DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Associação Sabesp apoiou evento de Conscientização sobre o Autismo

Foi com ponto de partida na sede matriz da Associação Sabesp, na 13 de Maio, que aconteceu a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo, na cidade de São Paulo, realizada em 08 de abril, com percurso pela Av. Paulista e chegada ao prédio da FIESP.

Em seu início na Associação, houve brincadeiras, distribuição de material de orientação e conscientização, cereais, lanchinhos, sorvetes,balões, bonés e cataventos azuis (a cor que simboliza ao autismo, devido a sua incidência ser maior em meninos do que meninas, de 4 para 1). A ação também teve apoio da Associação dos Engenheiros da Sabesp e da Sabesp, que distribuiu água, squeezes e gibis educativos.

Essa Caminhada seguiu pela Avenida Paulista, até o prédio da FIESP, onde teve um show artístico e apresentação de super-heróis, despertando o interesse de todo o público local.

O evento foi encampado por instituições vinculadas à causa, como a Associação Inspirare (liderada por Simone Ali Cher) e o Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (liderado por Mariana Alckmin), trazidos à Associação pela jornalista, mãe de um rapaz autista e ativista da causa, Maria Lúcia Andrade.

O público dessa Caminhada foi estimado em cerca de 5.000 pessoas, em torno dessa importante questão. De acordo com os organizadores, o principal motivo pela alta concentração de participantes, em pleno domingo, é que o número de indivíduos com espectro autista cresceu consideravelmente.

Como exemplo, índices mostram que há cerca de 20 anos, a escala era de 4 autistas para cada 10.000 pessoas. Hoje é de 1 para 68 pessoas (dados da ONU). Há 20 ou 30 anos era muito incomum alguém conhecer um autista. Hoje quase todas as pessoas conhecem alguém que tenha um caso de autismo em suas famílias. Não se sabe as razões científicas para o aumento dessa proporção, numa ordem quase epidêmica, mas os fatores genéticos e fontes poluidoras são os maiores indicativos.

Além do autismo, houve um crescente aumento em outras deficiências. Os índices nacionais apontam que em cada grupo de 5 pessoas, ao menos 1 porta uma deficiência intelectual ou física, moderada ou grave; portanto falamos de 20% da população mundial.