Notícias

Guia completo para o enfrentamento da Covid 19 no Brasil

A Associação Sabesp selecionou as principais dúvidas das pessoas sobre como proceder diante do coronavírus, que provoca a doença que leva o mesmo nome ou Covid-19. 

- Quais são os principais sintomas?
- Comuns: Coriza, Tosse, Cansaço e Dor de garganta (semelhantes a um resfriado).
- Graves: Febre alta, Pneumonia e Insuficiência respiratória aguda.

- Em quanto tempo os sintomas aparecem?
Entre 1 e 14 dias após a exposição ao vírus.

- Como acontece a transmissão?
- Pela propagação por meio de gotículas do nariz ou da boca, via tosse ou espirro, por exemplo.  Também pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos e ainda pelo contato pessoal próximo com pessoa infectada. Portanto, aperto de mão, beijos e abraços, normalmente usados para cumprimentos, pelos brasileiros, devem ser evitados.

- O coronavírus pode ser transmitido pelo ar?
- Ninguém pode confirmar esta possibilidade, mas como existe a dúvida, o uso de máscaras, para qualquer ação de convívio social, passou a ser recomendado.

- Existe vacina para prevenção ao coronavírus?
- Não. No momento, há uma comoção de cientistas ao redor do mundo, inclusive brasileiros, atuando para o desenvolvimento de vacina, mas não se sabe quando ela estará disponível.

- O coronavírus pode matar?
Sim, no caso de graves infecções e insuficiência respiratória, mas a grande maioria dos casos não leva a óbito.

- Como se prevenir?
- Lave bem as mãos com água e sabão, incluindo dedos, unhas, punho, palma e dorso, por 20 segundos e seque, preferencialmente, com toalhas de papel descartáveis.
-Na falta de água e sabão, use álcool em gel da mesma forma nas mãos. O produto pode ser utilizado para limpar objetos pessoais ou de uso coletivo, como celular, teclado, maçanetas, etc.
- Se espirrar ou tossir, cubra o nariz e boca com um lenço descartável ou com o antebraço.
- Fuja das aglomerações, assim como de deslocamentos e viagens.
- Se estiver gripado, mesmo que levemente, evite contatos até com as pessoas da sua casa. E também separe suas roupas de vestir, cama e banho.
- Evite tocar o rosto com as mãos sem lavá-las.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Para a limpeza doméstica, prefira a água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.
- Para a limpeza das louças e roupas, utilize os produtos próprios para cada um dos casos.

- É mesmo perigoso sair na rua?
- Num país tão grande como o Brasil, cada região tem um grau de periculosidade. Segundo o Ministério da Saúde, as orientações dos gestores estaduais e municipais devem ser seguidas. Aqui em São Paulo, o isolamento continua.

- Posso sair de casa para praticar exercícios?
-Pode. Exercícios físicos ao ar livre estão permitidos, mas não em grupo. E se estiver em local de aglomeração, você pode ser interpelado e convidado a se dispersar.

- Posso sair à rua para passear com o cachorro?
- Pode, desde que respeite a regra de evitar aglomerações e contato.

- Animais podem contrair ou passar a doença?
- Não há, até o momento, nenhuma evidência de que a transmissão aconteça por meio de animais de estimação domésticos e nem de que cães e gatos podem contrair a doença.

- Posso ir à igreja?
- Não, pois configura aglomeração. Existe a possibilidade de acompanhar os rituais religiosos pela internet, rádio ou TV.

- Posso sair com as crianças?
- Pode, desde que estejam sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado e, também, se adote medidas de higiene (leve álcool gel e coloque máscara em todos), fique o menor tempo possível e escolha locais que não haja aglomeração.

- Posso encontrar meus amigos e familiares?
- Não é recomendado, pois é preciso seguir as orientações de isolamento social de sua região.

- Posso pegar elevador com mais pessoas?
- Pode, desde que siga os cuidados de estar higienizado para apertar os botões e de subir e descer de máscara. Ainda assim, é recomendável aguardar o próximo quando o elevador já estiver com quatro pessoas.

- No carro, o melhor é andar com janelas abertas ou usar ar condicionado?
- De janelas abertas, pois os sistemas de ar condicionado não tem capacidade de filtrar as partículas de coronavírus. Outros cuidados nessa situação também são imprescindíveis: higienizar as mãos e limpar partes do veículo, como volante, câmbio, maçanetas, rádio, porta-luvas e tudo que possa colocar a mão.

- O que fazer em caso de sintomas? Devo ir ao hospital?
- Não. Cada pessoa só deve procurar o serviço de saúde quando houver problemas mais sérios que necessitem de cuidados especiais, como dificuldade para respirar. 

- Como me tratar em casa?
- Fique em Repouso;
- Evite sair de casa e ter contato com outras pessoas para não transmitir o vírus;
- Hidrate seu corpo com a ingestão de bastante água e líquidos;
- Se trate com medidas usadas num resfriado: medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho e bebidas quentes para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

- Quais remédios devo usar para tratar os sintomas?
- Medicamentos usuais para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo, caso faça uso.

- Como é feito o diagnóstico da covid-19?
- Por meio da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz). O procedimento deve ser realizado em uma unidade de saúde e em algumas regiões, para públicos específicos, como empregados no sistema de saúde e nos comércios abertos (farmácias, padarias e supermercados).

- Se houver confirmação de uma pessoa próxima? Como a família deve lidar?
- Com os mesmos cuidados de hidratação e repouso, citados acima. Os familiares, diante de casos confirmados ou suspeitos, ainda devem evitar contatos próximos, compartilhamento de objetos pessoais e higienizar constantemente suas mãos e os objetos do ambiente.

- É mesmo preciso usar máscaras?
- Sim, pois funciona como barreira contra o coronavírus. Pessoas saudáveis poderão utilizar o instrumento caseiro, feito de pano, sem necessidade de descarte, desde que seja feita a higienização corretamente.

- As máscaras de pano são eficazes?
- Segundo o Ministério da Saúde, estudos comprovam que máscaras caseiras podem ser tão boas quanto as outras máscaras.. O ideal é que ela tenha ao menos duas camadas de pano e não pode ser compartilhada, pois é de uso individual. Se ficar úmida, deve ser trocada  e também deve ser lavada pelo próprio indivíduo,  com sabão ou água sanitária.

- Como fazer uma máscara caseira?
- Vale cortar aquela camisa velha, calça, vestido, toalha, paninhos de TNT, higienizar e cortar numa medida correta, que cubra boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais (para as crianças também). O tempo de uso pode chegar a duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano e um saquinho na bolsa para guardar a usada.

Que cuidados devo tomar se precisar usar o transporte público:ônibus, trens e metrô?
- É fundamental usar máscaras, além de higienizar bem as mãos. Uma boa ação é levar um frasco de álcool gel no bolso.

- Há perigo em comprar mercadorias vindas de países com casos da doença?
- O vírus tem vida de 24 horas. Tudo que vem da China, por exemplo, demora mais que esse período para chegar ao Brasil. Por enquanto, não há indícios ou evidências de que seja necessária evitar a importação de produtos. Contudo, todos os produtos comprados (mesmo os alimentos em supermercados fabricados aqui) devem ser higienizados antes de serem usados ou consumidos.

- Estamos num momento para se estocar produtos, remédios e alimentos?
- Não, ao contrário deve-se pensar coletivamente e deixar tudo ao alcance de todos.

- O que continua funcionando em São Paulo, onde foi decretado quarentena?
O governador de São Paulo, João Doria, decretou “quarentena obrigatória”, desde o dia 24 de março, com previsão atual até 10 de Maio, mas pode se alastrar. A partir deste decreto, todos os estabelecimentos comerciais não-essenciais tiveram a determinação de ficar fechados, com exceção de padarias, farmácias e supermercados.

Associação Sabesp

Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br

Cadastro

Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.