Depoimentos de Março dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp continua a celebrar os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, completados em agosto de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Março de 2023, com o agradecimento a todos que participaram contando um pouco de sua história vinculada à Associação Sabesp.

Depoimento de  Eduardo Sansivieri, Diretor de Esportes na Baixada Santista,  de 1972 a 1994

Minha admissão na Sabesp se deu  em Outubro de 1970 e permaneci até 1996, quando me aposentei. Naquela época, quando o funcionário era admitido na empresa, já era oferecida à filiação para ser sócio da Associação Sabesp, que era a antiga ASBAS-  Associação da Baixada Santista.

Fui admitido como Escriturário, no Departamento Pessoal, e logo fiz amizades e contatos.  E como eu gostava de jogar futebol de campo e de salão, soube que havia um campeonato interno, dividido pelas unidades da Empresa.

Então, motivado pelo esporte, passei a comandar a equipe do “Escritório Central”, até que em 1971, surge um jovem engenheiro no Departamento Pessoal , o qual fiz a sua contratação. O seu nome: Pérsio Faulim de Menezes, que imediatamente passou a jogar na nossa equipe.

O tempo foi passando e a amizade crescendo e então criamos um time de futebol de salão, formado por nós e mais um setor da empresa, o CDP. Jogávamos todas as terças-feiras no campo, onde hoje é o Shopping Praiamar, em Santos.

Esse grupo de amigos entrou em um torneio organizado pelo SESI, com mais de 30 equipes e fomos campeões em 1977. Foi iniciada, então, a formação e construção da nossa Associação Sabesp, na Baixada Santista, no bairro do José Menino.

Fui Diretor de Esportes na Baixada,  desde 1972 até 1994, sendo que o dia mais marcante pra mim, foi o dia 27/02/1982, quando o nosso time jogou a final de um torneio de futebol de salão, no qual não pude comparecer; pois foi o nascimento de minha filha Renata. Mas, para minha surpresa, toda a equipe foi ao hospital levar a taça pra mim!!!

A história a Associação na Baixada é muita grande, recheada com muitas vitórias e títulos conquistados ,  sob a direção do Pérsio , além de várias Olimpíadas disputadas em todo o Estado de São Paulo.

Um dos episódios mais marcantes foi a disputa do campeonato do Interior pela Federação Paulista de Futebol de Salão, além da nossa excelente performance em várias Olimpíadas internas promovidas pela Associação Sabesp.

Quanto aos 50 anos da Associação, me sinto orgulhoso de participar desse momento na qual fiz história!

Fotos históricas enviadas por Eduardo Sansivieri (arquivo pessoal):

A lendária equipe campeã de futebol de salão, criada nos anos 70

Assinaturas do time de Futsal no verso da foto

Com  saudoso amigo Ovanir Marchenta, que foi Diretor Regional da Associação Sabesp na Baixada Santista.

Placa de homenagem dos Atletas da Associação Sabesp, recebida em 2001, quando Eduardo Sansivieri colaborou, mesmo tendo sido aposentado.

Depoimento de  Luiz Paulo Madureira, Diretor Regional da Associação Sabesp na RMSP Norte,  de 1997 a  2000

Entrei na Sabesp em março de 1979, para trabalhar como Instrumentista Júnior na ETA Guaraú. Posteriormente,  trabalhei no ABV,  como encarregado geral de manutenção;  em Pirituba , na divisão de manutenção, divisão Regional e divisão de Escritório Regional; em Santana, na divisão de Manutenção; em Bragança Paulista, como gerente Regional e gerente de UGR, na Barragem do Jaguari e, agora, estou  na Costa Carvalho como engenheiro na MA.
Desde minha entrada na Companhia, me tornei associado da Associação Sabesp e procurei participar ativamente da entidade, inclusive tornando-me o presidente de Grêmios em diversos locais por onde passei. Fazíamos rifas para fazer eventos, produzir  festas e equipar nossos espaços com TVs, Videocassetes e aparelhos de som.
No final da década de 90 tive a honra de atuar como Diretor Regional Norte da Associação Sabesp. Essa diretoria era composta por 11 Grêmios da Região Norte. Tive a oportunidade e o privilégio de expandir o meu círculo de amizade, pois, a Diretoria e os Grêmios eram compostos por pessoas maravilhosas.
Como Diretor Regional Norte eu tinha como meta promover a divulgação e o conhecimento das instalações da Associação Sabesp para todos os funcionários da região norte. Para isto, fizemos reuniões itinerantes. Cada mês a reunião era feita em um dos onze grêmios, onde o presidente do grêmio local fazia a recepção e participava com sua equipe. A agremiação local tinha 30 minutos para apresentar sua estrutura e seus projetos inspirando e criando insights no grupo. Para essas reuniões também eram convidados os gerentes das unidades visitadas, que tinham participação fundamental para incentivo e apoio nas ações e no desenvolvimento dos grêmios.
Tivemos muitos momentos especiais em diversos eventos e festas realizadas. Momentos muito bacanas, em especial na Regional  Norte, foram os passeios que fizemos em todas as colônias com os associados e suas famílias e convidados. Alugávamos ônibus para levar o grupo e sempre tínhamos alguma atração especial no passeio, como qualidade de vida, desenvolvimento comportamental, defesa pessoal, entre outros. Esses passeios contribuíram muito para a divulgação da estrutura da Associação e manutenção e ampliação do quadro de associados na época.
Os meus votos para a Associação Sabesp, em seu Jubileu de Ouro, se reúnem no desejo que ela tenha mais 50 anos de vida levando "O lazer ao alcance de todos".
Gostaria, na oportunidade,  de expressar meu agradecimento e minha admiração especial ao presidente da entidade, Pérsio Faulim Menezes, que com garra e sabedoria soube cuidar e cuida com muito carinho e amor da Associação Sabesp, da sua equipe e de seus associados.

Depoimento de  Marcia Alice Alves, ex-presidente dos Grêmios Pirituba e Mirante, na MN

“Entrei na Sabesp em fevereiro de 1988 no CCI- Centro de Convivência
Infantil, como educadora. Depois de lá eu fui pro RH, onde atuei como secretária por vários anos e na sequencia fui para a MN - Unidade de Negócio Norte.

Trabalhei na participação comunitária, que é uma área que cuida de comunidades de baixa renda, implantando redes de água, redes de esgoto, fazendo um trabalho de educação ambiental com as comunidades e com as crianças nas escolas.

Hoje eu sou aposentada, já saí da empresa, mas faço alguns trabalhos, em casa, com relação à alimentação, mas sem compromisso.  Minha grande meta hoje é descansar, aproveitar um pouco a vida e ser feliz.

O que me motivou entrar para Associação Sabesp, logo no ato da minha
admissão, quando eu soube que associação proporcionava lazer, foi a
diversão para todos! Eu optei porque tinha filhas pequenas e eu achei importante ter algum local para levá-las nos finais de semana e nas férias.

Assim, já conheci todas as Colônias da Associação, inclusive nós fizemos uma turnê com os Grêmios da Norte, apoiados pelo diretor na época, Luiz Paulo Madureira. Foram excursões ótimas e fiquei muito fã da Colônia de Cardoso, a qual eu aproveitei todos os anos que pude, nas férias das minhas filhas em julho, nesse lugar maravilhoso, com sol mesmo no inverno.

Junto as minhas filhas também aproveitamos muito o Clube da Cantareira, especialmente nas festas de Natal e as festas juninas, bem como os aniversários, os bailes; enfim, todos os ventos, sempre agradáveis.

Tudo isso me motivou a participar efetivamente da Associação e quando fui trabalhar em Pirituba, me escolheram para a ser a presidente do Grêmio da Unidade, que estava um pouco esquecido. Ali nós colocamos a mão na massa e começamos a articular ações para movimentar os sócios e também para captar novos sócios. Tivemos grande ajuda do Pérsio, presidente da Associação, o que resultou em reformas e freqüência muito boas naquele espaço.

Fiquei no Grêmio Pirituba por 2 gestões, como presidente, e pudemos fazer festas maravilhosas de demais eventos, como campeonatos esportivos, o que repercute até hoje nessa unidade, com reflexos da nossa atuação.

Depois eu fui ao Mirante e por lá também fui presidente do grêmio por duas
gestões e mais um pouco. Quando eu me aposentei, no começo da pandemia, a gestão do grêmio passou para as pessoas que estavam na ativa, mas foi uma grande atuação, por que o grêmio Mirante é um muito grande, importante e suporte para muitas unidades da Norte. Éramos o braço forte da MN, para movimentar outros grêmios do entorno, como Pirituba, Vila Maria e Santana. Fomos incentivadores tanto de ações em outros grêmios, quanto em termos financeiro e de colaboração pessoal.

As minhas realizações profissionais na Sabesp foram várias, nas funções de professora e secretária, mas quando  eu fui trabalhar no Comunitário, de fato me encontrei dentro da empresa, porque você pode proporcionar para o
outro, que é comunidade de baixa renda, uma água de qualidade, uma melhor da qualidade de vida e levar educação ambiental, além de desenvolver atividades em escolas carentes que às vezes não tem condição nenhuma de ter uma atividade extracurricular importante. Então isso para mim foi extremamente impactante.

Eu tinha uma equipe no comunitário muito engajada no trabalho e o que nós fazíamos considero como um verdadeiro marco da minha vivência na Sabesp, na minha carreira e na  minha vida pessoal, por que convivemos com pessoas que lutam e correm atrás dos seus sonhos, superando as dificuldades. Então a gente compara a nossa vida e vê que temos facilidades e condições de melhorar a vida do próximo, o que é maravilhoso.

Eu cresci muito como pessoa, nesse universo, inclusive tive a oportunidade de fazer faculdade após aos 40 anos. Me formei em Relações Públicas, para me  aperfeiçoar na atuação com a comunidade, para crescer profissionalmente e para poder pensar em ações e atuar de forma mais humana dentro desses espaços. Isso foi muito benéfico, porque além da realização pessoal e profissional, eu tive a realização acadêmica. Posso dizer que essa empresa sempre foi maravilhosa para mim.

Minhas filhas me apoiaram muito nesse processo. Eu me divorciei muito cedo e as criei praticamente sozinha, com a ajuda da família e de terceiros, mas enfim eu consegui formar as duas: a Natalia também já formou sua família e me trouxe um lindo netinho, o Theo. E a Luana é uma mulher bem resolvida e financeiramente independente. As duas me enchem de orgulho.

Quanto a Associação Sabesp, são tantos momentos bons para lembrar que a gente perde a conta. Mas destaco entre eles as edições da “Festa de Boteco”, pelo Grêmio Mirante, que ficou na história da MN dado ao sucesso de público e de reconhecimento.  No mais, sempre tivemos apoio e a parceria do presidente da Associação, Pérsio, em tudo que nós fizemos e isso faz uma grande diferença, para que os projetos se realizem com sucesso.

Eu creio que tudo que a Associação proporcionou para nós é muito
grande e importante para o nosso convívio e para a nossa alegria e felicidade.

O que desejar para a Associação nesses 50 anos de Jubileu de Ouro? Desejo  + 50 anos de muitas realizações, para sempre levar a diante a sua missão de proporcionar  “o lazer ao alcance de todos”, com felicidade, interação, alegria e união, por que quando estamos unidos somos mais fortes. E isso não tem preço!

Eu acho ainda que a administração do presidente Pérsio Faulim de Menezes reflete toda essa felicidade. Então desejo mais 50 anos para ele também!

Parabéns Associação Sabesp! Felicidade a todos os seus integrantes e associados!

Vamos comemorar e vamos brindar todos os momentos vividos e pelos que virão, com certeza!”

Depoimento de  Marcelo de Sá Castro Lima, presidente do Departamento de São José dos Campos da Associação Sabesp, desde 2008.

“Entrei na Sabesp em setembro de 1989, como analista de sistemas, na Superintendência de Informática (CI) em São Paulo.  Em 2004 fui transferido para o Departamento de Controladoria da RV (Unidade de Negócio Vale do Paraíba), onde estou até hoje.

Me tornei sócio da Associação Sabesp no mesmo dia da minha admissão na Sabesp.

No início, me interessei pela oportunidade de aproveitar a Colônia de Férias do DAEE, em Campos do Jordão, que tinha uma parceria com a Associação Sabesp, e principalmente pelas chances de fazer novas amizades, usufruir das estruturas de lazer e participar das Olimpíadas.

Já disputei Olimpíadas da Região Metropolitana quando trabalhava em São Paulo e também do Interior, trabalhando em São José dos Campos.

Em 2008, fui indicado para ser o Presidente da Associação Sabesp, no Departamento de São José dos Campos, e isso me motivou a fazer algo que sempre gostei: atuar de forma voluntária para ajudar as pessoas.

Na Associação Sabesp, tenho dedicado todos os meus esforços para propiciar o lazer para todos os associados e seus familiares. Seja na parte esportiva ou social, todos os investimentos, em São José dos Campos, são planejados e executados para melhorar e ampliar a infraestrutura existente.

O momento que mais marcou a minha história foi a conquista das ‘V Olimpíada do Interior’, de 2012, em Presidente Prudente. O entusiasmo de um ginásio lotado era total, além do prestígio autoridades presentes, transformando-se numa festa esportiva sem precedentes na história da Empresa.

Naquela Olimpíada, a emoção estava no ar do primeiro ao último instante, quando foi divulgado o nome da grande campeã. Por um ponto de diferença a UN do Vale do Paraíba superou a UN do Baixo Paranapanema, que era a anfitriã,  sagrando-se Tricampeã Olímpica. Foi inesquecível !!!

Meus votos para a Associação Sabesp, em seus 50 Anos/ Jubileu de Ouro, são de muita prosperidade e que permaneça sempre ativa e cada vez mais forte, desafiando e superando todas as adversidades, pois a superação sempre foi a sua marca registrada.”