Diretoria Cultural

Nossos coralistas em workshop de Mandalas

Os integrantes do Coral da Associação Sabesp participaram do Workshop “Cenário Mandalas”, tendo como facilitadora a artista plástica, Valéria Alonso.

Na oportunidade, cada qual construiu as suas próprias mandalas, que foram utilizadas na decoração do XII Encontro de Corais Corporativos e VIII Encontro de Corais da Terceira Idade, em Santo Antonio do Pinhal.

Vejam os depoimentos dos participantes ao se encantarem com suas criações:

"As mandalas apareceram na minha vida no período de recolhimento pelo qual todos passamos e me ajudam a focar no momento presente, trazendo paz e diminuindo minha ansiedade. Dessa forma acreditei que, assim como essas práticas me ajudaram, poderiam ajudar outras pessoas. Então, a ideia do workshop surgiu como uma partilha de algumas técnicas que eu havia desenvolvido no ateliê e que poderia pôr em prática em grupo.
Falei com o Carlos, nosso regente, sobre a possibilidade de fazermos um workshop envolvendo as pessoas do coral, de forma livre e com participação espontânea. Ele topou de cara e sugeriu que o resultado deste trabalho pudesse ser o cenário para a nossa apresentação em Santo Antônio do Pinhal.
Surge aí o *Workshop Cenário Mandalas* e, lançado o convite ao grupo, várias pessoas ingressaram no projeto. Eu já sabia que essas pessoas eram talentosas artisticamente, pois abrilhantam o coral, mas não sabia que tinham tantos tesouros das artes visuais a serem descobertos!
No início tivemos o desafio do desenho que foi sendo construído com calma e resiliência e depois a pintura, talvez ainda mais desafiadora. A beleza dessa prática foi ver a construção de cada mandala representando um pedacinho daquele(a) que a construiu. Todas nasceram a partir de um círculo e tiveram as mesmas diretrizes iniciais, porém, tomaram forma, cresceram e floresceram trazendo cor, vibração, alegria e, como gosto de dizer, trazem impresso o DNA de cada participante.
Deixo aqui meu agradecimento especial a todos que abraçaram o projeto, às pessoas que participaram e compartilharam comigo de deliciosos momentos criativos, ao querido maestro que recebeu minha ideia tão prontamente e que participou ativamente da construção deste cenário e, a Associação Sabesp pelo grande apoio e viabilização deste workshop.
Gratidão e alegria!"
Valéria Alonso

"Cheguei no 1º sábado com muitas idéias, aguardando por um direcionamento. Iniciei meu desenho e, dado momento, tive que mudar de direção. Trabalhar em contingência é muito difícil pq vc não sabe para onde ir. Ouvi várias opiniões e tive ajuda para realizar alguns desenhos, quando, finalmente alguém me disse que minha Mandala se parecia com as penas de um Pavão. Achada a linha mestra, parti nessa direção, recebendo orientações da Valéria para aplicar a técnica adequada. Confesso que me surpreendi positivamente com o resultado e não imaginava que conseguiria finalizá-la tão bem e gostar do meu trabalho! Agradeço a oportunidade do aprendizado." 
Angelica Gonçalves

"Foi com muito entusiasmo que participei, desde o primeiro encontro, da Oficina de Mandalas. Amei! Estou super feliz  de ter participado, com alegria. Muito obrigada."
Ieda Paiva

"Quando aceitei esse desafio, o fiz despretensiosamente, e foram muitas as tardes de sábado, sempre  divertidas. Não me preparei pra esse trabalho, pois o tempo era exíguo e os desenhos foram acontecendo, espontaneamente.  Confesso que algumas vezes, não fiquei muito contente com o resultado, então, fui refazendo até o trabalho final, que me trouxe felicidade."
Cornélia Silva

"Participar, interagir, compartilhar no grupo, para a confecção da Mandala foi uma experiência muito gratificante."
Ana Maria Souza

"Para mim foi transformador. Nunca tive nenhum talento para artes. Foi um desafio! Fiquei muito feliz com os resultados. Tanto da parte artística como da parte psicológica. Ajuda a relaxar e mergulhar numa paz desconhecida.
Agradeço pela oportunidade. Gratidão a nossa mediadora, Valéria e ao nosso regente, Carlos.
Carinho às meninas que, junto comigo, entraram nesse mundo gostoso."
Denise Martini 

"Fazer parte da oficina foi incrível! Num ambiente calmo, com música boa e um cafezinho quente e acolhedor, os ensinamentos da Valéria proporcionaram momentos muito felizes. São mãos amigas agindo juntas, doando-se, num trabalho feito com o coração.
Tem muita dedicação e carinho envolvidos no trabalho com as mandalas. Compor o cenário da Elis com as mandalas é emocionante e uma grande realização. Valéria e Carlos nos proporcionaram essa adorável vivência."
Suzana Meira

"A experiência na Oficina de Mandalas foi muitoooo incrível! No início eu estava muito insegura mas a Valéria soube conduzir muito bem o grupo, nos passando muita confiança e incentivo.
Eu gostei muito da experiência e se tivesse outra, eu participaria, com certeza!"
Elaine Costa

"Criar uma mandala foi uma experiência incrível. Me proporcionou ao mesmo tempo uma atividade relaxante e meditativa, reservando as tardes de sábado para esse momento único. E o entrosamento com os coralistas foi muito legal assim como a orientação da Valéria."
Helena Yagyu

 “A princípio, eu nem pensava em participar do Workshop de Mandalas mas quando eu vi a empolgação da galera, criando os desenhos, decidi começar tb. Queria apenas ajudar no que fosse preciso, sem me envolver na arte pois acreditava não ter paciência para a criação de desenhos com muitos detalhes. A minha experiência foi maravilhosa pois tive a ajuda de todos em como desenhar, cores que poderia usar, empréstimos de materiais e até mesmo elogios sobre a minha criação. Isso me fez querer está ali todos os sábados, ansioso para ver o trabalho concluído.
Minha expectativa é ver esse lindo trabalho enfeitando o palco em cada apresentação do Coral."
Rogério Guimarães

 "De início foram vários objetos conhecidos: lápis, borracha, régua, compasso, transferidor, tintas, pincéis e uma imensa madeira em MDF que se transformaria numa mandala.
Para mim, era uma novidade no mundo das Artes. Aos poucos, dia-a-dia, pincelada após pincelada, imersa no meu interior, cada vez mais eu interagia comigo mesma, através dos riscos e pinturas que iam transformando aquela peça em algo real. Sob a orientação da Valéria Alonso, a confecção dessa obra foi um orgulho indescritível pois pude desfrutar desses momentos únicos, juntamente com os colegas do grupo que embarcaram nessa viagem deslumbrante comigo!"
Elisabeth Bambace

 "Quando me inscrevi não sabia no que ia dar.  Já fiz vários cursinhos de artesanato mas há muito tempo. Consegui desenhar o modelo e pintei. Muito bom vc ver a arte se formando pelas suas mãos. É uma terapia."
Miriam Hutterer

Associação Sabesp

Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br

Cadastro

Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.