Depoimentos de Janeiro dos “Pilares da Nossa História”. Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp continua a celebrar os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, completados em agosto de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Janeiro de 2023, com o agradecimento a todos que participaram contando um pouco de sua história vinculada à Associação Sabesp.

Depoimento de Antonio Monteiro, Diretor Secretário da Associação Sabesp, nas Gestão de 1983 a 1985 e Diretor Administrativo, na Gestão de 1986 a 1988

“Como funcionário no setor de Saneamento Básico, desde novembro de 1958, me aposentei na Sabesp, em julho de 1992.

Na minha carreira profissional, fui desde Entregador de Contas, Escriturário, até chegar a Encarregado do Cadastro, da Seção de Sistemas de Taxas, do Faturamento não Sistematizado e do Serviço de Supressão do Fornecimento.

Por outro lado, em virtude de estar sempre envolvido com a prática do futebol, como esporte, tive a satisfação de ser convidado pelo Professor Carlos Rolim Afonso, para fazer parte de um grupo que formaria uma chapa, para disputar a primeira eleição democrática, com votos dos associados.

Fomos os vitoriosos e eu fui escolhido para compor a Diretoria Executiva,
então no cargo de Diretor Secretário, o qual exerci de 1983 a 1985. Posteriormente, em outra nova eleição fomos reeleitos e continuei fazendo parte da Diretoria, dessa vez como Diretor Administrativo, de 1986 a 1988.

Sou formado como Bacharel em Ciências Jurídicas,pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes (1979) e também fiz mais vários cursos de extensão em Administração de Empresas.  Assim, tive a oportunidade de aplicar tais conhecimentos na normatização, regulamentação e procedimentos, para o bom andamento das tarefas afetas a Associação Sabesp, junto aos associados.
Ressalto ainda que durante a mencionada Gestão, fui responsável pela edição do Jornal Pororoca, que como importante elo comunicador, retrata os acontecimentos e atividades da Associação, perante os associados. Nesse ínterim, é interessante dizer que nesse período, com a participação de um número expressivo de associados, houve um concurso para a escolha do logotipo da Associação Sabesp, cujo emblema vencedor deu identidade própria à Associação, personalizando-a com uma marca que se eterniza até os dias de hoje.

Também é lembrável que, naquela gestão, outro marco deveras importante foi a realização da “1ª Olimpíada da Sabesp”, com ampla participação das várias áreas da Companhia, cujo encerramento se deu no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, com a entrega de troféus e medalhas às equipes vencedoras.

Guardo excelentes lembranças daquele tempo e me sinto muito feliz por ter feito parte dessa história e de ver a Associação evoluir cada vez mais, em seus 50 anos de vida. Parabenizo o seu Presidente Pérsio Faulim de Menezes, bem como a sua diretoria, por essa importante comemoração.”

Depoimento de Maria Aparecida Silva de Paula, Membro do Conselho da Associação Sabesp

“Entrei como estagiária na Sabesp, em 1989, depois como prestadora de serviços e, então, passei no Concurso e fui efetivada na Companhia em maio de 1997.

Graduada em Química, fui encaminhada para a Unidade Costa Carvalho, em atuação com efluentes não domésticos. Posteriormente, fui transferida para a Unidade do Mirante, no Monitoramento de Gestão de Dados de Análise de Água e Esgoto.

Mais a frente, retornei à Costa Carvalho, no grupo de assessoria Diretoria Técnica (T), quando participei da implantação do código de ética, bem como da Auditoria de Sistema Integrados, participei na elaboração de procedimentos empresariais e os da referida diretoria. Durante o aprimoramento dos processos da Diretoria conquistamos o Prêmio de Gestão de Qualidade, o ‘Banas’.  E a T foi a primeira diretoria da Sabesp a ser contemplada com essa premiação.

Minha aproximação com a Associação Sabesp vem lá de trás, quando ainda era estagiária e me encantei com o Coral, sob a regência do impecável Maestro Maya Maya. Bem jovem, eu era a mascotinha do grupo e fui tão bem acolhida por todos, especialmente pelo então diretor cultural, Geraldo Julião, engenheiro de formação, mas muito famoso por seu vasto trânsito nos movimentos culturais.

O pessoal do Coral e os colegas da Associação eram tão bacanas comigo, que me ajudaram a montar um Laboratório dentro da Leopoldina, sem ônus. Eram doações de tinta, de tubulação, de material para laboratório; enfim, um compartilhamento total. Quando essa Unidade foi desintegrada, soube que o uso desse laboratório foi muito útil, o que compensou bastante a iniciativa.

Além do Coral, também sempre participei das grandes festas e dos bailes de gala da Associação, visitei a agradável Colônia de Férias de Cardoso, onde me aventurei na pesca (muito gostoso) e cheguei a participar de Olimpíadas, na modalidade de handebol.

Como sempre fui inclinada à interação social (Maria Aparecida também é diretora social da AESabesp), sempre procurei aproveitar os encontros entre amigos por meio das associações co-irmãs, como nas comemorações e os karaokês. Para mim, além da satisfação que nos trazem esses encontros, são momentos de troca de conhecimento, de entender e compartilhar os desafios e as soluções do saneamento e meio ambiente que nossos colegas superaram; enfim, de uma grande empatia.

Falar dos 50 anos da Associação Sabesp é mostrar um exemplo de superação, pois a entidade enfrentou todos os percalços do setor, mas conseguiu manter o nível do lazer social, esportivo e cultural, oferecidos aos seus associados.

Até nos tempos bravos da pandemia, os seus espaços abertos e suas atividades recreativas on-line serviram de suporte psicossocial para muita gente.

Muito importante também é citar que a Associação Sabesp é uma organização que levantou, ao longo de sua existência, a bandeira da inclusão, com iniciativas pelas grandes causas, como das Pessoas com Deficiência; escolinha de esportes para jovens da comunidade, além do acolhimento respeitoso a todas as pessoas de todas as etnias, credo, condição social e qualquer tipo de diversidade. Não é por acaso que o seu slogan é: O Lazer ao Alcance de Todos!

Em nome do seu presidente Pérsio Faulim de Menezes, parabenizo essa entidade guerreira, que mostra a cara dos funcionários da Sabesp, com mercado aquecido ou não, com apoios ou por si só.

Trata-se de senhora madura em seus 50 anos, mas com vigor de 18. E essa analogia muito nos representa!”

Parabéns Associação Sabesp – O lazer ao alcance de todos!!!

Depoimento de Rosely Ornelas Silva,
atleta e membro do Conselho da Associação Sabesp

“Fui admitida na Sabesp em 1981, atuando como Escriturária na Divisão de Manutenção da Baixada Santista.  ‘Aí...a Associação Sabesp já entrou na minha vida e nunca mais saiu’. Sempre gostei muito do ambiente , dos amigos e das tarefas que eu exerci ao longo dos 39 anos de trabalho na Sabesp.
Desde o início, a Associação Sabesp sempre esteve presente à minha vida profissional, eram tempos maravilhosos onde trabalhávamos felizes e a Associação nos proporcionava muito esporte e lazer nos períodos de folga.
Eu era atleta, jogadora de Voleibol do Santos FC naquela época, e logo me destaquei nos Campeonatos internos e externos da Empresa, sempre com o apoio e incentivo da Associação Sabesp. Muitos títulos conquistamos para a Empresa, muitas alegrias, muitas viagens, sempre defendendo com muito orgulho o nome da nossa Empresa e da nossa querida Associação.
Os tempos foram mudando e, formada em Ciências Contábeis, logo passei para o Cargo de Analista de Gestão. Ao longo desses anos, as responsabilidades foram aumentando e a aposentadoria chegando. Entrei no último Programa de Demissão Voluntária e logo veio a pandemia. Não deu nem para despedir dos grandes amigos que lá deixei. Me desliguei da empresa em 2020, foram anos muito felizes. Parece que foi ontem que entrei, pois quando a gente gosta do que faz, não sente o tempo passar.
Hoje, faço parte do Conselho Deliberativo da Associação e tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar no seu  sucesso, eu estarei presente. Ao nosso Presidente e incansável profissional, Persio Faulim de Menezes, receba muitos cumprimentos por todo o trabalho que realizou ao longo desses anos com tanta competência e por todo o amor e dedicação que sempre dispensou a nossa querida Associação Sabesp.
Parabéns pelos 50 anos de alegria que a entidade proporcionou aos seus associados.
Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história!”

Depoimento de Marcos Roberto Ramos Pereira, membro do Conselho da Associação Sabesp

“Meu nome é Marcos Roberto Ramos, tenho 51 anos e, atualmente, estou
como Gerente de aqui em Santa Cruz do Rio Pardo, na Unidade de Negócio Alto Paranapanema.

Tenho uma história muito bacana com a Associação Sabesp, que começou no dia 13.04.1998, assim que fui admitido na Companhia. Foi um tipo um amor à primeira vista, desses que a gente gosta de estar perto, de participar da vida, de colaborar e de ajudar em seu desenvolvimento.

Em todos os locais que atuei, sempre gostei de me envolver nessa parte social, em núcleos voltados à união de pessoas, com o oferecimento de atividades participativas. E quando eu entrei na Sabesp e vi que tinha uma Associação tão forte, com esse propósito e voltada ao bem estar dos empregados, logo me reconheci nela.

Acabei participando da diretoria dos Grêmios das cidades em que eu morei, começando lá em Adamantina, na região de Presidente Prudente. Sempre foi muito bonito ver a satisfação de freqüentadores e de suas famílias, nos espaços de lazer da cada região, destinados ao merecido lazer.

Por isso que eu, assim como muitos, nunca cogitei desistir da Associação, mesmo quando os fatores externos dizem para gente seguir o caminho contrário.  Desde o início das minhas atividades na Sabesp, tenho um imenso carinho por essa entidade.

Sempre digo ao presidente, Pérsio Faulim de Menezes, e para toda a sua Gestão que podem contar sempre comigo naquilo que eu puder ajudar e em tudo o que eu puder fazer para que a Associação se fortaleça e cresça ainda mais.

Com muito orgulho de, hoje, integrar o seu Conselho Deliberativo, desejo à Associação Sabesp, nesse Jubileu de Ouro, que ela exista para sempre dessa forma comprometida com seus associados.

Segue o meu abraço pra todos aqueles que fazem parte dessa história da
Associação Sabesp. Meus Parabéns!”

Depoimento de João Antonio de Camargo Guerra, membro do Conselho Fiscal da Associação Sabesp

“Entrei na Sabesp, por concurso, em 01 de Outubro de 1993, em Tatuí, na época, como Ajudante Operacional. Porém, atualmente, ocupo a função de Líder da Equipe de Manutenção Eletromecânica.  Portanto já se passaram 30 anos e continuo aqui em Tatuí, minha cidade onde vivo com a minha família.

Desde a minha admissão na Companhia, fiquei sócio da Associação Sabesp e sempre a acompanhei, vendo o que dava e o que não dava certo. Em 2003 me candidatei à presidência do Departamento/ Grêmio de Tatui, contando com o apoio da Gestão do presidente Pérsio Faulim de Menezes. Depois vieram outras gestões e a presidência foi alternada, mas entre idas e vindas, fui eleito 4 vezes, para liderar esse Grêmio.

No meu primeiro mandato, apoiado pelo Pérsio, transformamos o campo de areia em uma quadra. Já no segundo mandato, cobrimos a quadra. No terceiro mandato forramos o salão social, com forro de PVC, e no quarto mandato, reformamos a quadra, com pintura e iluminação.

Essas benfeitorias possibilitaram que fizéssemos bons eventos sociais e esportivos na região, como jogos, almoços, confraternizações de final de ano e, no final do ano passado, celebramos os 50 anos da Associação, com um Jantar Flash Back.

Eu ‘amo’ a Associação Sabesp. Se você quiser me ver feliz, me deixe atuar na Associação, uma entidade que congrega a todos com respeito e alegria.

E ainda bem que em toda minha trajetória dentro da Sabesp, sempre tive uma parceria muito boa com o Pérsio, com base na confiança, sintonia e harmonia, tanto que ele convidou para ser Conselheiro Fiscal na atual gestão.

Agradeço a atenção de todos, com votos de que a Associação dure por muitos e muitos anos e obtenha o necessário apoio da Sabesp, por que ela é muito importante para todos os empregados da Companhia e seus familiares.”

Depoimento de Roseli Aparecida Sainati Semeraro, atleta e membro do Conselho da Associação Sabesp

“Entrei na Sabesp em 9 de março de 1988, no CCI - Centro de Convivência Infantil da Ponte Pequena, como Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
Com formação em Educação Física, eu tinha uma microempresa de recreação e pequenos eventos esportivos, mas enfrentava períodos de ficar sem trabalho, até que uma amiga me indicou para atuar na Sabesp, no CCI. Como eu sempre gostei de criança e naquela época era jovem, com muito gás, aceitei. Ainda assim, achava que iria ficar pouco nesse emprego, seguindo um padrão tradicional de empresa, mas gostei tanto, que fiquei.
Foi então que a Associação Sabesp me descobriu e me chamou para integrar o time de voleibol. Imagine que o técnico era o próprio Pérsio Faulim de Menezes, que ainda nem era diretor ou presidente da Associação. Mas já se mostrava um apoiador do esporte, sem precedentes. E a gente tinha um entusiasmo só:  íamos de Kombi jogar vôlei em várias cidades, marcávamos presenças nas várias olimpíadas, nos jogos do SESI, tinha até vaquinha para lavar os uniformes.
A motivação era tamanha, que, em 89, cheguei a jogar grávida de 6 meses como levantadora do time. E olha que a gente trazia muitos troféus e medalhas.
Além do vôlei que trouxe muita fama para toda a equipe, também competi em várias modalidades no atletismo, no vôlei de areia, tênis de mesa, cabo de guerra, na natação, onde celebrei várias vitórias e vivi momentos memoráveis: viajamos muito e o ambiente era de muita alegria.
Bem, paralelamente à vida de atleta na Associação, estava como educadora no CCI, local que os meus três filhos foram alunos. As lembranças também são marcantes: as atividades físicas e lúdicas, as homenagens das crianças em datas especiais. Lembro até que uma vez teve uma enchente na sede e as crianças tiveram que ser retiradas por um caminhão da empresa e abrigadas num local mais alto na Unidade Ponte Pequena.
Então, estava tudo em ordem, até que esse Centro terceirizou e eu, sendo educadora, não sabia o que poderia fazer na Empresa.  Passei pelo setor de Benefícios e acabei na área de Pessoal fazendo o vale transporte. Mas esse serviço também foi descentralizado.
A confecção de Vale Transporte me trouxe uma certa popularidade na Empresa e todo mundo queria a Roseli na sua Unidade. Então, aceitei um convite para trabalhar na Metropolitana Norte. Mas ainda assim, achava que aquela função destoava da educação que era a minha verdadeira área de formação. Por isso resolvi ir atrás e me preparar para as áreas de treinamento e desenvolvimento.
Por meio desse preparo, fui pinçada da Norte e retornei para a Ponte Pequena e atualmente estou no Centro de Serviços Compartilhados (MIS), que me possibilita atuar na área de treinamento de segurança e medicina do trabalho, que tem mais a ver com as minhas habilidades.
Contudo, simultaneamente, sempre participei da vida da Associação. Até bem pouco tempo, quando tínhamos mais apoio da Empresa, a dedicação esportiva era bem intensa. Quero destacar entre muitos apoios que recebi nessa trajetória, o incentivo do próprio Pérsio Faulim de Menezes, da Prof. Nilza Maniassi, do coordenador José Carlos Silva (Bola) e do atleta André Gomes.
Não poderia esquecer também dos grandes amigos que conquistei no ambiente esportivo. Sei que quando lerem esse depoimento, cada um deles saberá o quanto os reconheço e os agradeço pelos bons momentos que passamos juntos.
Tenho muito orgulho de ser incluída na vida da Associação Sabesp e poder contribuir hoje no seu Conselho. Só tenho a agradecer a essa entidade e desejar que ela supere todos os desafios para alcançar o seu objetivo de levar o lazer ao alcance de todos.
Parabéns a toda equipe de diretores, funcionários e colaboradores que construíram os 50 anos dessa linda história!”

Depoimento de Edissandro Aparecido Freitas “o Sandro do KartSabesp”,  membro do Conselho da Associação Sabesp, na Gestão de 2012 a 2015.

Entrei na Sabesp em Julho de 1985, como mensageiro, com 15 anos de idade, sempre trabalhando na área de Planejamento. Atualmente trabalho na MCJ como Analista de Gestão.

Desde quando fui admitido na Companhia, já fiquei sócio da Associação Sabesp e sempre usufrui das coisas boas que a entidade proporciona aos seus associados. O Clube de Campo Cantareira e a Colônia de Bertioga são os pontos preferidos de freqüência, para os quais sempre vou com a minha família. Sou casado, tenho dois filhos.

Durante muitos anos, participei ativamente na organização do campeonato de KartSabesp, fundado em 1999 e que encerrou suas atividades agora em 2022. Foram 22 anos de diversão, adrenalina e busca de qualidade para e disponibilizar esse lazer a todos os associados que corriam no campeonato.

A Associação Sabesp foi também a responsável pelo sucesso do evento, sempre patrocinando e apoiando os seus participantes

Fiz parte do Conselho da Associação Sabesp durante a gestão de 2012 a 2015.

Dessa forma, quero parabenizar o Dr. Pérsio Faulim de Menezes, com cumprimentos extensivos a todos os colaboradores nesses 50 anos da Associação Sabesp. Destaco o seu nome porque grande parte desses anos, ele esteve à frente da nossa Associação Sabesp, sempre empenhado em proporcionar o lazer a todos os associados.

Meus parabéns à Associação Sabesp pelo seu Jubileu de Ouro, com votos de muitos anos de vida!”

Depoimento de Luciano da Silva Oliveira, Membro do Conselho Fiscal

“Entre 1984 a 1986, fui Guarda Mirim, na antiga PAD 2, no Departamento  Administrativo e  de Transporte, aqui em minha cidade de Presidente Prudente.

Já nesse período tornei-me próximo da Associação, pois os jovens guardas davam uma força para montar, organizar e monitorar os eventos.

Dessa forma, na sequência, fui convidado, pelo então Diretor Regional, Wanderley Grasmann, para trabalhar na Associação Sabesp. E assim fomos contratados eu e o colega Valdeci de Lima.

Atuei na Associação de 1986 a 1988, até quem em 29 de junho de 1988, fui efetivado como funcionário da Sabesp, na Unidade Baixo Paranapanema, hoje RB.

Atualmente sou Técnico em Gestão do Setor Administrativo e Comercial na Distrital de Prudente, na RBRP 1, inclusive o atual Diretor Regional da Associação na RB, Lairto Gomes da Silva, já foi meu chefe e um incentivador, no âmbito pessoal.

Nunca deixei de participar da Associação, tanto de seus eventos sociais, quanto os esportivos. Integrei a equipe de atletismo e o time de basquete da RB, que se destacou em vários Torneios e Olimpíadas.

Sempre me senti muito bem com a atmosfera de congraçamento e visibilidade que a Associação nos traz. Tenho muita a agradecer por tantas coisas boas que a entidade nos proporcionou, principalmente, quando ela tinha a co-participação financeira da Sabesp, que possibilitava maiores realizações.

O seu presidente, Pérsio Faulim de Menezes, é um amigo e um grande dirigente. Por isso recebi com muita honra o seu convite para ser Conselheiro Fiscal na atual Gestão.

Parabenizo a Associação Sabesp pelos seus 50 anos, com votos de que ela consiga angariar mais apoios e incentivos,  pois essa base completa de lazer motiva até o rendimento do empregado da Companhia.”