Áreas de lazer - Bertioga

Curiosidades da região

Ao visitar Colônia de Bertioga, o associado tem a oportunidade de voltar no tempo e conhecer a primeira fortaleza brasileira – o Forte de São João -construído em 1531 e de onde partiram Martim Afonso de Souza para fundar a cidade de São Vicente em 1532 e Estácio de Sá para fundar a cidade do Rio de Janeiro em 1565.

Outro atrativo é a reserva dos índios Guaranis onde o visitante pode conhecer a Ermida de SANTO Antonio do Guaibê - uma capela do século XVI usada pelo padre Anchieta na catequização dos indígenas. As opções de passeios também são apropriadas ao associado que gosta do contato com a natureza. Desfilar pela incomparável beleza da mata Atlântica por meio de trilhas ecológicas onde as árvores desenham túneis.

O turista pode, ainda, aventurar-se em barcos pelos rios com corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais num espetáculo de águas cristalinas, deslumbrando-se com a beleza de do canal de Gamboa de vegetação curiosíssima com caranguejos e aves aquáticas.

Atrativos da Cidade de Bertioga

Acquaride no Itapanhaú: Descida de corredeiras nível 1 e 2 (o nível de dificuldade é em ordem numérica crescente) para iniciantes, e 3 e 4 para os mais experientes. Partida da praia da Enseada, no centro.

Caminhada à Vila de Itatinga: A vila é formada por cerca de 70 casas, em estilo inglês. Foi planejada e construída para atender as necessidades dos funcionários da Usina Hidrelétrica e Itatinga. Só pode ser visitada com autorização da Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo ou por passeios monitorados por empresas credenciadas de turismo. O passeio começa de barco, no rio Itapanhaú. São aproximadamente 50 minutos de navegação, a partir do porto Palmares até o portinho de Itatinga. Depois, segue-se de Maria Fumaça (trem) por um percurso de 7 km, passando por mangues, ruínas do séc. XVII e riachos vindos da serra. Lá existem três passeios que levam através de caminhadas às piscinas naturais e cachoeiras (nível médio, 5 km de percurso, 6h30 de duração).

Canoagem no Itaguaré: Águas calmas e vegetação de mangue são as características de um passeio de 4h realizado em canoas canadenses – as mesmas utilizadas em corridas de aventura.

Trilha d’água: O passeio começa com a travessia do rio Itapanhaú numa embarcação segura. Em seguida, chega-se à trilha que leva à captação de água da colônia de férias do Sesc - Bertioga. No final da trilha encontraremos uma bela piscina natural. (Nível leve, 6 km, 3 horas de duração).

Trilha do Caiubura: Caiubura é um bairro de Bertioga, que fica na divisa com Santos e seu acesso é pela rodovia Rio-Santos. São aproximadamente 4 km com lindas vistas nos topos e nas descidas, quase sempre encontrando riachos que são próprios para o descanso. (Nível médio, 4km, 4 horas de duração).

Trilha do Jaguareguava: A trilha do Jaguareguava fica no Vale do Rio Jaguareguava, que é afluente do Rio Itapanhaú, sofrendo assim a influência das marés. Sendo um rio raso e de águas cristalinas, propicia para quem está fazendo a trilha uma visão do fundo do rio. (Nível médio, 6km, 5 horas de duração).

Surfe em São Lourenço: Praia boa para a prática de surfe, já que o mar, às vezes, se torna violento e perigoso. São 5.5 Km de mar limpo e águas transparentes. A praia de São Lourenço é o "point" do verão, pois, em sua Orla, está situada a badaladíssima Riviera de São Lourenço. Outras praias indicadas para o surfe e o bodyboarding são Boracéia e Itaguaré.