DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Entenda as cores para enfrentarmos a Covid 19

No final de junho, a Sabesp enviou esclarecimento muito importante aos colaboradores, atuantes em diferentes municípios do Estado de São Paulo:

"Uma paleta de cores passou a fazer parte de nosso cotidiano nessa fase de retomada das atividades econômicas. São Paulo e algumas cidades da região metropolitana, por exemplo, estão na fase amarela do pós-isolamento social, enquanto outras cidades do Estado estão nas fases laranja ou vermelha.

A capacidade do sistema de saúde e a evolução da epidemia são os critérios que norteiam as fases do Plano São Paulo, estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a Covid-19, sempre com base na ciência e na saúde.

Saiba mais sobre o significado de cada cor e como se orientar na fase em que sua cidade está enquadrada:

Fase 1 – Vermelha – Alerta Máximo
É considerada uma fase de contaminação, com liberação para o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais.

Fase 2 – Laranja – Controle
É uma fase que exige atenção, com eventuais liberações para funcionamentos de setores da economia. Nessa fase, os shoppings, o comércio de rua e os serviços podem funcionar com apenas 20% da capacidade e horário reduzido a quatro horas seguidas. As praças de alimentação estão proibidas. Todos os setores devem adotar os protocolos padrões e setoriais específicos.

Fase 3 – Amarela – Flexibilização
É uma fase controlada, com liberação maior de atividades econômicas. os shoppings, o comércio de rua e os serviços podem funcionar com apenas 40% da capacidade e horário reduzido a seis horas seguidas. As praças de alimentação só podem funcionar em áreas abertas, assim como os bares, restaurantes e similares. Os salões de beleza podem funcionar seis horas seguidas, também com 40% da capacidade. Todos os setores devem adotar os protocolos padrões e setoriais específicos.

Fase 4 – Verde – Abertura Parcial
Fase decrescente, com menos restrições para o funcionamento dos setores econômicos. As atividades econômicas podem funcionar com 60% da capacidade e adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos. Continuam proibidas as atividades que provoquem aglomerações.

Fase 5 – Azul – Normal Controlado
Fase de controle da doença, com liberação de todas as atividades, de acordo com os protocolos para o funcionamento.

Nas fases em que a abertura dos setores é parcial, as atividades são priorizadas de acordo com a vulnerabilidade econômica e empregatícia.

Para saber como está a sua região, clique aqui para abrir o link.