Adeus 2020 - O Ano do "Novo Normal". Feliz 2021- Um Ano de "Esperança e Superação"

(*) Por Pérsio Faulim de Menezes
Presidente da Associação Sabesp

Estamos em dezembro de 2020! Que Ano Diferente!
Que seja bem vindo 2021, com a renovação das nossas esperanças!

Como todos, a Associação Sabesp também precisou se reinventar para viver o seu " Novo Normal". E hoje somos sobreviventes desse período de fortes emoções, com o lembrete de que ele não irá simplesmente terminar quando o relógio bater a meia-noite no dia 31 de dezembro. Sim, ainda temos um longo desafio pela frente, o qual, com fé, iremos superar!

Todavia, em razão de tudo o que passamos e o que ainda nos aguarda, o balanço de 2020 merece uma reflexão e ser dividida com todos os nossos associados:

Início da Pandemia

Tudo caminhava dentro do previsto, com demandas para cumprir, busca de bons resultados para levar "O Lazer ao Alcance de Todos", planos de captação de recursos para conseguir mais condições para expandirmos, quando, em março de 2020, sentimos o impacto da necessidade de proteção e o isolamento social, causado pelo novo coronavírus.

Mas uma paralisação total das atividades não poderia ocorrer; afinal nossos funcionários teriam que manter seus empregos para o sustento de suas famílias, assim como os nossos associados e colaboradores teriam que ter um canal de atendimento.

Nos restou a opção do trabalho à distância, onde todos permaneceram resguardados em suas moradias, porém produzindo, inclusive para suprir a  necessidade de apoio, num momento tão imprevisível como esse.

Nossos pontos de referência, além do olhar humano para quem estava vulnerável nesse momento, foi o de garantir acessos de produtos e serviços, por meio de nossas fortes parcerias e convênios, inclusive na área da educação e saúde (pilares desse período).

Também o fator "segurança" era imperativo, o que motivou o nosso Seguro de Vida em Grupo a manter todos os benefícios regulares, sem redução alguma em termos de indenizações, apesar das restrições impostas pela paralisação, que fizeram com que muitas seguradoras alterassem seu padrão de atendimento. Com a nossa, além de não nos permitir tirar nada, ainda somamos complementos de apoio ao segurado.

Flexibilização no Meio do Ano
Como a Associação Sabesp, em tamanho, figura como a maior entidade de lazer corporativo do País e administra grandes espaços abertos na Capital, Interior e Litoral, no meio do ano, em julho, foi possível retomar parte de nossas ações presenciais.

Assim, dentro dos protocolos legais de higiene, distanciamento e preservação da vida, começamos pela abertura e funcionamento da sede da Associação, com funcionários vindos em dias alternados e nos demais dias atendendo de modo remoto.

Da mesma forma, nossas Colônias de Férias de Bertioga, Ilha Comprida e Presidente Epitácio retomaram suas atividades. Para tanto, foram equipadas com processos de profilaxia de ponta, como sanitização, colocação de recipientes com álcool gel, fiscalização de uso restrito de áreas comuns, com obrigatoriedade de máscara, medição de temperatura de quem entrasse nas dependências e revezamento de contingente, além da capacitação de funcionários para um diferenciado atendimento aos hóspedes, dentro dos protocolos de higienização.

Enquanto isso, a nossa Colônia de Cardoso passava por um importante processo de reestruturação de sua sede.
Essas ações de atendimento nas Colônias também foram estendidas aos nossos Clubes Metropolitanos - Cantareira e Paiva Castro - e aos nossos Clubes Regionais - Alemoa, Assis, Auriflama, Fernandópolis, Franca, Itapetininga, Jales, Nhandeara, Novo Horizonte, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Registro, São José dos Campos, Tatuí e Tupã, bem como aos nossos grêmios abertos, para atender os funcionários da Sabesp em todos os municípios de São Paulo, operados pela Companhia.

Efetivamente, também aceleramos a divulgação dos benefícios que só a Associação Sabesp vem oferecendo nesses tempos difíceis. Notamos que nossos associados começaram a reagir para melhorar seu momento presente com pedidos de carta de bônus para aquisição de automóveis (o desconto dessa operação pode equivaler a 2 anos de mensalidade da Associação), procura pelas nossas promoções de eletrodomésticos e pelos serviços e cuidados com  a saúde, como planos odontológicos e redução de custo em farmácias, por meio de nossas parcerias.

Além da reação ao momento presente, sentimos que nossos associados também mantinham a preocupação de preparar bem o seu futuro e o da sua família, respondendo com credibilidade aos nossos incentivos à educação (convênios com escolas de ensino regular e universidades em níveis de graduação, pós graduação e MBA), e planejando viagens, com boas condições de segurança, qualidade e custo, além de maior procura de informações sobre o nosso Seguro de Vida em Grupo.

De forma responsável, transparente e sempre com instruções orientativas, a Associação foi disponibilizando os seus recursos, para o usufruto do associado, com as respostas que ele precisa para viver o seu presente e planejar o futuro.

Encerramento do Ano

É com satisfação que vemos, nesse último trimestre de 2020, uma união ainda maior do nosso associado com a entidade que lhe representa. A interatividade com nossas redes sociais deu um salto significativo.

Assim que as Colônias reabriram, ficaram lotadas, dentro da capacidade liberada para cada região. O retorno dos hóspedes foram elogiosos e nos motivam ainda mais aprimorar este segmento. A Colônia de Cardoso, um verdadeiro oásis para quem busca paz, natureza exuberante e uma boa pescaria, já ficou pronta e em breve estará entrando em operação de acordo com os protocolos.

As parcerias obtidas pela nossa coordenadoria social cresceram a ponto de gerarem 100 mil reais em Benefícios vindos dos incríveis descontos em aquisição de automóveis, cursos on line, saúde, diversão e compras de artigos de moda e utensílios.

Nesse ínterim, vale ressaltar que todo o trabalho dos nossos diretores, que se dedicaram ao máximo para minimizar os impactos desse período, é absolutamente voluntário. Eles só são pautados pela finalidade de levar qualidade de vida, de modo corporativo, ao sabespiano, por meio do lazer cultural, social e esportivo. Trata-se um investimento humano sem preço, que traz recompensas inestimáveis em termos de produtividade, aprovação e boa convivência na Empresa.

Mediante a esse cenário, a lição que tiramos é a do enfrentamento, com consciência, segurança e dignidade!
Nos solidarizamos com as perdas que muitas pessoas sofreram, seja das suas finanças, de sua estabilidade emocional e até mesmo de preciosas vidas de seus entes e amigos.

Mas não podemos deixar de olhar esse ano como  uma oportunidade ímpar de revermos nossos valores, de estarmos próximos das pessoas que amamos e de nos reinventarmos para conceber o grande milagre da vida.
E é com um brinde à vida, paz no coração e fé no amanhã, que a Associação Sabesp deseja a todos os seus associados e familiares, amigos e colaboradores um Natal pleno de esperança e um Feliz 2021!

No próximo ano, ainda haveremos de celebrar, de forma especial, os 30 Anos de nascimento da Chapa "O Lazer ao Alcance de Todos", que só nos lota de orgulho pelas realizações e gratidão aos associados, por ter votado, de maneira contínua, em seus componentes para gerir a Associação Sabesp.

Um grande e fraterno abraço, por enquanto virtual, a todos, mas com o sentimento de estarmos cada vez mais próximos!

Nota da Redação

(*) O Presidente da Associação Sabesp - Pérsio Faulim de Menezes é engenheiro, entrou na Companhia há 49 anos, pela SBS, antes de ela ser integrada à Sabesp. Nascido em Santos - SP, entre os seus feitos na Companhia, está uma obra que mudou a vida dessa cidade; a construção do emissário submarino de Santos e São Vicente.
Participa da vida da  Associação Sabesp, desde a sua fundação realizada pela Comasp/ Sabesp, em 1972. Em 1991,lançou a chapa "O Lazer ao Alcance de Todos", que até hoje se constitui na grande liderança da entidade, por ter alavancado o seu patrimônio, conferindo-lhe a referência de ser a maior entidade de lazer corporativo do País, além de promover ações de benefícios, cultura, esporte, lazer e qualidade de vida, para todos os sabespianos e seus familiares.