A nossa vida com a Inclusão - O que é incluir?

Entende-se por inclusão um processo no qual as pessoas excluídas por serem diferenciadas (sejam acometidas por deficiências físicas ou intelectuais ou por condições de vida que as coloquem em vulnerabilidade, como o abandono ou a miséria) são acolhidas pela sociedade e, juntas, buscam recursos para terem oportunidades iguais para se viver em uma cidadania, com dignidade.

Vale dizer que, ainda hoje, apesar de todo um trabalho de abertura de horizontes sociais,  as pessoas taxadas de  “deficientes” ou "vulneráveis" carregam essa conotação negativa e encontram muita resistência, posto que alguns as vêem como indivíduos que dão gasto, exigem cuidados desmedidos e que vivem dependendo da ajuda dos outros.

Mas não é bem assim, pois é perfeitamente possível sim que os deficientes e vulneráveis consigam superar suas limitações e tenham uma vida independente, trazendo contribuições para sua família e para a sociedade.

Para que isso aconteça, só depende de aceitação das diferenças individuais, da valorização do potencial de cada indivíduo e da boa convivência com cooperação e incentivo.

Percebe-se que a presença de pessoas diferenciadas em meio às pessoas típicas causa uma mudança positiva de perspectiva social, educacional, ocupacional, cultural e humanitária, formando uma corrente de boas práticas e de bons resultados.

Dessa forma, a inclusão é um grande benefício para toda a humanidade, por reforçar que as diferenças são aceitas, respeitadas e que todos nós temos direitos iguais e assegurados.

O "Projeto Vida Nova 2021" tem a inclusão como uma de suas bases, com um olhar no futuro para uma sociedade mais evolutiva. Afinal, reconhecer a importância do diferente e agregá-lo, de forma proativa, principalmente no período singular que ora vivenciamos, também é fazer a diferença na busca de um mundo melhor.