Diretoria Cultural

Associação Sabesp lança o livro do "Causos SABESP e Outras Verdades II ”

No dia 14 de março, foi realizada a Cerimônia de  Lançamento do Livro "Causos SABESP e Outras Verdades II ” – da Associação Sabesp, no Auditório "Eng Tauzer Garcia Quinderé"  (Pudim), na Unidade da Sabesp do Complexo Pinheiros.

A obra é o resultado dos "Causos" enviados para o Concurso com o mesmo título (idealizado pelo jornalista e associado, Wilson Santana), ocorrido em 2015; portanto, ver seus textos impressos foi a conclusão de um verdadeiro "sonho" para os autores e simpatizantes da boa literatura .

A condução do evento ficou sob a responsabilidade da diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena Almeida, promotora dessa ação que motiva a vários associados expressar o seu talento e nos trazer ricas histórias vivenciadas tanto na Sabesp quanto em eventos da Associação. Na oportunidade, ela mencionou que o livro"Causos SABESP e Outras Verdades II ”  contou com 58 causos concorrentes mais 27 causos "hors concours" , feitos por colaboradores literários. E ainda assegurou que em todas as páginas, o leitor encontrará  ternura,  amor, diversão, malandragem e uma diversidade de sentimentos em cada história contada.

Em meio aos  pronunciamentos, aconteceu a peculiar intervenção do ator sabespiano e autor de um dos causos inseridos no livro, Jodinaldo Pinheiro, interpretando o caipira Joca para contar alguns causos do livro. Com deliciosas narrativas, como a de uma dupla num boteco da Igarapava, o sofrimento de um estagiário em uma feijoada improvisada, o medo de fantasma em um amigo da Sabesp de Cotia, com fundo para um cemitério, e de um gaúcho que era um caçador de peixes, sua performance arrancou risos e aplausos da platéia.

Embora todos os "causos"  são de ótima qualidade e valem a leitura do livro, os vencedores do concurso também foram destacados:  1º lugar: Maria Antonieta Vieira Olivo (aposentada pela MC), 2º lugar: José Carlos Santos Peres (RA/Avaré) e  3º lugar Samuel Camargo Neto (MNI).

Outro momento emocionante do evento, foi a homenagem prestada ao saudoso e renomado fotógrafo sabespiano, Odair Marcos Faria, padrinho de um recente concurso de fotografia da Associação Sabesp, na ocasião representado  pela sua viúva, Christina Flório Faria.

A diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena, que atuou muito com Odair na PC, Superintendência de Comunicação da Sabesp, discorreu sobre a saudade de sua marcante presença, sua alegria o seu talento e os momentos de descontração que ele proporcionava.

E Christina Faria reafirmou que esse espírito de menino também era cultuado dentro do seu lar, contando que certa vez ele fez uma brincadeira que havia ganho na loteria, tomada como verdade até pelo presidente da Sabesp no período, que citou o feito num evento e posteriormente em sua casa choveu  ligações de cumprimentos... E ele só ria da situação.

Outra frase desse poeta das melhores imagens da memória da Sabesp era: "a gente se diverte a valer no nosso trabalho e ainda ganha para isso". Por causa de momentos como esse  é que Christina Flório Faria atestou, com muita propriedade: "temos muita saudade do Odair, mas uma saudade bonita, principalmente por termos tido o privilégio de partilhar a vida com um ser humano como ele".

Ao auditório lotado, foram feitas muitas referências ao bem que a arte nos proporciona. E nesse clima de descontração, o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, aludiu a importância de um evento dessa natureza, para mostrar os talentos dos sabespianos. Na oportunidade, ele ainda reproduziu a história da Associação Sabesp e sua comemoração dos 45 anos, em 2017, na extensa programação de eventos em todas as regionais, em seu Jubileu de Safira, bem como elogiou a dedicação da diretora Luzia Helena, parabenizou os artistas presentes, agradeceu o público e ainda contou um acontecimento quase parecido com um causo:

Hoje, pela manhã, fui fazer alguns exames médicos, acompanhado pelo meu amigo Manuel Pereira, que ficou lendo este livro enquanto esperava. Num intervalo entre eles, voltei para a sala de espera e Manuel me indagou: "os causos e os nomes que estão aqui são verdadeiros?" Respondi: pode ser que sejam, por que? Então ele afirmou:" já no primeiro conto, se for verdade a história do sapatinho preto... " Aí, justamente na hora que fiquei interessado na tal da história, me chamaram para outro exame... O dia correu, mas estou com isso na cabeça, até agora... Vou ler o livro assim que chegar em casa, para saber que fim levou o referido sapatinho..."

Após o instigante relato, o presidente Pérsio convidou a todos a participarem de um coquetel oferecido pela Associação Sabesp, preparado pelo Buffet Do, Ré, Mi, do chef Giba, servido sob a marquise do prédio principal do Complexo Pinheiros.

Flagrante do coquetel com a diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena, junto à diretora cultural da AESabesp, Maria Aparecida Silva de Paula, e com a equipe da Superintendência de Gestão de Riscos e Conformidade /PK : Raquel Gonçalves de Sousa, Ana Maria Ribeiro (autora de Causo publicado), Michael Breslin (superintendente) e Luciano Sousa Diaz .

Importante:

- Os interessados em adquirir a obra, a mesma está à venda na Associação Sabesp sito a Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista - São Paulo - SP. Tanto o volume I quanto o II  custam R$ 20,00 (vinte reais) cada um .  Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 11 - 3147.5955, com Isabel ou Manuel.
- Os autores do livro têm direito a 02 exemplares gratuitamente. Basta solicitar na Associação ou para o Diretor Regional da Associação da sua Unidade da Sabesp.