A Associação Sabesp celebra os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, neste ano de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Junho e traremos outros “Pilares da nossa História” nos próximos Boletins Mensais.
Também vindo da Comasp, antecessora da Sabesp, o Eng. Waldir Ferreira Sindeaux reside hoje em Curitiba – PR. O seu ingresso na Associação Sabesp foi na gestão do Prof. Carlos Rolim Afonso, onde assumiu a Diretoria Social. Depois tornou-se Diretor Secretário, até ser alçado ao cargo de Presidente. Veja o seu depoimento:
“50 anos já se passaram... Me lembro daqueles tempos de Sabesp, ainda na Comasp, quando entrei em 1972, justamente no ano da criação da Associação. E logo me engajei nessa entidade, ocupando várias funções e, consequentemente, participando de seu crescimento.
Inicialmente, atuei na Diretoria Social, na qual realizamos eventos com fins de lazer, esporte e bem estar social.
Essas boas lembranças me trazem muito orgulho, principalmente por ter sido presidente, em 1987, e fazer parte dessa história de crescimento e sucesso.”
O segundo presidente da Associação Sabesp se aposentou em 1984 e rumou para o Litoral de São Paulo. Trazemos citações de suas lembranças do período dos 4 anos de sua gestão, quando foi convidado pelo Conselho da Sabesp a presidir a Associação. Na época, ele era Encarregado do Sistema Juqueri, em Santana.
“A Associação começou a partir de um campo de futebol e este era o esporte mais procurado e incentivado pela entidade nos anos 70. Porém atividades sociais também começaram a fazer parte do contexto, como excursões e celebrações, principalmente as Festas de Natal”.
Waldomiro ainda destaca as fortes parcerias da época, como a aliança com a Fundação Sanius, que depois se tornou a Fundação Sabesp de Seguridade Social – Sabesprev. “A presidente era a Dra. Aparecida Mazzini, que prestava um apoio incondicional às realizações da Associação Sabesp”.
Nosso segundo presidente relata ter sido muito gratificante o período que esteve a frente da Associação Sabesp.
“Minha ligação com Saneamento vem desde 1969. Vindo da COMASP - Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo , tornei-me Chefe de setor na ETA – Estação de Tratamento de Água Teodoro Ramos. E depois fui incorporado pela Sabesp.
Então logo que a Associação começou a ganhar corpo da Companhia, comecei a me interessar por suas ações. Depois comecei a desenvolver o meu trabalho em São José dos Campos, cidade que moro até hoje, até que o então Superintendente do Vale do Paraíba, na época, Celio Rezende Bernardes, me convidou a assumir essa Diretoria Regional da Associação.
Foi um período muito gratificante, que me deu muito prazer, pois o lazer era um anseio dos empregados da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo, que se mostraram muito receptivos com as realizações da nossa Regional.
Em espaço cedido pela Sabesp, construímos, pela Associação Sabesp, uma piscina, uma quadra poliesportiva e uma de vôlei de areia, que revelaram grandes atletas sabespianos, e prosseguimos com a manutenção dessas áreas de lazer.
Em nome do atual presidente Pérsio Faulim de Menezes, que sempre foi muito dedicado a essa entidade, cumprimento todos os dirigentes e parabenizo a Associação Sabesp pelos seus 50 anos, com votos que ela consiga cada mais atender o bem estar e a qualidade de vida dos seus associados.”
“Parabéns Associação Sabesp por esses cinquenta anos tão significativos! Parabéns à diretoria atual, às anteriores e aos seus associados!
Eu tive o prazer a honra de fazer parte dessa trajetória, como criador e diretor do jornal Pororoca, durante doze anos, final dos anos 70 e na década de 80, através do convite dos amigos Claudio Chituzzi e Edson Brasil (então diretor e presidente da Associação) e foi uma honra realmente porque aprendi muitas coisas, nesse convívio.
Nessa época, eu já tinha um nome conhecido no jornalismo brasileiro, com incursões na Folha de São Paulo, Revista Veja, Revista Visão, TV Cultura, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil e Pasquim. E também criei minhas publicações mais tarde, com destaque para “Ovelha Negra” que era a única publicação de cartoon na história da imprensa brasileira.
Era um tempo muito agitado; então eu me dividi um pouco, para dar uma atenção especial para o Pororoca, porque não era só um jornal do ponto de vista profissional, pois tinha um vínculo afetivo e uma função social. O Pororoca também reuniu jovens vindos da PUC e da USP, que começaram como revisores e se firmaram na grande imprensa, me trazendo muita satisfação.
Nesse período, ainda tive a iniciativa de promover uma identificação visual que seria o logotipo da Associação Sabesp, por meio de um concurso. Deu certíssimo, tanto que essa marca é usada até hoje e pelo jeito irá continuar existindo por muito tempo.
A marca, junto ao slogan “O lazer ao alcance de todos”, já adotada depois da minha atuação, ficou com um alinhamento que me agrada muito porque contempla todas as pessoas, em suas diferenças.
Enfim, integrar a história da Associação foi um tempo muito bonito, muito bacana, no qual tive as melhores relações possíveis e guardo as melhores lembranças.
Parabenizo o atual gestor da Associação, Pérsio Faulim de Menzes, uma grande pessoa, grande figura, com a qual tive o prazer de trabalhar nessa época. E ainda quero cumprimentar a Maria Lúcia, pelo trabalho que desenvolve há tantos anos na Comunicação da Associação, com talento e integridade.
Deixo aqui o meu abraço e um beijo a todos. E parabéns mais uma vez pelo sucesso com votos de um crescimento ainda maior! Estamos juntos! Obrigado.”
“Entrei na Sabesp, em Presidente Prudente, em 21 de junho de 1977 e desde que conheci a Associação Sabesp só cresceu minha admiração por suas atividades dentro da Companhia.
Sempre gostei de jogar futebol, mas me deparei com a oportunidade de me envolver de maneira mais abrangente com o esporte, na década de 80, na realização de uma Olimpíada sediada em Prudente. Como minha cidade era a anfitriã, participei ativamente a frente da organização e o evento foi memorável.
Em 1996, quando era gerente em Adamantina, fui convidado a assumir a Diretoria Regional da Associação Sabesp, na Regional Baixo Paranapanema, onde acompanhei a otimização de vários Departamentos, com destaque para obtenção das sedes próprias dos Clubes de Assis e de Prudente, pontos de lazer muito importantes para associados da RB, onde também na Sabesp fui alçado à Superintendência. Em função da grande demanda de trabalho, tive que abrir mão da diretoria da Associação, que foi bem sucedida pelo amigo Airton Pelim.
Outro grande marco da atuação na RB foi a aquisição da Colônia de Férias e Pesca de Presidente Epitácio, constituindo-se até hoje num dos pontos de lazer mais estruturados e procurados da Associação.
Posteriormente, fui transferido para São Paulo, onde atuei na Costa Carvalho, e em 2012 fui designado para assumir a Superintendência da RA – Alto Paranapanema, em Itapetininga, onde fiquei até 2020, quando me aposentei. Ainda nesta Regional, participamos ativamente das realizações da Associação, com destaque para a aquisição do Clube e Ginásio de Itapetininga, um grande feito do então diretor daquele Departamento, Nilson Golineli.
A Associação Sabesp é muito importante por fazer a integração do lazer e do trabalho, de uma forma saudável. As atividades do setor de saneamento por vezes são muito cansativas, principalmente para os empregados operacionais. Portanto, uma atividade de lazer é indispensável.
Os grandes eventos promovidos pela Associação, como bailes e festas, também preenchem a lacuna dessa necessidade.
Parabenizo a todos que passaram pelas gestões da Associação Sabesp, especialmente o Prof. Rolim, que, lá no início, abriu esse leque de oportunidades, e ao presidente Pérsio Faulim de Menezes, um verdadeiro ícone da entidade, que sempre a colocou acima de tudo.”
“A Associação Sabesp sempre esteve presente na minha vida desde 1979, ano que ingressei na Sabesp. Desde então, são dezenas de amigos que contribuíram significativamente para que meu trabalho e minha vida se tornassem muito melhores, por que a Associação Sabesp e tudo a ela relacionado me tornaram uma pessoa melhor.
Meus três filhos participaram de tudo de bom que a Associação Sabesp lhes ofereceu na infância, na adolescência e na maturidade. As amizades lá construídas duram para sempre!
Agora, 50 anos se passaram e meus netos estão no mesmo caminho! São três gerações que tiveram a felicidade de viver a Associação Sabesp.
Fica aqui meu reconhecimento sincero e agradecimento a todas as pessoas que construíram, participaram e lutaram pela Associação Sabesp, ela fez e continua fazendo a diferença para seus associados e familiares… e certamente sempre contribuiu ativamente para que a Sabesp se tornasse uma empresa muito melhor.
Em nome e na pessoa do Presidente mais constante na Associação Sabesp, Dr Pérsio Faulim de Menezes, quero orgulhosamente cumprimentar e parabenizar a todos os funcionários e todas as diretorias de todas as décadas desses últimos cinquenta anos. Parabéns a todos! Lembranças e muitas saudades dos que já partiram!
Como funcionária da Sabesp por 33 anos, também fui atleta da Associação Sabesp.
E essa entidade me possibilitou ser a Treinadora da Seleção Brasileira de Futsal Feminino Adulta, a primeira a ser formada em nosso país e tenho muito orgulho em vir aqui dar os parabéns à Associação Sabesp, pelos seus cinquenta anos de existência!
Agradeço e parabenizo o Presidente da Associação Sabesp, Dr. Pérsio Faulim de Menezes, que tantas conquistas obteve à frente da nossa Associação e, dizer que ela é a minha vida e tenho suas cores a brilhar em meu coração.
Suas ações voltadas à cultura, lazer e esportes, são tudo de bom e de importante que uma entidade pode propiciar aos associados.
Então assim como ela é fundamental na minha vida, também é essencial em muitas outras vidas, dentro e fora do universo da Sabesp e de suas famílias!
Eu só tenho a agradecer à Associação Sabesp e espero que ela resista, exista e persista no mínimo por mais cinquenta anos!
Que Deus abençoe o Dr. Pérsio Faulim de Menezes e a todos aqueles que levam a Associação Sabesp em frente!
“Tenho muito a agradecer a Associação Sabesp, enquanto representante na Baixada Santista tive a oportunidade de contribuir com ela em seu objetivo de levar o lazer e bem estar para os associados, este foi um período em que pude me desenvolver como pessoa.
Parabéns à entidade
Atualmente, ele é Gerente de Divisão de São Vicente – RSSV.
Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br
Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.