DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Associação Sabesp apoiou a Caminhada pela Conscientização/Autismo

O evento reuniu cerca de 10 mil participantes em pleno domingo

A Associação Sabesp apoiou a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo, realizada em 07 de abril, com partida da sede da 13 de Maio, percurso pela Av. Paulista/ Brigadeiro Luiz Antonio e chegada à Praça Alexandre Gusmão.

A Sabesp também apoiou a ação: distribuiu água e disponibilizou o seu grupo de voluntariado, liderado pela assessora da Presidência, Erika Santanna. E a AESabesp contribuiu com recursos para faixas, banners, bolas e cataventos distribuídos aos participantes.

Esse evento, encampado por instituições vinculadas à causa, como a Inspirare (liderada por Simone Ali Cher) dobrou seu tamanho em ano, reunindo cerca de 10.000 pessoas, um público bem acima do esperado, posto que no ano passado foram computados 5000 participantes.

A participação de entidades de toda Grande São Paulo e dos meios de comunicação também foi intensa nessa Caminhada, que contou com chamadas na TV Cultura, TV Gazeta, várias rádios de São Paulo e cobertura do Programa Profissão Repórter, da Rede Globo.

De acordo com os organizadores, o principal motivo pela alta concentração de pessoas, em pleno domingo, é a necessidade dar voz à busca de direitos de indivíduos com espectro autista e as suas famílias vêem nessa manifestação uma oportunidade de mostrar a sua realidade para todos na rua, amparadas por um movimento crescente.

Outra causa, muito significativa, é que  a prevalência de autismo vem subindo ano a ano. Dados da Organização Mundial da Saúde atestam que subiu de 1 caso em 150 crianças em 2000-2002, para 1 em 68 crianças durante 2010-2012 e 1 em 59 crianças em 2014, ou seja, mais do que duplicou no período de 12 anos. Hoje, índices apontam 1 caso entre 55 a 58 crianças.

Quando se fala em autismo, a referência maior é a criança, tanto que há 20 anos, as famílias recebiam um diagnóstico de "autismo infantil", mas trata-se de um distúrbio que acompanha o cidadão pela vida inteira.

Além do autismo, houve um crescente aumento em outras deficiências. Os índices nacionais apontam que em cada grupo de 5 pessoas, ao menos 1 porta uma deficiência intelectual ou física, moderada ou grave; portanto falamos de 20% da população mundial.

Colaboração:
Maria Lúcia da Silva Andrade
Jornalista, mãe de João Vitor Andrade Rossi (autista com 26 anos) e ativista pela causa.
E-mail: luciatextos@terra.com.br