Atletas da Associação Sabesp representam a Baixada Santista em competição nacional

Os Jogos Nacionais da Indústria realizado pelo Sesi contará este ano com representantes da Baixada Santista. Trata-se da equipe de natação formada por quatro atletas da Associação Sabesp, que disputarão três provas de natação para atletas acima de 40 anos.

Os colaboradores competirão no revezamento 4x50 metros livres e em duas disputas individuais na distância de 50 metros. A classificação para a etapa nacional foi conquistada após vencerem nas fases Local, Estadual e da Região Sudeste do Brasil, disputada em dezembro de 2013, em Rio Claro (SP).

Na última vitória, os quatro atletas do revezamento alcançaram o tempo de 1 minuto e 57 segundos; e o técnico em gestão de 47 anos Marcelo Barroso Cunha, que atua na Adução e Reservação (RSTA11 e 12) ainda obteve índice para nadar em duas provas individuais nos estilos peito e costas. “Quero ter um bom desempenho em todas as disputas, mas meu principal objetivo é ajudar a equipe a se classificar para a etapa internacional da competição”.

Representar a empresa, a Baixada Santista e o país, também é a meta do associado da área de Recursos Humanos, Edison Simões Júnior (Indio), de 45 anos. “É a primeira vez que temos a chance de nadar em uma competição nacional e daremos o nosso melhor”, afirma. Eles treinam individualmente de três a quatro vezes por semana, sempre que é possível após a rotina de trabalho.

Mais velho da equipe, com 56 anos, Laudelino Ferreira Bernardes, da Divisão de Eletromecânica e Manutenção/Saboó, voltou às piscinas com o incentivo dos colegas de trabalho. “Aprendi a nadar com sete anos e competi até os 16. Estava parado há muitos anos, quando fui incentivado a retomar a rotina pelos outros atletas. Essa classificação foi mais uma injeção de ânimo para seguir em frente”, declara o técnico em sistemas de saneamento.

O quarto nadador é o engenheiro Juarez Pereira de Sá, que compõe o time de revezamento. Com 46 anos, ele vem tomando cuidados especiais em relação aos treinamentos e na alimentação. “O treinamento está mais leve para evitar possíveis lesões e a alimentação mais reforçada e regrada”, comenta o atleta da Coordenadoria de Empreendimentos Sul (RES).

Os Jogos Nacionais da Indústria do Sesi envolvem mais de 1200 funcionários de empresas espalhadas por todas as regiões do país em dez modalidades, com disputas masculinas e femininas divididas por faixas etárias a partir dos 16 anos. A cidade de Belém, no estado do Pará sediará o evento, que acontece entre os dias 9 e 14 de setembro.

Colaboração- Produção de matéria e envio: Karina Alves/ Angela Guimarães