DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Live de Inclusão homenageou os pais especiais

Transmitida ao vivo, pelo nosso Canal do Youtube, na tarde de 26 de Agosto de 2021, essa Live de Inclusão trouxe, como convidado Luciano Devidè, que é Agente de Saneamento Ambiental na Sabesp de Botucatu, publicitário de formação, empreendedor de uma marca de perfumes, dirigente da entidade "Portas Azuis - Autismo em Ação" e, principalmente, pai de Jesse (14 anos), que tem autismo, e de Lorenzo (6 anos), cujo desenvolvimento tem sido de acordo com os padrões esperados para as crianças de sua idade.

A saudação inicial foi feita pelo presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes que discorreu sobre o forte apoio que a entidade presta à causa do Autismo, inclusive lembrando a última caminhada de 2019, que reuniu dez mil pessoas, partindo da sede da 13 de Maio para a Av. Paulista. Na ocasião, ele saudou o sabespiano Luciano Devidé, como "Prata da Casa", desejando-lhe muito êxito em sua trajetória.

Na sequência, a jornalista Maria Lúcia Andrade prosseguiu com a entrevista, com abordagem para o tema "Pai para toda a Obra", na qual o convidado versou para a aceitação e amor que todo filho deve ter.

Como ele é pai de filhos, sendo um típico e o um atípico, também foi perguntado quem dava mais trabalho? E para a surpresa dos ouvintes, o entrevistado disse que o típico (dentro dos padrões de desenvolvimento) é o que exigia mais em termos de horários, disciplinas e acompanhamento. Já com o garoto com o autismo, passado o impacto inicial, ele e sua esposa, Andréa, conseguiram implantar uma rotina e ter uma vida equilibrada.

Luciano também analisou o papel do pai, da mãe e da família, perante ao desafio de se ter uma pessoa com autismo e tratá-la de uma maneira inclusiva, normal, com respeito ao que ela é e como ele irá corresponder. Para o nosso entrevistado há uma diferença essencial entre esperança e expectativa, pois a primeira te incentiva e a segunda te frustra. Sendo assim, ele evita comparações entre os filhos e de seus filhos com outras crianças, respeitando o jeito de ser de cada um.

Luciano tem um trabalho social de grande importância para a conscientização sobre o autismo, em Botucatu, como fundador e presidente da Associação "Portas Azuis - Autismo em Ação", que acolhe as pessoas inseridas na Causa.

No abril azul de 2021, mês em que se comemora do Dia Internacional da Conscientização pelo Autismo (02.04) ele conseguiu que sua cidade fosse toda trabalhada no Azul, que iluminou edificações importantes na cidade, como a sede da Sabesp, da Igreja, da Polícia Civil e do teatro Municipal, entre outros.

Quem quiser conhecer o trabalho da Associação, basta clicar no seu site: https://associacaoportasazuis.com

E quem quiser ver essa Live no Youtube, o link é https://youtu.be/5MXbxGDT0kM