Associação Sabesp apóia a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo, no domingo 07 de abril

A exemplo de 2018 (foto) a Associação Sabesp  apóia a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo, a ser realizada em 07 de abril de 2019, com partida, às 16h00, da sede da AESabesp/ Associação Sabesp, na 13 de Maio, percurso pela Av. Paulista e chegada a Praça Alexandre Gusmão (próxima ao Parque Trianon).

A ação também conta com o apoio da Sabesp, da AESabesp e da Darqs Seguros. Na foto, os assessores da Superintendência de Comunicação da Sabesp, Carlos Hashish e Erika Santanna, com representantes de entidades de inclusão e apoio às pessoas com autismo

Essa Caminhada, encampada por instituições vinculadas à causa, como a Inspirare (liderada por Simone Ali Cher) e o Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (liderado por Mariana Alckmin), reuniu cerca de 5.000 pessoas, em 2018,  e tem expectativa  de superar esta marca em 2019.

De acordo com os organizadores, o principal motivo pela alta concentração de participantes, em pleno domingo, é que o número de indivíduos com espectro autista cresceu consideravelmente. Dados da secretaria de educação de São Paulo comprovam um aumento de 37% de alunos com autismo. Os organizadores atestam que há cerca de 20 anos, a escala era de 4 autistas para cada 10.000 pessoas. Hoje é de 1 para 68 pessoas (dados da ONU).

De acordo com a assessora de imprensa da Ass.Sabesp e mãe de um autista com 26 anos (João Vitor Andrade Rossi), Maria Lúcia Andrade, "há 20 ou 30 anos era muito incomum alguém conhecer um autista. Hoje quase todas as pessoas conhecem alguém que tenha um caso de autismo em suas famílias. Porém a sociedade deve estar mais aberta para a empatia, inclusão e respeito, que são os temas estampados em camisetas da Caminhada de 2019".

Não se sabe as razões científicas para o aumento dessa proporção, numa ordem quase epidêmica, mas os fatores genéticos e fontes poluidoras são os maiores indicativos.