Entidades do setor de saneamento discutem crise hídrica na SSRH

Lideranças das entidades representativas de profissionais da Sabesp e do setor de saneamento foram recebidos na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, no dia 22 de janeiro, pelo secretário da Pasta, Benedito Braga; secretária adjunta, Mônica Porto; presidente da Sabesp, Jerson Kelman e superintendente do DAEE, Ricardo Borsari.

O objetivo desse encontro foi a demonstração da união desses organismos com a SSRH, especialmente em relação à "Escassez de água e os riscos de colapso no abastecimento público de São Paulo" e a "Nova gestão da Sabesp". Dentro desses dois contextos foram elaborados e entregues, na ocasião, relatórios com propostas e posicionamentos das entidades.

A Associação Sabesp foi representada pelo seu presidente, Pérsio Faulim de Menezes, em composição com os presidentes da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro; da ABES Nacional, Dante Pauli Ragazzi; ABES-SP, Alceu Bittencourt; APU, Francisca Adalgiza da Silva; AAPS, José Luiz de Melo Pereira; SEESP, Murilo Campos Pinheiro; Sintaema, Renê dos Santos e Sintius, Marquito Duarte. Também compuseram a mesa de trabalho os diretores do SEESP, João Carlos Bibbo, e do SASP, Carlos Estandieiro.

O encontro foi aberto pelo secretário Benedito Braga, com a explanação do panorama geral da grave crise hídrica enfrentada pelo Estado e passou a palavra às lideranças de classe que discorreram sobre alternativas de enfrentamento, com ênfase na elaboração de um plano de contingência, no reforço da imagem da Sabesp por meio de uma comunicação positiva, na criação de câmaras técnicas, na qualificação e reconhecimento dos profissionais da empresa e na busca de inovações tecnológicas, para captação, tratamento e distribuição de água.

Na sequencia, o presidente da Sabesp Jerson Kelman, em resposta aos presentes, afirmou que essa crise nunca vista em São Paulo, que pode remeter ao risco de uma situação de calamidade pública, é sua preocupação prioritária e que estaria aberto a todas as sugestões para enfrentamento dessa escassez. Afirmou ainda que até que não passe esse momento crítico não  terá condição de atender questões fora dessa situação.

Para o presidente Kelman,  " atravessar o deserto de 2015" poderá ser o maior desafio da Companhia, que terá que abrir mão de planejamentos antigos, de situação de normalidade e criar outra estrutura em caráter emergencial. Suas considerações foram endossadas pelo superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, que discorreu sobre as operações legais, como novas outorgas e regularizações para somar esforços na busca de soluções.

Após as explanações de todos os presentes, o secretário Benedito Braga concluiu a reunião, sob a alegação de estar contando com lideranças fortes e capazes de apresentarem soluções e ajustes para a atual crise, bem como o enfrentamento da mesma, advertindo que "se chover esse cenário tende a melhorar, mas temos que estar preparados para a escassez".