Depoimentos de Abril dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp continua a celebrar os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, completados em agosto de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Abril de 2023, com o agradecimento a todos que participaram contando um pouco de sua história vinculada à Associação Sabesp.

Depoimento de Amauri Luiz Pastorello, Diretor da 1ª Diretoria de Áreas de Lazer, na Gestão de 1988 a 1991.

Entrei na Sabesp em março de 1986, na função de gerente de Departamento na Área de Suprimentos, na Unidade da Rua Padre João Manuel. O projeto era para trabalhar só um ano na Companhia e acabei ficando por 30 anos, até 2016, quando me aposentei como engenheiro. Nesse ínterim, fui o superintendente mais novo da empresa, quando assumi a SSA (Superintendência de Serviços Administrativos), sediada na Ponte Pequena, na casa dos 30 e poucos anos.

Por meio da SSA, que reunia na época cerca de 2000 empregados para dar suporte a vários segmentos, como rádio-telefonia, vigilância, oficina mecânica, entre outros, que se deram os contatos iniciais com a Associação Sabesp. O atendimento aos sabespianos era uma ação natural para mim, então tudo fluía muito bem e comecei a participar da Associação.

Minha colaboração mais efetiva foi com a Diretoria de Patrimônio e Obras da entidade, quando houve a aquisição do terreno da Colônia de Bertioga, um impulso para a estruturação da Colônia de Cardoso e reformas no Cantareira, nas quadras da Leopoldina e do complexo esportivo da Consolação. Daí, na gestão de 1988 a 1991, então presidida pelo Eng. Geraldo Gonçalves, foi criada a Diretoria de Áreas de Lazer, na qual me tornei o titular.

Vivenciei muitos bons momentos, em níveis sociais e pessoais na Associação, dentre os quais destaco a coordenação geral da Olimpíada Metropolitana, nos anos 80, uma verdadeira festa do esporte, onde todos cooperavam num clima de alegria e entrega. Recentemente, num reencontro de amigos sabespianos, relembramos essa época, de maneira especial.

Atualmente, estou na iniciativa privada e faço um trabalho voluntário na ONG Amigos do Bem, que atende, principalmente com alimentação, saúde e geração de renda, 150 mil pessoas por mês, no sertão nordestino. Quem quiser conhecer nosso importante trabalho, visite o portal: https://www.amigosdobem.org.

E para a Associação Sabesp, desejo, nesse Jubileu de Ouro, no mínimo mais 50 anos de vida, seja o seu futuro atrelado a uma empresa estatal ou privada!

Reconheço a sua capacidade aglutinação e de oferecer lazer de qualidade em seus espaços, uma tarefa muito importante para uma megalópole como São Paulo e também para os empregados das cidades do Litoral e Interior.

Deixo meu abraço e votos de sucesso ao atual presidente Pérsio Faulim de Menezes e sua equipe, parabenizando a todos que fizeram parte da história da Associação nesses 50 anos.

Depoimento de Theophilo Jorge da Silva Neto, atleta da Associação Sabesp na RV e integrante do Departamento de Pindamonhangaba

Entrei na Sabesp em 1982, como Escriturário, depois fui Encarregado de Lavrinhas, por um período, e agora eu sou Técnico Administrativo, em Pindamonhangaba, na RV (Unidade Regional do Vale do Paraíba). Trabalho com serviços gerais e faço um pouco de tudo por aqui, com destaque para o cuidado dos veículos e bens patrimoniais.

O que mais me motivou a me aproximar da Associação Sabesp foram as realizações das Olimpíadas, que são as maiores festas do nosso esporte. Eu fui atleta, jogava futebol e assim que entrei na Sabesp, fui para a equipe de futebol da minha região e também fui incentivado a me aprimorar no atletismo, que sempre pratiquei quando era mais jovem.

Além da dedicação pessoal ao esporte, também tive a oportunidade de dar treinamento às atletas da RV. Sinto orgulho das nossas meninas que sempre brilharam em Jogos Regionais e nas Olimpíadas, nas quais fiz parte da comissão técnica da nossa Unidade. Também, aqui em Pindamonhangaba, fiz parte da diretoria da Associação Sabesp, com os outros membros da nossa cidade.

Foi muito gratificante participar das Olimpíadas, principalmente pela integração entre os funcionários. Era um clima de muita alegria, de criação de amizades com colegas de outras unidades da Sabesp, dando um o sentido da verdadeira formação da família sabespiana, em virtude dos laços tão fortes que a gente criava nesses encontros.

Entre muitos momentos bons, o que mais me marcou foi a Olimpíada que aconteceu em Presidente Prudente (2012), na qual eu estava disputando salto em altura e fui para a final com mais um concorrente, colega Sabesp, que era muito maior do que eu... E a gente foi disputando salto a salto, numa prova que durou bastante tempo, até que eu consegui vencer no último, trazendo a medalha para a RV. E a torcida na da nossa região foi ao delírio, gritando e torcendo por mim. Aquilo foi uma emoção tão grande, que até hoje meus olhos enchem de água, só de lembrar.

Por tudo isso, desejo que os 50 anos da Associação Sabesp sejam coroados de glórias, pois agradeço muito pelos maravilhosos momentos de felicidade que ele me trouxe, nesse meio século, e também leva para todos os sabespianos. Que ela dure por muitos e muitos anos!

Em nome do presidente Pérsio Faulim de Menezes, grande incentivador do nosso esporte e das demais realizações da Associação Sabesp, parabenizo a todos os seus associados, diretores e colaboradores!

Depoimento de Ângelo Roberto de Capitani, Diretor de Esporte da Associação Sabesp, em meados de 1987/ 1988.

Eu já atuava no setor de saneamento numa autarquia, o FESB- Fomento Estadual de Saneamento Básico, quando da criação da Sabesp. Nessa oportunidade, fui transferido para a Superintendência de Sistemas Isolados da Diretoria do Interior. Nessa Unidade, assumi a Divisão responsável em implantar a área administrativa das Unidades locais da Sabesp no Interior.

Nessa posição, fiquei aproximadamente por 10 anos, inicialmente viajando e sucessivamente fixado na sede em São Paulo. Assumi em seguida o Departamento Administrativo. Posteriormente fui transferido como Assessor na Diretoria do Interior.

Na gestão do Prof. Carlos Rolim Afonso, na Associação Sabesp, fui convidado para fazer parte da diretoria, na área de esporte. Disse-lhe que não era esportista, não praticava nenhum esporte. Mas ele estava interessado no atendimento que eu poderia dar aos associados e às demandas da Associação em nível estadual, já que eu conhecia o perfil dos municípios do interior.

Aceitei o convite de bom grado, procurei corresponder a esse compromisso, mas fiquei por pouco tempo, pois me aposentei em 1986. Contudo, depois fiz parte da AAPS (Associação de Pensionistas e Aposentados da Sabesp), sou sócio nº 2 e um dos seus fundadores.

E na sede da AAPS, no mesmo espaço da Associação Sabesp, na Rua 13 de Maio, tive a oportunidade de ver o quanto essa Associação cresceu, principalmente nas gestões do Pérsio Faulim de Menezes, que é uma pessoa fora de série, um líder comprometido com seus seguidores.

Reconheço que a Associação Sabesp cumpre uma missão fundamental de levar o lazer ao alcance de todos e que a mesma expandiu muito o seu atendimento a associados de toda a região metropolitana, litoral e interior, além de fazer parcerias com outras entidades, como a própria AAPS, em eventos memoráveis.

Já fui em Colônia de Férias com minha família e fomos bem atendidos, bem como em festas da Associação Sabesp. Depois dessa pandemia, fiquei meio afastado dos eventos sociais, mas assim que puder marcarei minha presença.

Na oportunidade dessa comemoração do Jubileu de Ouro, 50 anos de Associação Sabesp, quero felicitar e elogiar as suas diretorias sempre ativas, que souberam se aperfeiçoar.

Hoje o sócio da entidade conta não só com os pontos de lazer da Associação, mas também com excelentes benefícios, como parcerias comerciais, com universidades, seguro de vida, facilitação de compra de carro. Realmente, é um trabalho primoroso! Parabéns a toda equipe!

Depoimento de Maria del Carmen Vazquez, diretora de Comunicação da Associação Sabesp, na gestão de 2006 a 2009

Entrei na Sabesp, como Escriturária, passei pela antiga Diretoria de Construção até que me graduei em Comunicação Social. Na oportunidade, surgiu uma vaga na Superintendência de Comunicação. Passei na entrevista e, assim, comecei a atuar na área.

Na época, não tínhamos referência de como estruturar um evento, para atender essa demanda fiz alguns cursos. Além disso fiz pós-graduação em Relações Públicas e mestrado em Comunicação Empresarial, que me credenciou a ser professora de Relações Públicas da Faculdade Casper Líbero, durante 17 anos.

Voltando a falar da Sabesp, a minha atividade era principalmente visitas às instalações da empresa, atendíamos desde crianças até integrantes de cursos de pós graduação. Recebíamos também profissionais para Benchmarking inclusive do exterior. Esse trabalho era coordenado pelo diretor da época, o Parreira. Vale dizer que, na época, a comunicação era responsável por fazer todos os eventos da RMSP e do Interior. As visitas só eram realizadas na RMSP, com o tempo algumas unidades regionais passaram a fazê-las
Como Coordenadora de Relações Públicas tive oportunidade de desenvolver vários projetos, em educação ambiental. Um deles é o teatro de fantoches, criado pelo Wilson Santana. Esse trabalho foi um divisor de águas na comunicação, pela primeira vez tratamos de forma lúdica um tema tão importante quanto a preservação do meio ambiente. Importante colocar que foi segundo teatro do Brasil a falar sobre meio ambiente. Na mesma linha criamos o projeto “Multiplicadores de ideias”, o que nos dá muito orgulho por ter sido premiado e reconhecido como um dos melhores do Brasil. Acredito em ações lúdicas para a conscientização da população.

Então, fui promovida a Gerente de Divisão de Eventos e tínhamos mais acesso as informações sobre lançamento e inaugurações de obras, o que facilitava propor algumas ações na região onde seriam os eventos. Trabalhávamos muito, fazíamos vários eventos no mesmo dia, mas era muito prazeroso.
É muita coisa, sabe? São quase 40 anos de empresa. Hoje eu trabalho com a memória empresarial da Sabesp, que consiste em preservar e registrar a história da empresa, por meio de documentos, fotos entre outros itens. Esse acervo nos dá base para criar diversos produtos principalmente em datas comemorativas.

E em meio a essas muitas ações dentro da empresa, também fui convidada para ser diretora de comunicação da Associação Sabesp, pelo então presidente Cláudio Borges, na gestão de 2006 a 2009. Aceitei com muita felicidade, pois não esperava e isso aumentou ainda mais meu carinho e admiração pela Associação Sabesp
Ao meu ver, é admirável o trabalho desenvolvido por todos que lá operam, liderados atualmente pelo Pérsio Faulim de Menezes, que trabalha sua evolução, numa luta contínua para que Associação seja respeitada. É de se “tirar o chapéu”.

Apesar de não ter frequentado todas as áreas da Associação, já fui e me encantei com o Clube da Cantareira, bem como nas suas boas festas. Sou associada desde quando entrei na empresa e nunca deixei de ser, porque admiro a Associação e todos os seus dirigentes e colaboradores voluntários, ao longo de sua história.

Sinto muito orgulho dizer que eu participei dessa Associação em sua diretoria executiva e também como diretora de comunicação do Grêmio Pinheiros, na época comandado pelo Caixeta, que me convidou e aceitei com muita alegria.

Para mim, a Associação representa o lado social e o bem estar do sabespiano. Me encanta a preocupação e o carinho que a entidade emprega em seus eventos e ações, pensando na valorização da qualidade de vida, empregando e cumprindo assim sua missão.

O período que eu mais destaco na minha atuação, como diretora, de 2006 a 2009, foi quando a gente fez o planejamento estratégico. Naquele momento eu senti que houve uma grande aproximação com as pessoas que trabalhavam em todo o estado. Para mim foi um marco. Eu consegui entender como funcionava a Associação e quais eram as possibilidades pela frente. E assim senti uma vontade enorme de dar o meu melhor, dentro de um plano de ação, com um orçamento enxuto, mas com muita vontade de fazer o melhor. Esse planejamento estratégico foi um momento que mexeu comigo.

Outra coisa que também me marcou foi o Baile de 35 anos da Associação
Sabesp, no qual fiz o cerimonial da festa e cortei pela primeira vez o bolo dessa nobre aniversariante. Eu fiquei extremamente emocionada, pois era a minha estreia na diretoria, justamente numa data tão importante. E outro momento foi participar da elaboração do livro dos seus 35 anos.

O que eu desejo Associação Sabesp em seus 50 Anos? Que ela tenha vida longa e que continue fazendo esse trabalho bonito, seguindo a sua missão, que ela brilhe cada vez mais e que consiga tudo o que ela merece, porque ela é uma entidade muito importante, que tem que ser respeitada, valorizada e cada vez mais querida e importante para todos nós!