Dia 2 de Agosto de 1972 - JUBILEU DE SAFIRA – 45 ANOS DA ASSOCIAÇÃO SABESP

Exatamente há 45 anos atrás um grupo de dirigentes da COMASP, precursora da Sabesp, criaram o Grémio COMASP, precursor da Associação Sabesp, com o intuito de promover a qualidade de vida e a integração dos empregados, da que viria se tornar a Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a maior empresa de saneamento das Américas.

Nesse mesmo ano, 2 meses antes, eu tive o privilegio de ser contratado para trabalhar na Cia de Saneamento Básico da Baixada Santista – SBS, iniciando uma carreira de 43 anos na Sabesp.

A visão desses homens preocupados com o desenvolvimento biopsicosocial das pessoas responsáveis para promover saúde aos habitantes da cidade mais importante do nosso pais, frutificou ao longo dos anos e transformou um campo de futebol na ESI Santa Inês em uma das maiores associações classistas do Brasil.

Nosso primeiro presidente o Engº Julio Casarin tem seu nome aqui citado representando os milhares colaboradores da Empresa, que, como Presidentes, Diretores, Conselheiros, Presidentes de Departamentos, Diretores e seus Conselheiros contribuiram voluntariamente na construção dessa grande entidade que tanto fez e continua fazendo para os resultados positivos alcançados pela Sabesp na sua trajetória.

A nossa missão de levar através do lazer, com atividades sociais, culturais e esportivas, oportunidades que valorizem os recursos humanos da Empresa, tem sido desenvolvido nesses 45 anos com muito amor e dedicação.

Todas as gestões que aqui passaram, deixaram suas marcas mesmo em momentos difíceis.

Sempre dependentes da Empresa e dos responsáveis pela mesma, vivemos momentos de desenvolvimento e de retração de acordo com o nível de importância que éramos contemplados.

O grande apoio das diretorias e do corpo de gerentes da Empresa sempre influenciaram nas nossa atividades.

Aonde um Superintendente ou Gerente se identificava e reconhecia a importância do trabalho realizado pela Associação, ela florescia e dava os frutos esperados pela integração e união nesse local.

Ao entrar na Empresa pude usufruir dos primórdios da nossa Entidade como atleta em várias atividades esportivas.

Em 1979 fui convidado para assumir a Diretoria Regional da Baixada Santista, cargo que exerci em duas gestões até 1983, quando fui transferido para a Superintendência do Vale do Paraíba, onde assumi em 1985 a Diretoria Regional da mesma até 1991, quando fui transferido para Assessoria da Presidência da Sabesp em São Paulo.

É importante ressaltar o empenho e dedicação de todos os diretores que me ajudaram nesse período destacar o trabalho da Associação Sabesp nessas regiões.

Esse trabalho reconhecido nos credenciou a participar da eleição histórica de 1991 para presidência da Associação.

A primeira eleição com a participação direta de todo nosso quadro associativo, disputada por 3 chapas, que nos distinguiu com a vitória.

A partir daí, com o apoio fundamental de todas as Diretorias da Sabesp ao longo de 5 gestões consecutivas, até 2006, e a felicidade de ter tido ao nosso lado uma plêiade de amigos competentes que comungavam do mesmo ideal, nossa Associação com a marca “O Lazer ao Alcance de Todos” teve um crescimento vertiginoso no seu quadro associativo e no seu patrimônio próprio.

Com seriedade, visão e eficacia na aplicação dos recursos financeiros recebidos da Empresa construímos um patrimônio próprio em áreas de colônias e clubes em todo Estado de São Paulo estimado hoje em R$ 30.000.000,00.

Nos primeiros anos da gestão atingimos um atendimento para mais de 18.000 associados efetivos que correspondia na época cerca de 60.000 pessoas com seus familiares. Um município de porte médio do nosso Estado.

Nesse período realizamos centenas de eventos socioculturais e esportivos como Olimpíadas Esportivas, Grandes Bailes, Festas Juninas, Festivais da Criança e Confraternizações de Natal, além de Concursos de música e literatura.

A partir de 2007 passamos a ter grandes dificuldades com a redução drástica do quadro de funcionários da Empresa e do apoio financeiro que recebíamos que repercutiu diretamente na redução do nosso quadro associativo e das nossas atividades em prol de nossos associados.

Mesmo assim temos procurado com muita dedicação manter acesa a chama do nosso ideal de levar o lazer para todos, pois acreditamos que, só através do mesmo, poderemos obter o equilíbrio biopsicosocial do ser humano.

E para nós, esse ser humano, são todos os empregados que formam uma das maiores empresas de saneamento do mundo.

Com o apoio da atual Diretoria da Empresa estamos buscando alternativas para realizarmos atividades que atinjam ao interesse de todos os funcionários que ainda não fazem parte do nosso quadro associativo ou que deixaram de fazê-lo.

Por isso, neste ano, estamos nos esforçando para realizar eventos especiais, valorizando os associados onde quer que estejam, pois um Jubileu de Safira – 45 anos de existência é um marco significativo que precisa ser comemorado.

Sabemos das dificuldades que os colaboradores da Empresa estão passando, mas temos a convicção que a alegria e a esperança são fundamentais num momento como esse, e nos dão forças para vencer os obstáculos que surgem na nossa vida.

Agradecemos a Deus pela existência da Associação Sabesp e por todos que conosco trilharam esse caminho, ao longo de tantos anos, construindo uma linda história de amor na vida de milhões de pessoas.

Que Deus abençoe a todos.

Pérsio Faulim de Menezes