Conscientização pelo Autismo no Memorial da América Latina

No dia 02 de Abril foi realizado um grande evento pela conscientização sobre o Autismo em São Paulo, dessa vez no Memorial da América Latina, com cerca de 20 mil pessoas, numa festa da inclusão, onde os autistas eram os convidados principais e seus cuidadores tratados com todo o respeito e carinho que merecem.

Essa ação, desde 2013, é apoiada pela Associação Sabesp, que na ocasião foi representada por sua assessora de imprensa, ativista da causa e mãe de um rapaz com Autismo, Maria Lúcia Andrade, com seu filho João Vitor. O ponto de partida para a Caminhada, até 2019, foi na sede da Associação na Rua 13 de Maio, mas em 2023, teve que ir para um espaço maior, devido ao grande aumento de público. Contudo, o apoio permanece e também houve distribuição de água no local, em tenda estruturada pela Sabesp.

Se por um lado, a prevalência de autismo subiu potencialmente e aponta que há hoje 1 autista a cada 36 crianças (na década de 90 era 1 para cada 10 mil) deixa o mundo de cabelo em pé; por outro, vemos que junto com o crescimento da família autista, também cresceu os olhos da sociedade e da aceitação e reconhecimento de que ser atípico é faz parte do mundo “normal”, com os mesmos direitos. Ainda há um longo caminho a se percorrer, mas passo a passo, podemos conscientizar a sociedade e combater o preconceito, além de esclarecer sobre os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A maioria dos participantes vestiu azul, que é a cor oficial do Autismo, e o tema de 2023 foi “Mais informação, menos preconceito”. Entre as principais barreiras enfrentadas pelos autistas, de acordo com as organizações presentes, estão a inclusão escolar, a falta de acolhimento social e de tratamento com terapias especializadas.

Além da Caminhada, o público foi brindado com grandes shows no amplo espaço do Memorial, iniciado com o grupo da Galinha Pintadinha, que emocionou o público, seguido pelo swing de Simoninha e a alegria da Banda Osso.

Também foram servidos gratuitamente deliciosos lanchinhos e guloseimas e montadas várias tendas, com serviços e informações sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Levaram o seu prestígio ao evento, Silva Greco (secretária da Pessoa com Deficiência da PMSP); além de importantes ativistas da causa, em São Paulo, como Alexandra Oniki (Ciagg Guarulhos), Kris Poklikucha, Magda Bonfim, Mariana Alckmin, Milena Carneiro, entre outras batalhadoras e batalhadores de suma importância pelo reconhecimento do autismo na sociedade.

A Associação Sabesp parabeniza a comissão organizadora dessa festa da inclusão, liderada pela incansável Simone Alli Chair.