Notícias

Depoimentos de Julho dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp continua a celebrar os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, completados em agosto de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.

Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Julho de 2023, com o agradecimento a todos que participaram contando um pouco de sua história vinculada à Associação Sabesp.

Depoimento do sócio remido, Vanderley Mendes, presidente do Grêmio Pinheiros na Gestão de 2001 a 2003 e um dos pioneiros apoiadores do KartSabesp.

Eu trabalhei na Comasp até 1973 e tive o privilégio de ver nascer a Associação Sabesp em 1972 e a transição do saneamento de São Paulo para a Sabesp, em 1973. Então, rumei para o mercado e trabalhei na iniciativa privada, por 8 anos.

Em 1980, retornei para a Sabesp, na Unidade da Costa Carvalho/ Complexo Pinheiros, onde permaneci até me aposentar em 2013, atuando sempre para a Superintendência e Diretoria de Planejamento.

Sempre fui sócio da Associação Sabesp e como todo o associado participava dos eventos sociais, esportivos, inclusive em algumas Olimpíadas nas equipes de bocha e natação.

Porém, em 1999, minha participação foi intensificada, pois o colega Joel de Oliveira montou a chapa “Nova Era”, para concorrer à presidência e diretoria do Grêmio Pinheiros e me convidou para integrá-la. Para nossa alegria, ganhamos essa eleição. Naquela Unidade não havia nada e começamos a construir as quadras e a sede desse Grêmio. Nesse mesmo ano, de 1999, inauguramos as quadras do Complexo Esportivo Pinheiros, com uma animada festa do “Boi no Rolete”.

Terminada a gestão de Joel, a chapa Nova Era novamente concorreu e ganhou com uma nova formação, tendo a mim na presidência. E o trabalho foi contínuo, até o momento mais importante para a nossa gestão: a inauguração da sede do Grêmio Pinheiros.

Vale dizer que a diretoria da Associação, tendo Pérsio Faulim de Menezes, como presidente, acreditou na nossa vontade e nos apoiou bastante, inclusive intermediando com a presidência da empresa, na época, liderada por Ariovaldo Carmignani, para a liberação da área necessária para as obras.

Na área social do Grêmio Pinheiros, de 300m², muitas celebrações ainda são realizadas. Olhar para essa sede e para as quadras, uma referência de lazer até hoje, me proporciona um misto de orgulho e alegria. A única decepção foi a extinção da quadra de tênis, a pedido de um posterior dirigente... Mas mesmo assim, valeu cada momento construído.

Outro episódio marcante, iniciado no Grêmio Pinheiros, foi a criação da equipe de KartSabesp, idealizadas pelos já experientes pilotos Sandro Freitas e Sérgio Cordeiro. Eu, que gostava de automobilismo, comecei e brincar nos kartódromos em que passamos (Play Car, Granja Viana, entre outros) . O Grêmio Pinheiros, na minha gestão, deu o apoio financeiro e logístico, para os “ases do volante”, Sandro e Sérgio, montarem os Campeonatos do KartSabesp, que se tornou uma febre. A adesão foi tamanha, que esse grupo iniciado há mais de 20 anos durou até 2022, com a corrida alusiva ao Jubileu de Ouro da Associação Sabesp.

Recordo-me com saudades de todos os grandes eventos por nós realizados. Inegavelmente são belas passagens, mas os acontecimentos passam e as obras ficam. Por isso as lembranças que levarei para a minha vida inteira foi a da inauguração das Quadras, em 99 e do Grêmio Pinheiros, em 2003.

Divido minha gratidão com todos que colaboraram para que a nossa gestão fosse positiva e rendo minhas homenagens à Associação Sabesp, que, ao meu ver, é uma entidade vencedora, que mesmo sendo deixada para trás em alguns momentos, manteve seu propósito de levar lazer e qualidade de vida aos seus associados, por meio dos seus eventos, suas Colônias de Férias e de suas ações como um todo. Desejo que ela retome o merecido apoio da Empresa!

Só posso agradecer e me orgulhar em ter feito parte dessa história!

Depoimento de Cláudio Katayama, grande incentivador da Associação Sabesp na RV,  especialmente na Gerência de Taubaté, além de atleta consagrado em nossas Olimpíadas.

Ingressei na Sabesp e também na Associação Sabesp, em março de 1982. Minha trajetória na empresa foi composta por 8 anos em Caraguatatuba, 14 anos em Campos do Jordão, 4 anos em Pindamonhangaba e 15 anos em Taubaté. Portanto, são 41 anos de trabalho e prazeres principalmente junto à  Associação. 
Sempre gostei da integração das pessoas, em ambientes favoráveis e sadios, e a Associação foi um dos caminhos para esse propósito, por meio de suas ações esportivas, inclusivas, sociais e culturais.
Logo que entrei na Companhia, fomos participar da Olimpíada da região do Vale do Paraíba em que saíamos de Caraguá para São José dos Campos.

Para mim, os períodos mais marcantes foram as duas Olimpíadas em Campos do Jordão. E também uma realização especial, que foi a Noite da Truta que iniciamos somente com os colegas de Campos e se tornou um evento tradicional para a Sabesp e Associação.

A Associação Sabesp tem sido, nesses 50 anos, o melhor  espaço de integração entre os sabespianos. Nas muitas atividades esportivas, culturais e recreativas e nos espaços espalhados pelo Estado inteiro, as pessoas se encontram, se conhecem e transformam essas vivências em boas recordações.
Faço votos que a Associação continue nessa sua missão de agregar e integrar as pessoas.

Depoimento espontâneo do associado Carlos Alberto Coneglian, Coordenador de Esportes do Grêmio de Botucatu.

“Entrei na Sabesp em 1997, logo me interessei em participar da Associação, tanto na criação de eventos, quanto na participação dos Jogos do SESI. A sede merecia um tratamento e o campo de futebol estava danificado com um buraco no campo, impedindo que os jogadores o utilizassem.
Falei com os colegas da Companhia: principalmente com o Japão (José Adelino Filho), que na época era o Coordenador de Esportes para permitir que eu participasse pela Sabesp dos Jogos do SESI. Isso porque quando eu trabalhei em outra empresa nós participávamos e eu percebi que na Sabesp, empresa beneficiária do SESI, não havia participação da RM. Ele não só consentiu, como me ofereceu o cargo de Diretor de Esportes. Eu relutei, mas aceitei. Então eu fui participar pela Sabesp, na modalidade de Xadrez e Truco.

Com a Diretoria da Associação Sabesp de Botucatu em 2002
No ano seguinte, os convenci a disputarmos outras modalidades como futsal, futebol, damas, xadrez e truco. E assim, fomos. No ano de 2002, montamos uma diretoria e propusemos a reforma do campo de futebol, da sede, e deu certo. Nesse mesmo ano conseguimos levar na abertura dos JOIS, mais de 120 pessoas e também um caminhão para distribuir água.
Eu nunca desisti da Associação Sabesp e continuo até hoje na área de esportes. E foi assim, em todos os anos, participamos de quase todas as modalidades que os Jois oferecia, como natação, atletismo, dança, canto, concurso das Garotas JOIS, vôlei feminino e masculino, vôlei de areia, damas, basquete, etc.

No ano de 2009, recebi o título de Sr. JOIS, pelo meu envolvimento e pela minha participação em pelo menos 12 modalidades, como segue: vôlei masculino, xadrez, dominó, damas, truco, basquete, vôlei de areia, dança, cantor, atletismo, futebol e futsal. E no ano de 2010, fui homenageado pelo Sesi de Botucatu, como “atleta dos JOIS de 2010”, com direito a acender a Pira Olímpica e tudo.
Essas participações nos Jogos do SESI, ajudou-nos muito quando da composição das equipes para a participação das Olimpíadas Sabesp e também a recuperação da área de lazer da Sabesp – RM, que andava meio inativa.
No ano de 2012, fiz o projeto do Ginásio de Esportes da Associação Sabesp de Botucatu, que foi executado e serve para nós fazermos os eventos de grande porte e ajudei no projeto da Sede Social que utilizamos para festas menores.
Ainda destaco a minha participação nas Olimpíadas Sabesp de Botucatu, onde eu ajudei com os mapas de localização dos eventos e na elaboração do Símbolo Olímpico das Nações, que ganhamos o 1º Lugar para a RM e também em modalidades como xadrez, Futebol suíço e voleibol. E também nas Olimpíadas da Praia Grande, de Presidente Prudente e de Registro em várias modalidades.

Faço parte ativa do Grêmio da Associação Sabesp de Botucatu, nas áreas administrativa e esportiva. Tenho participado dos Jogos do SESI, mas hoje o pessoal não está com tanto fôlego como antes. Eu participo da corrida pedestre, pesca, xadrez, damas; outras coletivas não dá por falta de atletas.
Em âmbito social, todos os anos, fazemos a Festa de Fim de Ano, com a parceria da Sabesp e com a co-parceria dos associados e colaboradores. Torcemos para que melhore a colaboração da Sabesp para com a Associação para fazermos mais eventos.
Parabenizo, de forma geral, a Associação Sabesp pelos seus 50 anos de história!

Depoimento de Waldemir de Oliveira, ex-diretor da Associação Sabesp na RMSP Leste e atual Supervisor Regional Metropolitano

“Minha entrada na Sabesp se deu em Novembro de 1979. Hoje sou aposentado,  na empresa exerci as atividades de Ajudante Geral, Programador de Serviços e ainda fui responsável pelo horário intermediário e Encarregado Administrativo.
Quadra do Depto. S.Miguel
Pela Associação Sabesp, desde o ano 1980 eu já participava de algumas atividades festivas aqui na Zona Leste, ajudando na organização de diversos campeonatos de tênis de mesa, bilhar, pebolim, futsal, sendo todos realizado na quadra do Departamento São Miguel e Itaquera. E isso era a minha maior satisfação, pois adorava participar desses eventos, inclusive fui Diretor Regional de Leste indicado pelo presidente Pérsio Faulim de Menezes.
Dessa forma, estendi minha participação em todos os eventos da Associação no Clube Cantareira e nas Olimpíadas, inclusive ajudei em Santos e Sorocaba.

O meu maior destaque na Associação foi poder participar dos eventos no Clube da Cantareira como voluntário, indicado pelo Dr. Pérsio, mas o que mais me envolvi foi ser junto com o ex-funcionário, Maicon Cesar, como os Guardiões do Papai Noel. A minha alegria era ver alegria de todas aquelas crianças e adultos também.
Como eu sempre adorei a Associação Sabesp meus votos, no seus 50 Anos/ Jubileu de Ouro, são para que ela tenha muitos anos de vida, com muita prosperidade e que ainda voltemos respirar, com o incentivo da empresa, e regressar ao passado para darmos a mesma continuidade para manter o slogan “O Lazer ao Alcance de Todos”
E com muito orgulho e satisfação, hoje faço parte do quadro de funcionários dessa conceituada Associação Sabesp no cargo de Supervisor Regional Metropolitano.

Associação Sabesp

Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br

Cadastro

Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.