençoe a todos os compositores da Morada do Samba

CARNAVAL 2018

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre, Fundada em 1967, conquistou 10 títulos do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo nos anos de 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013, 2014.

Para o Carnaval de 2018, a Mocidade apresenta um enredo que é uma justa homenagem a grande voz da música popular Brasileira, em especial ao Samba e ao Carnaval.

Alcione Dias Nazareth, mais conhecida no mundo artistico como " A Marrom ", a Rainha do Samba Brasileiro. Nasceu em 21 de novembro de 1947, em São Luis do Maranhão e aos seu 70 anos é hoje a mais expressiva voz feminina na música popular Brasileira.

"A voz marrom que não deixa o samba morrer".

Com esse enredo, a Mocidade Alegre e a cidade São Paulo reverencia o povo do Maranhão, através desta homenagem a esta pessoa que o Rio de Janeiro abraçou, e o samba acolheu em seu terreiro maior de cores Verde e Rosa da Estação Primeira de Mangueira.

A Marrom é Arte feita em voz e cores, e o destino sábio como sempre, atribuiu a ela uma cor única, oriunda das cores primárias, que se confundem com a sua voz e sentimento expressados em cada canção.

Hoje, a cor Marrom da Comunidade do Bairro do Limão é fruto do Azul, que significa a tranquilidade, serenidade e harmonia; do Amarelo que é a luz e calor, e do vermelho, que significa energia e paixão.

Motivados pela cultura do Samba e pelo apelo feito na canção " Não deixe o samba morrer ", os amigos compositores Luis Antônio, Tatu, Rufino, Marron, Cris do Cavaco, Sandro, Walber Silva, Alexandre Pinheiro e Marco Antônio, juntaram-se para escrever uma obra de pudesse incentivar as novas gerações da comunidade do Bairro do Limão.

Bancários, vendedor autônomos, técnico em informática, contador e funcionário público, esse é o perfil das pessoas que a exemplo de Noel Rosa, Cartola, Candeia, Martinho e Luis Carlos da Vila, Silas de Oliveira e muitos outros mestres,  que buscavam inspiração para compor do modo mais simples,  em botecos, reuniões de fundo de quintal e até mesmo no trabalho.

Essa é a essência deste grupo, denominado os Mestres do Samba que vão defender com alegria e paixão esta obra que não deixa de ser um louvor ao Samba e à Rainha do Samba.

LETRA DO SAMBA

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre “ A VOZ MARRON, QUE NÃO DEIXA O SAMBA MORRER” Compositores; Luis Antonio, Tatu, Rufino, Marron, Cris do Cavaco, Sandro, Walber Silva, Alexandre Pinheiro Participação Especial: Marco Antonio Interpretes: Renan Bier, Sergião, Adriano e Marron

Foi de mãe Ciata o clamor
o vento sagrado soprou
te fez escolhida oh! Nobre Flor
A voz abençoada ecoou.
Não deixou o Samba morrer
no morro e no asfalto,
defendeu nossa bandeira
a resistência da cultura Brasileira
Mulher guerreira de coragem e fé
foi encantada em São Luiz do Maranhão!
Tambor de mina carregado de axé
Bumba meu Boi, Viva São João!
Ah! Esse Amor,
que sufoco esta louca paixão!
É um gostoso veneno
é de tirar o chapéu
cantar essa doce ilusão.
O sonho em verde e rosa se tornou realidade
um grande amor...
Mangueira quem é não esquece
obrigado Marrom!!! O samba te agradece
Bate o tambor é de PRIMEIRA
vem pra MORADA vem sambar
esse batuque tem um toque de emoção
eternizado pela voz Marrom.

Clique aqui para ouvir

Texto de Divulgação - Os Mestres do Samba - Carnaval 2018