DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Depoimentos de Julho dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp celebra os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, neste ano de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Julho e traremos outros “Pilares da nossa História” nos próximos Boletins Mensais.

Depoimento de Manuel Osvaldo Senra Álvares da Silva, presidente da Associação Sabesp, na gestão de 1977 a 1979.

A experiência, profissionalismo e espírito coletivo do engenheiro químico e sanitarista, Manuel Osvaldo Senra Álvares da Silva, o nosso 3º presidente, o levaram para a Sabesp e para a Associação Sabesp. Atualmente ele reside em Belo Horizonte- MG, a frente da sua própria empresa- ALE Arquitetura e Engenharia, especializada em projetos de tratamento de esgoto, operação de ETEs, treinamento de operadores, no território nacional e no exterior e Diagnósticos de Operação de ETEs. Veja o seu depoimento:

“Como eu era responsável pelas três Estações de Tratamento de Esgoto em Brasília, na CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, fui convidado, em 1972, para vir para a SANESP (Saneameto de São Paulo), que se tornou SABESP, em 1973, para a operação da ETE Pinheiros. Aceitei o convite e permaneci por 10 anos na empresa, até 1983, onde respondi pela Superintendência de Tratamento de Esgoto da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) e passei a integrar o Programa SENEGRAM, órgão que incluía o Projeto das grandes ETES de São Paulo, como ABC, Barueri e Suzano.

A minha aproximação com a Associação Sabesp se deu num Seminário dos Superintendentes em Serra Negra- SP, com assuntos bem massantes. Para amenizar, tive a iniciativa de passar uma lista de qual prática esportiva cada um gostava. Daí organizamos torneios que animaram esse encontro.

O então presidente da Sabesp, Reynaldo de Barros, afirmou que eu baguncei o Seminário, mas todo mundo gostou e acabou me convidando para liderar a Associação Sabesp, com foco no esporte e lazer social.

Aceitei de bom grado mais essa incumbência, mesmo com as dificuldades de falta de recursos. Porém o nosso trabalho deu frutos, dentro os quais destaco as obras na construção da reforma do Clube Cantareira, na qual mobilizamos todos os caminhões e maquinários para ficarem prontas num prazo curtíssimo, que nos foi dado. Na ocasião, Reynaldo de Barros, até brincou, dizendo que se fizéssemos isso de novo, todo mundo iria preso.

Mas tudo foi compensado quando houve a grande festa de inauguração do Clube, com um grande churrasco e acompanhamentos para milhares de associados e suas famílias.

Sinto muito orgulho e honra de ter participado da criação, história e benefícios oferecidos pela Associação Sabesp. Externos meus parabéns pelos seus 50 anos e me congratulo com todos que fizeram parte dessa importante trajetória, que em 2022 completa o seu Jubileu de Ouro.”

Depoimento de José Augusto Darcie, Diretor Regional no Vale do Ribeira, de 1985 a 1991.

Há seis anos o Eng. Darcie saiu da Sabesp e atualmente é vice-presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Sicoob Cecres. Veja o seu depoimento:
“Sou engenheiro civil e de segurança e iniciei minha carreira na Sabesp, em 1977. Atuei na Unidade da Padre João Manoel, na Superintendência de Administração de Sistemas Isolados, a  SAR, voltada à assunção dos municípios interessados em passar o seu serviço de saneamento para a Sabesp. Nesse contexto fui designado a assumir a Gerência de Divisão de Itapeva, com 18 municípios sob a minha responsabilidade, e por lá fiquei por 13 anos.
Foi ótimo mudar para o Interior, tanto pela qualidade de saúde e de vida que pude proporcionar aos meus filhos, quanto pela aproximação com a Associação Sabesp, para a qual fui convidado a ser o Diretor Regional do Vale do Ribeira, passando pelas gestões do Prof. Rolim Afonso, Geraldo Gonçalves e Pérsio Faulim de Menezes.
Uma experiência bastante prazerosa marcou esses anos, nos quais atuamos na construção de diversas áreas de lazer na região, dentre muitas destaco a Colônia de Férias de Ilha Comprida, que até hoje é uma grande referência de boa hospedagem para os sabespianos, e a Colônia de Pesca do bairro de Alemoa, do município de Siqueira Campos, que já pertence ao Estado do Paraná, fica quase na divisa.
Devo admitir que naquela época era mais fácil realizar essas obras que beneficiavam os sabespianos, por que havia mais incentivo da Companhia. Atualmente, o bem estar físico e psicológico poderia ter investimentos maiores, por parte da Empresa, e vejo, no trabalho da Associação Sabesp, uma total condição de suprir essa lacuna.
Parabenizo a Associação pelos seus 50 Anos, me sinto honrado em ter feito parte dessa história, estendendo meus cumprimentos a todos os seus diretores e presidentes, especialmente ao Pérsio Faulim de Menezes; cuja dedicação de anos a fio é reconhecida por todos que viram essa entidade crescer, bem como aos seus associados, com votos de muitos e muitos anos de realizações!”

Depoimento de José Araripe de Souza Jr., Diretor da Associação Sabesp, na Regional do Vale do Paraíba, de 1991 a 1994.

“Nasci no Acre, passei minha infância e juventude em Manaus, fui concluir meus estudos em Itajuba- MG. Como atuava com cadastro imobiliário, em importantes cidades do País, fui convidado pela SBS (Saneamento da Baixada Santista), em 1973 (incorporada pela Sabesp em 75), a fazer o Cadastro da Região.

Na época o meu supervisor era o Pérsio Faulim de Menezes, um eterno entusiasta da Associação. E logo também me vi empenhado em atividades de lazer, dentre as quais destaco o Carnaval e as Olimpíadas.

Apoiado pela Associação Sabesp, nosso Bloco de Carnaval participava do  ‘Banho da Dorotea’, um dos acontecimentos mais divertidos da praia, com direito à fantasia, homens de maiô; enfim uma farra carnavalesca. E também íamos para o Desfile de Rua. Fomos os campeões do Carnaval de Santos com as alegorias de Painho (homenagem a Chico Anísio) e Trem das Onze, até nos alçarem à categoria de ‘au concours’, por que não tinham concorrentes à altura...

Levei esse espírito para São José dos Campos, quando fui transferido. Lá até cheguei a disputar a Diretoria Regional da Associação do Vale do Paraíba, com o Pérsio, em 1985, e perdi. Contudo, continuamos a trabalhar juntos sempre visando o melhor para a Associação, tanto que apoiei sua candidatura à presidência com a Chapa ‘O Lazer ao Alcance de Todos’ e assim me tornei o diretor regional do Vale, em 1991 até 1994.

Nesse período, empreguei minha experiência em decoração e alegorias nos Desfiles de Aberturas das Olimpíadas, que contava ponto. Ganhamos todos! Daí diziam: o Araripe entende de fantasia, mas é um zero em esporte. Tomei isso como um desafio e formamos uma equipe imbatível na RV, com atletas em todas as modalidades (até quem não sabia nadar direito, caiu na piscina). Investi na experiência dos antigos, para coordenação, e no gás da juventude dos estagiários para competição. Deu certo. Conseguimos de início vencer os favoritos atletas da Baixada Santista e depois colecionamos muitas expressivas vitórias.

Trouxemos ainda uma Olimpíada do Interior para o Vale, na cidade de Campos do Jordão, que foi um marco em nosso esporte. E também promovemos eventos memoráveis, com ações inusitadas, como o Papai Noel descendo de paraquedas no Natal.

Foi uma época plena de realizações, muito gratificante, que faz parte das melhores lembranças da minha vida. E hoje, concluo que felizmente a Associação completa 50 anos e não parou no tempo, pois continua a oferecer ações e lazer de qualidade, com dedicação e entusiasmo!

Parabéns a todos que construíram a sua história!”

Depoimento de João Carlos Gonçalves Bibbo, diretor da Associação Sabesp na Região Metropolitana, na gestão 1983/1985 , e de Áreas de Lazer e de Comunicação, nas gestões de 1991 a 2006.

Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cecres e 1º Vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Veja o seu depoimento:

“Me formei em engenharia civil e trabalhava para a Empreiteira Augusto Veloso na primeira obra da Sabesp, no Interior, na cidade de Botucatu, e em 2.2.1976. acabei sendo contratado por essa grande empresa, onde construí toda a minha carreira.

Sempre gostei de agremiações, associações, sindicatos e de esportes, desde a infância até a Faculdade, portanto, minha aproximação com a Associação Sabesp foi por pura empatia. Jogava basquete, vôlei, tênis e cheguei a disputar olimpíada como atleta e a organizar, como coordenador, em momentos gratificantes na minha história.

E nos anos 80, já em São Paulo, na gestão do Prof. Rolim, como diretor, tive a oportunidade de participar da criação da Cecres (hoje Sicoob Cecres), Cooperativa de Crédito para os empregados e servidores da Sabesp, que funcionava dentro da sede da Associação Sabesp, constituindo-se num marco para toda a Empresa.

Depois, por circunstâncias profissionais, me afastei por um período, mas logo voltei para apoiar a chapa vencedora para a gestão iniciada em 1991, “O Lazer ao Alcance de Todos”, encabeçada pelo Eng. Pérsio Faulim de Menezes, de quem sou fã de carteirinha, tanto por sua capacidade de realização, quanto por sua essência humanitária e espírito de coletividade.

Na primeira gestão do Pérsio, de 1991 a 2006, fui convidado a assumir as diretorias de áreas de lazer e de comunicação, que me deram muita alegria, em especial por conseguir terminar a obra da bela Colônia de Bertioga.

Foi um período muito importante para mim, no qual só não pude me dedicar mais, por que o Sindicato dos Engenheiros e a Federação Nacional dos Engenheiros exigiam meu total comprometimento.

Contudo, atesto que a Associação é fundamental para o bem estar do funcionário da Sabesp, com locais que ele pode extravasar sua tensão num esporte, num passeio no Clube, numa pescaria, enfim com um leque de opções de lazer de qualidade, além de parcerias para comprar um carro ou outro de bem de consumo. Poucos locais oferecem esses benefícios de forma tão efetiva. O seu slogan “O lazer ao alcance de todos” expressa sua mais pura verdade.

Fazer 50 anos e cumprir o seu papel com tamanha consistência é só para quem segue um caminho bom! Desejo que essa bela caminhada perdure por muitos e muitos anos!”

Depoimento de  Alfredo Jesus da Silva, Diretor Regional no Vale do Paraíba, em meio à Gestão 2003-2006.

“Entrei na Sabesp em 1974, quando a empresa estava em transição, sendo criada a partir da COMASP - Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo e abriu vagas para a função de operador de filtro auxiliar, na área de Produção de Água, na ETA Guaraú, onde cheguei a técnico de tratamento de água.
Assim, atuei nessa função na Região Metropolitana por 5 anos até me formar como técnico de segurança do trabalho. Criei o Programa “PAE Cloro”, um plano de ação de emergência, com o desenvolvimento de kits de segurança para sistema de cloro junto aos técnicos e condutores de carretas de cloro de 18 t. Criei um módulo na ETA Escola  Ribeirão Pires e dei curso sobre esse programa no estado de São Paulo e outros estados do Brasil.
Paralelamente, me formei em economia e prestei um concurso interno para auditor interno da Sabesp. Na sequência, como auditor interno desenvolvi e apliquei junto com a auditoria programas de auditoria técnica em engenharia de obras de saneamento básico. Após um período de 6 anos me tornei gerente na área de logística e Gestão de materiais, passei pelas unidades de Botucatu e Itapetininga, até me fixar em São José dos Campos, cidade que moro até hoje.
Até o início dos anos 2000,  eu era só um associado da Associação Sabesp e na época comecei a me envolver com sua estrutura, como Diretor de Patrimônio na Regional do Vale do Paraíba, para a qual construímos quadras poliesportivas nos Departamentos de Pindamonhangaba, São José e Taubaté e melhorias em todos os departamentos no Vale do Paraíba. Em nossa gestão como Diretor Regional da entidade na RV, em São José dos Campos, nós sempre obtivemos excelentes resultados nas Olimpíadas da Associação Sabesp, promovemos grandes festas na Regional, modelo para a Associação, participamos das festas juninas nas Olimpíadas de Quadrilhas, e participamos e colaboramos no Carnaval de São Paulo, que se mantém até hoje.
Foi muito agradável participar de todas essas ações, o ambiente era muito gostoso, com ampliação de amizades, contatos, conhecimentos e relacionamentos que continuaram, através dos tempos.
Parabenizo a Associação, seus associados, com votos que ela continue sendo forte e agregadora por muitos anos!”

Depoimento de Dante Ragazzi Pauli, diretor da Associação Sabesp na Região Metropolitana Sul, no final dos anos 90.

“Entrei na Sabesp em 1985. Comecei minha carreira na extinta Diretoria de Planejamneto, trabalhei 20 anos em várias Unidades de Negócio da Diretoria Metropolitana, fui Assistente Executivo da Presidência e há 7 anos  assumi a Superintendência de Planejamento Integrado, a PI.
Desde o início, sou sócio da Associação Sabesp e participei de vários torneios esportivos, das olimpíadas, como atleta, na modalidade futebol; além de eventos sociais, culturais que muito contribuíram para o lazer coletivo.
Sempre valorizei muito as associações representativas da empresa e do setor saneamento, tanto que também faço parte da APU, da AESabesp e fui presidente da ABES por 7 anos.
Dessa forma, parabenizo e reconheço a importância da Associação Sabesp, no decorrer dos seus 50 anos, mas creio que ela já foi mais próxima de nossos colaboradores. Gostaria que voltasse a fazer parte da vida do sabespiano, de forma mais rotineira e integrada.
Faço votos que, nos próximos anos, ela seja mais ativa e resgate suas atividades, principalmente nos Grêmios. Aqui na Costa Carvalho, por exemplo, onde trabalho, houve paralisação das atividades que levavam muitos associados à sede do Grêmio.
Por outro lado, também jogo futebol na sede da Associação, no Mirante de Santana, e vejo que lá tem uma estrutura muito boa para um lazer de qualidade, como em muitos outros espaços da entidade.
Meu desejo é de ver a Associação forte como já foi no passado, levando suas atividades culturais e esportivas às diversas localidades onde nossa empresa opera.

Depoimento de  Norma Bettus Justo, Diretora Secretária em 2000, na  Gestão “O Lazer ao Alcance de Todos”.

“Iniciei minha carreira profissional no SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Botucatu) em fevereiro de 1970, como Escriturária.
Em l974, Botucatu foi o primeiro Município assumido pela recém criada Sabesp. Em l977, após me casar, solicitei transferência para São Paulo, indo trabalhar na SAR/DCI – Superintendência de Sistemas Isolados, cuidando das assunções de novos Municípios, época maravilhosa, com amizades novas e muito aprendizado.
Após a criação da Diretoria do Interior fui transferida para a Costa Carvalho trabalhando diretamente na Assessoria, exercendo várias funções Administrativas/Financeiras e em 2007, após 36 anos dedicados à Sabesp me aposentei na função de Departamento Administrativo e Financeiro – RFF, ligado ao Gabinete da R.
Sou sócia participante da Associação Sabesp, desde o seu início. O slogan: “O lazer ao alcance de todos” me fez acreditar na imparcialidade de uma Associação com abrangência não só na Capital, como também contemplando grandemente o Interior e Litoral, através de suas Diretorias Regionais.
Quando fui convidada, pelo então presidente da Associação, Engenheiro Pérsio Faulim de Menezes, para exercer a função de Diretora Secretária eu estava passando por um momento muito triste da minha vida pessoal, tinha perdido minha filha de 24 anos. Essa nova atividade me deu muita força e energia para continuar minha trajetória. Foi uma experiência gratificante.
Sempre admirei a forma como a Associação foi administrada, com honestidade, coleguismo, visando ações humanitárias e bem estar social. No campo esportivo é uma vencedora.
Encontrei na Associação Sabesp um motivo de orgulho por fazer parte de tão nobre entidade.
Após 50 anos, em seu Jubileu de Ouro, já sócia remida, parece que o tempo não passou.
Parabenizo todas as Diretorias participantes dessa História.
Agradeço a Deus poder externar meus sentimentos e testemunhar com muita gratidão o bem que a Associação faz para todos os empregados e familiares da nossa querida Sabesp.”

Depoimento de  Meunim Rodrigues Oliveira Junior, Diretor Regional da RMSP-Sul, na Gestão 2006-2009.

“Estou na Sabesp, desde 1985, na RMSP. Iniciei minha carreira na antiga Diretoria de Construção - DC, como mensageiro, e atualmente sou gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana – MPI no Complexo Costa Carvalho, em Pinheiros.
Sou sócio da Associação Sabesp desde quando fui admitido na Companhia e participei de seus eventos, principalmente de Olimpíadas e torneios esportivos, como atleta de voleibol, minha principal habilidade, e por vezes para preencher o quadro das equipes das Delegações da antiga DC e da M, também disputava outras modalidades esportivas.
Também frequentei muitos eventos e festas, na sede da 13 de Maio e Grêmios da RMSP. Tive duas grandes referências na diretoria da entidade: Wagner Bertoletto e José Luiz Fracalossi, que fizeram um excelente trabalho na Sul e sempre me incentivaram a participar. Assim em 2006, assumi a Diretoria Regional da RMSP - Sul da Associação Sabesp na MS.
Para mim, a Associação Sabesp sempre foi essencial para o sabespiano, principalmente numa época que frequentar um clube e se dedicar a alguma prática esportiva era difícil e caro.
Hoje os tempos mudaram e muitos condomínios oferecem áreas de lazer e existem muitas academias, mas tem uma coisa que ainda é o diferencial da Associação: a oportunidade de ampliar seus relacionamentos dentro da empresa, desfrutar das Colônias e dos benefícios de algumas parcerias, por exemplo.
O meu próprio desenvolvimento pessoal e profissional foi sempre em paralelo com a minha participação e atuação na Associação Sabesp, onde pude ampliar meu círculo de relacionamentos e amizades.
Na oportunidade, externos meus parabéns à Associação Sabesp, pelos seus 50 anos, com votos de que ela continue fazendo a diferença positiva na vida das pessoas.”